Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PIRACICABA | Curso no Senac ensina a fazer tortas e quiches

Atividades incluem aulas práticas e teóricas que serão realizadas em Piracicaba e Águas de São Pedro.

 O Senac Piracicaba está com inscrições abertas para cursos de gastronomia em conjunto com o Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro. As aulas de Tortas e Quiches ocorrem de 29 de outubro a 5 de novembro e ensinam a preparar as massas básicas de tortas salgadas e quiches e recheios variados de vegetais, frutos do mar, peixes, entre outros.

Os renomados professores do Centro Universitário Senac vão ensinar o preparo de tortas variadas, desde a massa aos recheios de camarão, espinafre e ricota, atum, queijo com massa folhada, entre outras, além da quiches Lorraine, com recheio de alho-poró e salmão, aspargo e kani kama, bacalhau com creme de milho, brócolis e queijo, cebola caramelada e azeitonas verdes, tomate seco e muçarela de búfala.

Segundo João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba, a programação é uma excelente oportunidade para os interessados e profissionais de gastronomia. “Além das aulas teóricas, oferecemos as atividades práticas em Águas de São Pedro, um dos locais de formação gastronômica mais renomados do país, com translado incluído no curso”, afirma.

Para participar, o interessado deve ter, no mínimo, 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental. Mais informações no sitewww.sp.senac.br/piracicaba ou pelo telefone (19) 2105-0199.

Confira uma receita preparada especialmente para o curso pelo professor de gastronomia do Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro, Jorge da Hora.

Torta Capixaba
Ingredientes
200 g de bacalhau dessalgado
150 g de siri desfiado
100 g de camarão limpo
150 g de palmito
40 g de azeitonas verdes
100 g de cebola em brunoise
10 g de tomate Concassé
2 dentes de alho
50 ml de azeite
3 ovos
Coentro, urucum, pimenta-do-reino, limão e sal o quanto bastar.

Modo de Preparo:

Picar o palmito em cubos pequenos e reservar. Aferventar e desfiar o bacalhau e reservar com o siri e 100 g do camarão. Aquecer  o azeite e dourar o alho, a cebola e juntar o tomate. Colocar o bacalhau, o camarão, o siri e refogar. Temperar com sal, pimenta e limão.

Acrescentar o coentro finamente picado e o urucum. Após aproximadamente 15 minutos, apagar o fogo e adicionar o palmito. Deixar esfriar.

Bater as claras em neve e, em seguida, ir adicionando as gemas uma a uma, sempre batendo. Juntar a metade ao refogado, misturando delicadamente.

Untar um refratário com o azeite e depositar a massa. Cobrir com o restante dos ovos e levar ao forno por alguns minutos até firmar. Decorar com rodelas de cebola e azeitonas voltando ao forno até dourar.


Serviço

Curso de Tortas e Quiches
Data: de 29 de outubro a 5 de novembro
Horário: aos sábados, das 8h30 às 13 horas
Local: Senac Piracicaba
Endereço: Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 900 – Centro
Informações: www.sp.senac.br/piracicaba
Telefone (19) 2105-0199
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:
 www.sp.senac.br/redessociais


Nenhum comentário:

Postar um comentário