Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Campanha de Combate à Hanseníase segue até o dia 31 de outubro


A Secretaria da Saúde de Limeira, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza a Campanha Estadual de Combate à Hanseníase. A Campanha teve início no dia 17 de outubro e vai até o dia 31 deste mês.

O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, também conhecida como Lepra, com o intuito de preveni-la. A Hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, que atinge principalmente a pele e os nervos.

A transmissão acontece através das vias respiratórias aos tossir, falar, espirrar e quando se convive muito tempo com o doente sem tratamento. Podem aparecer manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, que não coçam, não doem e não incomodam, mas pode-se ter a sensação de formigamento e dormência.

A Secretaria lembra que a Hanseníase tem tratamento e cura. O tratamento é gratuito, basta procurar a UBS mais próxima.

Para a Campanha de Combate à Hanseníase a Vigilância Epidemiológica está realizando ações para informar a população. Já foram entregues materiais educativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e foi feito atendimento aos pacientes que já tiveram alta, mas ainda não realizaram a avaliação.

As ações continuam até o dia 31 deste mês, tendo divulgação nas mídias, em igrejas (nos dias 29 e 30) e nas UBS’s, além de orientações na Praça Toledo Barros (no dia 26, das 8 às 12h) e Busca Ativa de pacientes em tratamento durante toda a Campanha.

Confira a programação de ações da Campanha de Combate à Hanseníase, que segue até o dia 31 deste mês:

Nas unidades - Ações educativas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde;
 - Distribuição de folders e colocação de cartazes nas unidades para divulgação de sinais e sintomas.

Divulgação

 - Haverá divulgação nas mídias, nos holerites dos funcionários públicos, no site da Prefeitura (www.limeira.sp.gov.br) e no Diário Oficial do Município.

Tenda na Praça Toledo Barros - Dia 26, das 8 às 12h, haverá tenda na Praça Toledo Barros com orientações à população e distribuição de folhetos. Será feito agendamento de avaliação se necessário.

Ações educativas em Igrejas - Dia 29 e 30 haverá distribuição de folders com informações sobre a doença juntamente com os folhetos da missa em igrejas.

Busca Ativa – contato com pacientes em tratamento - Realização de visitas domiciliares aos pacientes que iniciaram tratamento, para avaliação dos contatos.

Fonte: Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário