Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





terça-feira, 11 de outubro de 2011

CAMPINAS | Programa de formação leva educação ambiental a comunidades

Pelo menos 840 crianças de 5 a 14 anos de idade, residentes em áreas beneficiadas por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Campinas devem se formar, até o final deste ano de 2011, em agentes multiplicadores de conceitos e atitudes capazes de provocar transformações ambientais e sociais na realidade em que se inserem.

Este é o objetivo do projeto de educação ambiental, ética e cidadania intitulado Bicho do Mato, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campinas que, por intermédio de dinâmicas diversas, busca a conscientização e sensibilização das comunidades para a formação de novos conceitos e atitudes em relação à ética no uso de recursos naturais.

“Essas crianças vivem em meio a mudanças substanciais de qualidade de vida proporcionadas pelo PAC mas é preciso mostrar a elas que é necessário o envolvimento da comunidade, com atitudes concretas, para manter e dar continuidade às ações de melhorias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira.

De acordo com a técnica ambiental Maria do Carmo Barreto, o trabalho está focado nas atividades com crianças devido ao potencial que elas têm de reproduzir em casa e na comunidade o que foi vivenciado nos encontros durante a realização do projeto.

“Iniciamos também um trabalho com o grupo de idosos do Centro de Saúde São Quirino e estamos colhendo resultados bastante animadores”, disse Maria do Carmo.

Segundo a técnica ambiental Elisângela Lopes, a educação ambiental busca valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as espécies que habitam todo o ecossistema, auxiliando o participante a analisar criticamente as ações do homem sobre o meio e suas consequências.

“Os recursos naturais são finitos e devemos repensar em suas formas de usos evitando o desperdício e fazendo uso da reciclagem como algo primordial em nossa vida. Devemos pensar na natureza como uma grande corrente em que cada espécie é um elo desta sequência”, diz Elisângela.

Trabalho

O projeto é desenvolvido em parceria com outros órgãos municipais que participam de atividades diferenciadas conforme a realidade da população local em abordagens que incluem, também, conceitos de cidadania, saúde, higiene e segurança.

Além do trabalho em salas de aula, com uso de equipamento multimídia e recursos materiais para produção de trabalhos manuais (papéis, lápis de cor ou tintas, tesouras, cola, lápis, borracha, papel manilha, sucatas e outros), de acordo com a idade, as atividades envolvem trabalho em campo com visitas aos bairros, ao aterro sanitário e outros locais para conhecimento, estudo e diagnóstico da realidade.

Entre os temas abordados com os participantes de forma prática ou teórica estão conhecimento do solo, sua formação e importância; conhecimento das relações entre as espécies; apresentação dos animais terrestres, aquáticos e aves; maus tratos e posse responsável (Zoonoses), água; conhecimento da cultura indígena; conhecimento dos direitos e deveres do cidadão; desenvolvimento do conceito crítico sobre vandalismo e depredação; conhecimento e sensibilização sobre os biomas brasileiros; conhecimento e sensibilização da fauna da Mata Atlântica; e conhecimentos sobre saúde bucal; hábitos de higiene, principais doenças em comunidades carentes e suas prevenções e relação entre alimentação e prevenção de doenças.

Participantes

As crianças que participam do projeto Bicho do Mato, pelo PAC Anhumas, são 150 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Recanto da Alegria, e, a partir do segundo semestre de 2011, mais 420 alunos da Escola Estadual Regina Coutinho; além do encontro mensal com o grupo de idosos de Centro de Saúde São Quirino.

Entre as obras realizadas por meio do PAC Anhumas estão a construção de moradias para população de baixa renda, recomposição da margem esquerda do córrego (uma Área de Preservação Permanente), pavimentação do bairro Gênesis, construção de praças, playgrounds, quadras poliesportivas, centro comunitário multiuso, clube municipal e outros.

Pelo PAC Viracopos, participam 210 crianças da Fundação Douglas Andreani (pré-escola), além das visitas monitoradas a 60 alunos da Nave Mãe do Jardim Fernanda.

Entre as obras executadas ou previstas para o PAC Viracopos estão pavimentação e drenagem do itinerário de ônibus, obras de esgotamento sanitário, estação elevatória e coletores tronco, construção de unidades habitacionais, Centro de Saúde Campo Belo, regularização fundiária e outros.

O projeto de educação socioambiental Bicho do Mato é uma contrapartida que a Prefeitura Municipal de Campinas dá às obras do PAC no município.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário