Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SP mobiliza 4,5 milhões de alunos para incentivar atividade física nesta 6ª


Agita Galera acontecerá em mais de 5 mil escolas estaduais.



As Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), promovem nesta sexta-feira, 26 de agosto, o Agita Galera, dia com programação especial de incentivo à atividade física que pretende mobilizar cerca de 4,5 milhões de alunos de 5,3 mil escolas estaduais.

O objetivo da ação é estimular a prática de exercícios físicos e do esporte entre crianças e adolescentes, com orientação para acúmulo diário de pelo menos 60 minutos de atividades físicas. Durante o dia haverá em todas as escolas estaduais uma programação especial, composta de jogos, brincadeiras, caminhadas, macroginástica, alongamentos e outras atividades, envolvendo toda a comunidade escolar.

“Nos dias atuais é frequente vermos crianças e adolescentes envolvidas com atividades sedentárias, como assistir televisão e ficar muito tempo em frente ao computador, o que possibilita o surgimento precoce de doenças crônicas, a exemplo de hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade”, afirma Timoteo Araújo, presidente do Celafiscs.

O Agita Galera é uma ação do programa Agita São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde e da Educação, considerado referência pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e tem como objetivo inserir o tema atividade física no meio escolar.

Na capital, a abertura do Agita Galera será na Escola Estadual Professor Roldão Lopes de Barros, localizada na Rua Colônia da Glória, 580 – Vila Mariana.

Levantamento

Estudo das secretarias de Estado da Saúde e da Educação aponta, pela primeira vez, que os alunos do ensino médio estão, em média, 20% mais ativos que estudantes do ensino fundamental. A tendência sempre foi o inverso. Quanto mais velha a pessoa fica, menos pratica exercício físico. Essa mudança de comportamento acende um alerta. Indica que, a cada geração, o problema da falta de atividade física se agrava.

“A hipótese principal é que as crianças têm exposição maior a computador, videogame e televisão. Hoje, as crianças são hábeis com a tecnologia. Porém o custo disto é que não se exercitam adequadamente,” explica Victor Matsudo, coordenador do Agita São Paulo. “Uma das consequências é a obesidade infantil”, alerta.

O levantamento foi feito com 2,5 mil escolares da 5º e 9ª anos do ensino fundamental (ciclo II) e do 3º ano do ensino médio, em uma amostra representativa para o estado de São Paulo. Os jovens responderam a um questionário onde apontavam quanto gastavam de tempo com cada atividade.

Quanto mais tempo a criança fica sentada, maior é o seu peso corporal e índice de massa corpórea e maior é o nível de colesterol ruim e triglicérides. Em contrapartida, menor é o nível de colesterol bom e menor é o nível de potência aeróbica (capacidade do organismo em transportar oxigênio).


Fonte: Divulgação / Governo de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário