Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ITU | Museu da Música recebe mostra "Seresteiros de Itu"


Itu,em parceria com o SESC, apresenta, até junho de 2012, a mostra cultural “Seresteiros de Itu”, que relata a histórias das práticas de seresta e serenata na estância turística, por meio de painéis, instrumentos musicais, gravações, fotos e textos, com entrada gratuita.

A exposição reúne a trajetória das serestas ituanas, desde Tristão Jr. (1880 – 1935), primeiro compositor do gênero na cidade, por meio de relatos de sua filha e familiares, e também com notícias de jornais, grupos seresteiros de Itu, compositores e literatura a respeito do tema.

Os pesquisadores do Museu da Música – Itu levaram cerca de seis meses levantando informações no próprio acervo, reuniram entrevistas, notícias de jornais e relatos para compor a mostra, que conta com apoio do Instituto Cultural de Itu, do SINCOMÉRCIO – ITU e da Protur – Itu.

Segundo a Curadora do Museu, Maria de Lourdes Sioli, “a mostra é mais uma oportunidade para a comunidade conhecer e reconhecer o patrimônio cultural de sua cidade.”

Além da mostra, o SESC realizará uma série de serestas, ao longo do período. Paralelamente, serão realizadas ações educativas com estudantes de escolas públicas, permitindo que os jovens tenham acesso ao conteúdo da exposição e ampliem seu universo sonoro e cultural.

O Museu da Música – Itu é associado da Prótur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu e, ao lado da entidade, promove uma série de atividades para manter e resgatar a cultura da cidade.

Sobre o Conjunto de Serestas Tristão Jr. 

O Conjunto de Serestas Tristão Jr. apresentou-se pela primeira vez em janeiro de 1990, durante a primeira Semana Tristão Júnior, o que continuou fazendo nos anos seguintes. Atualmente sua formação é composta por flauta, clarinete (eventualmente sax alto), contrabaixo e violão. Seu repertório básico é integrado por valsas, tangos brasileiros, choros, schottishs, polcas, maxixes e outras peças seresteiras, com obras de compositores como o próprio Tristão Júnior e Zequinha de Abreu, Antenógenes Silva, Patápio Silva, A. Marino, Pixinguinha, Chico Buarque, Zequinha Marques, Henrique Castellari, Silvestre Pereira de Oliveira, Nabor Pires Camargo, Erothides de Campos e os ituanos Ignez Silveira Lepsch e  Tabajara  Santos.

É formado por Célia Trettel (violão), Tabajara dos Santos (clarinete, saxofone, compositor e arranjador), Gilmar de Campos  (flauta), Vinícius Gavioli (flauta), Rubens Garcia (contra-baixo).

Serviço

Mostra “Seresteiros de Itu” e Seresta – Conjunto Tristão Jr.
Até maio de 2012
Rua Floriano Peixoto, 480, Centro – Itu
Entrada Gratuita
Mais informações - museudamusica@itu.com.br ou telefone 4022-1248


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário