Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HOLAMBRA | Expoflora começa nesta quinta-feira


Evento chega à sua 30ª edição, comemorando o Ano da Holanda no Brasil. Em 2011, os produtores de flores e plantas ornamentais estão apostando nas cores fortes e vibrantes variantes do vermelho. A mostra de paisagismo e jardinagem traz a árvore como tema. O evento é realizado de 1 a 25 de setembro de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h e no feriado de 7 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo. 

Começa na próxima quinta-feira, dia 1° de setembro, em Holambra (140 km de São Paulo) a 30ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento, que segue até o dia 25, espera a visita de aproximadamente 300 mil pessoas de praticamente todos os estados do Brasil. O evento é realizado de 1 a 25 de setembro de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h e no feriado de 7 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo.

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que em 2011 terá como tema o Ano da Holanda no Brasil. Organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado. A exposição também homenageia os 30 anos da Expoflora.

Com o tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”, a mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, chega à sua sétima edição com a proposta, esse ano, de informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos.

Destaque para a possibilidade de replantio de grandes árvores, como Oliveiras, Jabuticabeiras e Ipês, para os trabalhos de compostagem, que permitem o plantio de plantas e flores com adubo reciclado dos resíduos gerados pelo próprio jardim e das estrelas da jardinagem dessa edição, como a Rosa do Deserto e os charmosos canteiros de trevos de quatro folhas.

Todos os ambientes focaram a sustentabilidade, trazendo curiosidades, como lustres feitos com coadores de papel, pallets aproveitados para interessantes peças do mobiliário, reaproveitamento de garrafas para a criação de elementos decorativos e escolha de diversos materiais que não agridem a natureza.

Destaque para a participação especial uma das maiores autoridades em identificação e cultivo de plantas do Brasil, Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum de Estudos da Flora, autor de diversos livros sobre plantas e árvores brasileiras e exóticas.

São 22 ambientes projetados por 42 profissionais, entre paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de exteriores, de São Paulo, Campinas, Holambra, Vinhedo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa e Santana do Paranaíba. Cerca de 150 empresas participam diretamente da Mostra, que gerou aproximadamente 250 vagas de trabalho na montagem, desmontagem e na realização do evento.

A orientação da organização foi para que os profissionais projetassem os ambientes de forma a incentivar o convívio familiar e social e a valorizar pelo menos uma espécie de árvore. A Mostra Minha Casa Meu Jardim é organizada pelo casal Ana Rita Gimenes e Ralph Dekker, da Floral Design Brasil, centro de formação internacional para floristas, localizada em Holambra.


Novidades em flores e plantas


Em 2011 os produtores de flores e plantas ornamentais apostam nas cores fortes e vibrantes. Considerada uma vitrine para o lançamento de produtos da floricultura no mercado nacional, a exposição destaca esse ano a tendência de cores muito intensas, predominantemente as nuances do vermelho, das claras às mais escuras, até chegar ao roxo.

Entre as novidades estão o Agerato, a Gynura Sarmentosa, a Celósia, a Begônia Borias, os Lírios Dimention e Original Love, a Liatris, as orquídeas Vanda e mini Cattley e os Crisântemos. Na ornamentação, o sucesso deverá ser garantido pelo trevo de quatro folhas, pela pimenta ornamental Masquerade e pela exótica Rosa do Deserto.


Gastronomia


Diversas receitas elaboradas com endívias, hortaliça de origem europeia, produzida única e exclusivamente em Holambra, e novos doces holandeses são as atrações da 30ª Expoflo-ra. As endívias estarão no recheio do pannekoek (fala-se panecuque), espécie de panqueca tão comum na Holanda como a pizza, em São Paulo, ou estarão recheadas com pasta de bacalhau em uma salada verde temperada com molho balsâmico.

As confeitarias também prepararam novos doces, como o Stroopwafel (melaço), um waffle raro, feito com melaço de cana e canela, muito tradicional em solo europeu, encontrado na Confeitaria Martin Holandesa, ou o Draaimolen (carrossel holandês), produzido pela Zoet en Zout em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, que mescla o creme de bavorois com o maracujá brasileiro. Outra novidade da Zoet en Zout é o Frisse Roos (creme holandês com sabor de rosas).

Chuva de Pétalas

A Expoflora está preparada para realizar nos 28 dias de evento uma das mais concorridas atrações que é a Chuva de Pétalas. Diariamente, às 17 horas,150 quilos de pétalas de rosas (18 mil flores ou 1.500 dúzias) caem do céu para alegria e diversão dos visitantes. O desfile de carros reúne performistas e as street bands às 16h30, conduzindo todo o público num divertido desfile até o local onde é realizado este espetáculo.

Danças Típicas Holandesas

Cerca de 300 jovens holambrenses, de 10 grupos apresentam-se de hora em hora nos três palcos do recinto. Graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoemaker, o grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda. Por ano, cada grupo aprende cerca de 16 coreografias que só podem ser repetidas quando o grupo já está junto há 10 anos.

As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).

Os integrantes ensaiam semanalmente por sete meses (de fevereiro a agosto) para a apresentação na Expoflora. A maior parte dos dançarinos é morador de Holambra e descendente dos holandeses que fundaram a antiga colônia.

Passeio Turístico

Passeio turístico da Expoflora testa esse ano um sistema de narração que será usado na Copa do Mundo. A novidade é a narração sobre os pontos turísticos da cidade, nos mesmos moldes adotados pelas empresas de turismo da Europa. O city tour por Holambra, realizado durante o evento, é uma imersão na cultura holandesa e inclui a visita ao moinho de vento em tamanho natural e à uma fazenda produtora de flores.

A gravação do guia turístico eletrônico é feita sob medida para o percurso a ser visitado. Ela narra, de forma cronometrada, a passagem dos ônibus pelos pontos turísticos de Ho-lambra e conta histórias e curiosidades sobre a imigração holandesa e a forma como vi-vem os descendentes hoje, no país. A Tel Turismo escolheu a Expoflora para testar o sis-tema como preparativo para a Copa do Mundo de 2014 pelo grande número de turistas que realizam o passeio turístico. Para esse ano a organização do evento estima que pelo menos 25 mil turistas realize o city tour nos 17 dias de evento. A empresa adquiriu 10 ônibus novos com ar condicionado para a prestação desse serviço.

Infraestrtutura

Os visitantes da Expoflora têm à disposição nos 250 mil metros quadrados do recinto, duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas); duas confeitarias típicas; além de estacionamento, com capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo; posto médico; sanitários; fraldário; bebedouros e caixas eletrônicos.

As lojas de souvenir estão instaladas em três pavilhões de exposição onde podem ser encontrados (cerca de 250 estandes) desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.
 
Serviço:
30ª Expoflora
Data: de 01 a 25 de setembro, de quinta-feira a domingo e no dia 07 (quarta-feira – feriado da Independência do Brasil),
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Na bilheteria, os ingressos custarão R$ 28,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
Informações: (19) 3802-1421 e pelo e-mail contato@expoflora.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário