Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PETAR: mais de 300 cavernas no Sul do Estado de SP

Localizado no sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) possui cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada e tornou-se, depois da década de 90, um dos locais mais procurados para a prática de alguns esportes radicais com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental e fotografia da natureza. Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), o parque abriga mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos e paleontológicos. É realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Lá é possível encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas. Mas, sem dúvida, o que mais atrai os visitantes ao PETAR são as cavernas existentes, que oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes.

Somente 12 cavernas do PETAR estão abertas pra visitação e o uso de lanternas, calça (até o tornozelo) e camiseta são necessários em todas elas. Além de uma boa dose de energia e animação. O ingresso do PETAR custa R$ 5,00 por pessoa (é necessário pagar a entrada em cada um dos núcleos de visitação). "Não pagantes" somente crianças abaixo de 05 anos de idade, "melhor idade" acima dos 60 anos e portadores de necessidades especiais. Só é aceito pagamento em dinheiro (moeda Real / R$). Não são aceitos qualquer outro tipo de moeda (por ex.: Dólar) ou cheques.

Super importante, o PETAR NÃO ACEITA CHEQUES OU CARTÕES COMO PAGAMENTO DA ENTRADA NOS NÚCLEOS DE VISITAÇÃO. Toda caverna do PETAR só pode ser visitada com monitor local. O indicado, portanto, é chegar ao PETAR com seu monitor local contratado e, se possível, passeio agendado, pois as cavernas possuem capacidade de carga. É comum, principalmente em feriados, vários grupos deixarem de visitar as cavernas pela falta de monitores. Conheça a seguir um pouco das cavernas que você poderá visitar no parque:


Foto Pousada Diva PETAR
Caverna de Santana: Sem dúvida é a caverna mais linda do PETAR. Possuí cerca de 7 km de extensão, com salões magníficos. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e para fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o 'Buraco do Segredo', 'Pata do Elefante' e 'Cabeça do Cavalo'. Muitos desses Salões são de visitação extensiva ou restrita. Somente 800 metros abertos à visitação. Está no Núcleo de Santana.
• Caminhada externa: Fácil / 5 min.
• Caminhada interna: Fácil / 2 hs


Caverna do Morro Preto: Esta caverna tem um dos mais belos pórticos de entrada de caverna do PETAR. A imagem do seu mirante interno, vista da boca, na contraluz faz com ela torne-se um cartão postal do parque.  Em sua boca foi encontrado vestígios que ela servia de abrigo para o homem primitivo. Está no Núcleo de Santana.
• Caminhada externa: Média / 15 min.
• Caminhada interna: Média / 1 hs


Caverna do Couto: Esta caverna é praticamente um conduto de drenagem de águas provenientes da serra da Onça Parda. É um conduto único de 600 metros que atravessa o morro, até sair do outro lado em outra boca. A visão da mata de dentro da caverna é algo espetacular. Tem ligação com a Caverna do Morro Preto (Travessia do Aborto - área de visitação extensiva). Está no Núcleo de Santana
• Caminhada externa: Fácil / 5 min.
• Caminhada interna: Fácil / 1 hs


Caverna da Água Suja: Para se chegar até ela é necessário utilizar a Trilha do Rio Betari, outro atrativo à parte. Ela é uma caverna gigantesca, com grandes salões e cortada por um rio. Tem aproximadamente 1.800 metros de desenvolvimento, sendo 800 metros turísticos. O desafio é chegar até sua cachoeira interna. Um banho na escuridão o espera. Está no Núcleo de Santana
• Caminhada externa: Médio / 40 min.
• Caminhada interna: Médio / 2 hs


Foto Pousada Diva PETAR
Caverna do Alambari de Baixo: Esta caverna proporciona uma das experiências mais emocionantes que o visitante pode levar do Petar. Sua entrada é gigantesca, com bela vista dos raios solares ao amanhecer. Um rio no seu interior dá a emoção desejada pelos aventureiros. Está próxima ao Núcleo Ouro Grosso.
• Caminhada externa: Fácil / 40 min.
• Caminhada interna: Médio / 2 hs


Caverna da Laje Branca: (Fechada para visitação) Seu pórtico é muito bonito pela altura (130 metros) e pelas gotas que caem do teto, grandes salões com dunas de areias enfeitam o seu interior. De 1.200 metros, 400 são turísticos. Na sua boca é realizado o Rapel da Laje Branca (135 metros). Está na região do Lageado.
Caminhada externa: Médio / 1 hs
Caminhada interna: Médio / 1 hs


Caverna do Ouro Grosso: É formada por uma seqüência de cachoeiras, sendo que algumas têm a necessidade de serem vencidas com a ajuda de cordas. A caverna possui vários poços com águas profundas que fazem com que o visitante tenha algumas intimidades com água em movimento. Apenas um trecho de 200 metros encontrasse aberto à visitação. Está no Núcleo do Ouro Grosso
• Caminhada externa: Fácil / 15 min
• Caminhada interna: Difícil / 2 hs


Caverna da Casa de Pedra: Seu portal é o maior do mundo, cerca de 250 metros de altura. Ela é formada pelo Rio Maximiniano, que corta a montanha. Sua travessia é Restrita. Podendo somente ser feita a trilha que leva até sua boca. Vale a pena fazer a trilha, o final é surpreendente. Está no Núcleo Casa de Pedra.
• Caminhada externa: Díficil / 3 hs


Foto Pousada Diva PETAR
Caverna Teminina: As dolinas (aberturas no teto) que ela possuí tornam ela uma caverna muito diferente, exótica. Ótima para fotografias. Está no Núcleo Caboclos.
• Caminhada externa: Dificil / 2 hs
• Caminhada interna: Difícil / 2 hs


Caverna Cristal (Fechada para visitação): Caverna pequena, de fácil acesso e que é considerada uma das mais ornamentadas do PETAR. Nela há centenas de espeleotemas raros. Localiza-se numa propriedade particular. Está próxima ao Núcleo Casa de Pedra
• Caminhada externa: Fácil / 30 min
• Caminhada intern: Médio / 2 hs


Caverna Desmoronada (Fechada para visitação): Uma das cavernas mais lindas do PETAR. Ela faz uma travessia numa montanha, dando de 'cara' para o Vale da Ilusão. Está localizada no Núcleo Caboclos. Os raios de luz que entram pela sua maior boca são de causar arrepios. Está localizada no Núcleo Caboclos.
• Caminhada externa: Média / 2 hs
• Caminhada intern: Médio / 1 hs

Mais informações: PetarOnline




Nenhum comentário:

Postar um comentário