Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ARARAS | Cine Santa Helena será recuperado por meio de parceria com empresários


O Governo de Araras está prestes a concretizar uma ação histórica no município. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (25), o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla anunciou a recuperação do prédio que abrigava o antigo Cine Santa Helena. O assunto foi debatido durante reunião realizada na quarta-feira (23) com empresário Eduardo Menegolli. No encontro, foi definida parceria com a iniciativa privada para a recuperação total do prédio, localizado no Calçadão “Monsenhor Quércia”.

A reforma do antigo cinema, que foi adquirido pela Prefeitura no início desse ano, contará com o apoio do empresário, que vai angariar fundos junto a colaboradores da iniciativa privada. O projeto para a reforma será elaborado por Denise Natal em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

Recuperação do cinema faz parte do projeto revitalização do Calçadão

De acordo com Menegolli, o projeto será elaborado de acordo com as necessidades emergenciais do prédio. “A reforma será realizada com a finalidade, a principio, de evitar o desabamento do prédio, que se encontra deteriorado. Ainda estamos realizando o diagnóstico das necessidades para elaboração do projeto, que será realizado por um grupo de profissionais interessados em auxiliar no projeto”, disse o empresário.

A arquiteta Denise Natal agradeceu à administração municipal por viabilizar o projeto que ajudará a conservar mais um patrimônio público tombado no município. “Fico muito feliz de fazer parte desse projeto e agradeço à Prefeitura que nos recebeu e aceitou a iniciativa. Agradeço também ao Eduardo Menegolli, que ficará como mentor da viabilização da reforma, capitaneando recursos junto à iniciativa privada”, completou.

O secretário de Planejamento Felipe Dezotti Beloto reforça que o projeto será discutido entre a Prefeitura e os colaboradores. “Já fizemos a inspeção no prédio para elaborarmos as diretrizes do projeto. Será realizada toda a recuperação, em virtude até das várias reformas que foram realizadas ao longo dos anos e alteraram sua estrutura inicial. A previsão é que as obras comecem no início de 2012”, afirmou o secretário.

Iniciativa foi anunciada durante coletiva no Paço Municipal

Ainda segundo Beloto, o projeto inclui implantação de uma sala de cinema e construção de outros espaços culturais que serão utilizados para leitura, música e outras atividades com o intuito de movimentar o local.

Dr. Brambilla comemorou a iniciativa. “Araras finalmente voltará a ter esse espaço para a cultura e para o cinema. O local poderá no futuro incentivar o turismo regional, atraindo público de cidades da região que prestigiam a sétima arte”, afirmou o prefeito.

Além disso, ele reafirmou que o projeto de recuperação do prédio faz parte da revitalização do Calçadão, seguindo o objetivo da administração de cuidar do patrimônio público e das praças para que a população frequente esses espaços.

Imponente e majestoso

Inaugurado em 1930, o Cine Santa Helena nasceu junto com o cinema falado, que em 1927 ganhava o mundo com o filme “O cantor de Jazz”, considerado o primeiro da história. De propriedade de Gerólamo Gaino, o cinema era imponente e luxuoso, e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da “belle époque” francesa do início do século XX.

Filmes clássicos de Charles Chaplin e Greta Garbo passaram nas telas majestosas do Santa Helena, que também era utilizado para apresentações de musicais e peças teatrais. Outros clássicos foram exibidos no Santa Helena como “E o vento levou” e “Sansão e Dalila”.

O cinema funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras. Um dos últimos filmes exibidos no local que teve sessões lotadas foi “O Exterminador do Futuro 2”, lançado em 1991. Após o fechamento, o prédio tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras serviu de sedes a igrejas.

Em 2011, o prédio foi adquirido pela Prefeitura, que já repassou aos antigos herdeiros o valor de R$ 420 mil. O dinheiro para compra do Cine Santa Helena foi pago pela empresa For Plas, que, em troca, recebeu da Prefeitura o galpão onde funcionava a Alusud.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário