Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CAMPINAS | Espetáculos e Orquestra Filarmônica na programação do teatro do Sesi

O teatro do Sesi Campinas traz programação variada e gratuita esta semana. 

Espetáculo "Adverso"
Na quinta-feira (3), a Cia. Confraria da Dança apresenta o espetáculo "Adverso", que traz uma linguagem híbrida de dança, teatro, literatura e plasticidade. De acordo com informações do grupo, surgiu em resposta ao "rolo compressor da cultura de massa, da violência da mídia e do poder do dinheiro. É um rebote à enxurrada de lixo e à degradação dos princípios morais e éticos que assolam a sociedade contemporânea".

A direção, criação e interpretação é de Diane Ichimaru que se desdobra em uma construção autoral abordando a relação entre movimento, respiração, entonações corporais e vocais, explorando estados de tensão psíquica e paralelos entre corpo e movimento submetidos a restrições de espaço.

"Trânsito Livre"

Na sexta-feira (4), é a vez da companhia SeisAcessos apresentar o espetáculo "Trânsito Livre", marcado pela improvisação. O público é convidado a fazer perguntas e três são escolhidas como tema de cada sessão. Não se trata de responder as perguntas, e, sim, de criar uma zona de possibilidades acerca das questões propostas. Dinâmico e essencialmente em movimento, os artistas compartilham com o público o exato e efêmero momento da criação.

Dirigida por Marina Elias, a SeisAcessos é formada por sete artistas (quatro bailarinas, dois atores e um músico) graduados no Instituto de Artes da Unicamp. O grupo nasceu em 2006, quando, ainda ingressantes na universidade, estes artistas encontraram uma pesquisa em comum: a improvisação e a ruptura das fronteiras de linguagens nas artes.

Música

Já a Orquestra Filarmônica do Senai-SP faz um concerto especial no sábado (5). Sob a regência de Thomaz Ferreira Martins, a apresentação destaca obras de Villa-Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim, J. S. Bach e até os Beatles Lennon e McCartney.

No repertório, "Bolero" (Maurice Ravel), "Eleanor Rigby" (Paul McCartney/John Lennon), o tema de "O Fantasma da Ópera" (Andrew Lloyd Webber), "Wave" (Tom Jobim), "O Trenzinho do Caipira" (Heitor Villa-Lobos), "Carinhoso" (Pixinguinha), entre outras músicas populares.

A Orquestra Filarmônica é mantida pela iniciativa privada e é formada por alunos e ex-alunos das escolas Senai-SP. Hoje se tornou uma das maiores orquestras jovens brasileiras e uma das únicas vinculadas a uma instituição de ensino que não seja um conservatório musical ou escola de música.

Os Geraldos

Para fechar a programação no fim de semana, o grupo campineiro Os Geraldos apresenta "Números", inspirado na tradição circense e primeiro trabalho da companhia com criação dramatúrgica coletiva. No espetáculo, um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar seus números e traduz o amor pelo público, apostando no talento humano para transformar a pobreza de recursos materiais em arte. "Números" faz uma metáfora da situação do artista de hoje e do povo brasileiro, que também é um alquimista ao transformar sua miséria material em arte, alegria e beleza.

Criado em 2007, também por formandos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, Os Geraldos transita entre a erudição da pesquisa acadêmica e a simplicidade poética do teatro popular. A capacidade do teatro é de 374 lugares e os ingressos para todas as apresentações começam a ser distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos. O limite é de duas entradas por pessoa.

Programação:
03/11
Espetáculo: "Adverso", da Confraria da Dança
Horário: 20 horas

04/11
Espetáculo: "Trânsito Livre", da Cia SeisAcessos
Horário: 20 horas

05/11
Música: Orquestra Filarmônica Senai-SP
Horário: 17 horas

06/11
Espetáculo: "Números", do grupo Os Geraldos
Horário: 19 horas

Serviço:
Teatro do Sesi Campinas. Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália (próximo ao Hospital Mario Gatti). (19) 3772-4100 / 4183 / 4184

Nenhum comentário:

Postar um comentário