Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

ARARAS | 1º Festival das Tradições Nordestinas

Ao todo, 26 barracas vão comercializar bebidas e comidas típícas como acarajé, baião de dois, abará, entre outras.
Além de atrações musicais e culturais, o 1º Festival das Tradições Nordestinas, que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”, trará cardápio variado com o melhor das bebidas e comidas tipicamente nordestinas.

Nesta semana, a Secretaria de Ação Cultural e Cidadania definiu a lista de entidades assistenciais que participarão da festa, assim como o cardápio que será comercializado. Ao todo, serão 26 barracas que ficarão sob o comando de 23 instituições.

Seguindo a temática da festa, elas vão comercializar comidas e bebidas tipicamente nordestinas, como abará, acarajé, arroz com vatapá, baião de dois, carne seca acebolada com macaxeira, lanche firme no arreio, milho tropeiro, mocotó, tapioca, além de caldos de macaxeira e mocotó, e outros produtos como pizza, pastel e tortas.
O lucro das barracas será dividido entre as entidades participantes, como já foi aconteceu no “Arraial da Praça” e no “1º Festival do Café & Chocolate”. As entidades participantes são: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Centro Social Educacional Romana Ometto, Associação Madalena de Canossa; Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico) "José Canzi Junior"; Ide (Instituto de Difusão Espírita); Instituto de Promoção Social, Cultural e Educacional São Francisco de Assis; Amcra (Associação de Amigos das Crianças de Araras); Associação de Equoterapia de Araras; Associação Jesus para o Mundo; Rotary Club Alvorada; Projeto Maná; Lions Clube; Escoteiros Araras Azul; Escola da Vida; Comunidade Católica Vida Nova; Gaia; Fuss (Fundo Social de Solidariedade); Aevi (Associação Ensinando a Viver) “Prof. Manuel Moita Filho”; Centro Espírita Irmão Camilo; Lar Nova Vida; Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais); Ilê Yansã e Associação Anjos de Deus.

Programação cultural
As atrações culturais e musicais do evento visam, acima de tudo, resgatar as tradições nordestinas e prestar uma homenagem ao povo que ajudou a construir o município. Entre as várias manifestações culturais, o evento incluirá shows, espetáculos, teatro e literatura.

A abertura acontece no dia 2 de dezembro com o show do “Trio Virgulino”, que apresentará um ritmo tipicamente brasileiro: o forró pé-de-serra. Já no sábado (3) haverá apresentação do cortejo musical “Trio do Circo Além da Lona”, a partir das 17h. Em seguida, haverá show com Vavá Rodrigues e Izac do Acordeon.

No domingo (4), às 17h, será encenado o espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno”, que traz bonecos mamulengos de Christian Mathias e é baseado no cordel de José Pacheco. A peça, repleta de rima e tiradas engraçadas, é embalada com muito baião.

O público vai conferir ainda shows com o quinteto “Dona Zaíra”, o repentista Sebastião Marinho e a “Banda de Pífanos e Maracatu”.

No sábado e domingo, também haverá mostra de Literatura de Cordel - um tipo de poema popular, oral ou cantado, que é uma tradição nordestina que sobrevive ao tempo devido à beleza da simplicidade dos versos e suas histórias.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário