Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CAMPINAS | MEC aponta Unicamp como a melhor universidade do País

A avaliação divulgada ontem pelo MEC – Ministério da Educação aponta que Campinas já é referência na qualidade de ensino superior em todo o Brasil. O Índice Geral de Cursos (IGC), índice que indica a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das faculdades de todo o país, aponta que a Unicamp em primeiro entre as universidades e a Facamp e a Faculdade São Leopoldo Mandic estão entre as 10 melhores instituições de ensino superior de todo o Brasil. As três instituições de Campinas obtiveram nota máxima na avaliação. A classificação divide as instituições por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

Ser considerada uma das 10 Top do país não é novidade para a Faculdade São Leopoldo Mandic, que no primeiro ranking do IGC configurou como a segunda melhor do Brasil e nos rankings seguintes manteve a classificação entre as 10 melhores.

Para o diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic José Luiz Cintra Junqueira, o resultado já era esperado, tendo em vista os resultados anteriores. “Acredito sempre nos meus professores e alunos”, diz. De acordo com o Ministério, o resultado é obtido com uma média das notas dos cursos de graduação de cada instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2010.
Diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic José Luiz Cintra Junqueira

Nacional
De 1.828 instituições de ensino superior que obtiveram nota em avaliação do Ministério da Educação, apenas 27 conseguiram a nota máxima 5, (1,47% do total das universidades analisadas), entre elas, as três Campinas. Já 683, ou 37,3%, ficaram abaixo da média no Índice Geral de Cursos (IGC). Do total, 9 instituições(0,49%) tiveram nota 1 (hum) e 674 ( 36,8%) ficaram com nota 2. O maior grupo, 985 ou 53,9%, ficou na nota média 3. Outras 131 instituições (7,16%) obtiveram média 4. A avaliação teve, ainda, 349 instituições que não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes nos cursos avaliados pelo Enade.
*Confira as dez melhores universidades do país
Nome
EstadoTipoNota
Faixa IGC
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
SP
pública
4,69
5
Universidade Federal de Lavras (Ufla)
MG
pública
4,31
5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RS
pública
4,30
5
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
SP
pública
4,29
5
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
MG
pública
4,25
5
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
SP
pública
4,16
5
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
MG
pública
4,14
5
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
RJ
pública
4,01
5
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
MG
pública
3,99
5
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
MG
pública
3,98
5
    (* Fonte: MEC/Inep)

Nenhum comentário:

Postar um comentário