Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TATUÍ | Conservatório divulga agenda artística de 2012

Entre os destaques, a 25ª edição do Fetesp e o Concurso Nacional de Luteria, que terá como objeto da competição a viola de arame.

O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos anunciaram 18 grandes eventos confirmados na agenda artística do Conservatório de Tatuí para o ano de 2012. Entre apresentações, concertos, encontros e festivais a programação vai contemplar uma grande diversidade de estilos.

De acordo com o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, a extensa programação terá desde festivais com participações internacionais até concertos de enfoque mais pedagógico.Oferecendo um vasto número de atrações para o público.

Entre os destaques da programação, o Festival Estudantil de Teatro comemora 25 anos. "Isso representa um marco histórico em um dos setores mais importantes, já que o Conservatório foi criado para o ensino de Música e também Artes Cênicas", afirmou Dourado.

Outros destaques ainda reforçam a lista para 2012. "O concurso de luteria terá como objeto da competição a viola de arame, popularmente conhecida como viola caipira. O concurso acontecerá simultaneamente ao IV Torneio Estadual de Cururu, já que os dois assuntos se ligam devido à viola", disse o diretor do Conservatório de Tatuí.

Para o primeiro semestre do ano, estão previstos a I Semana de Música de Câmara, no período de 16 a 22 de abril; III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, de 16 a 19 de maio; XVIII Festival Brasileiro de Trombonistas, realizado entre os dias 5 e 7 de junho; IV Encontro Internacional de Metais, de 7 a 10 de junho e II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, entre 18 a 24 de junho.

Já para segundo semestre, a agenda do Conservatório de Tatuí ficará ainda mais cheia com os 11 eventos produzidos pela instituição. São eles: 19º Festival de MPB - Certame da Canção, de 29 de junho a 1º de julho; Coreto Paulista - VII Curso de Férias, de 14 a 21 de julho; Rio International Cello Encounter em Tatuí, nos dias de 6 a 10 de agosto; III Encontro Internacional de Corais, realizado nos dias de 5 a 8 de setembro; III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, de 24 a 30 de setembro.

O último trimestre está reservado para o 25º Festival Estudantil do Estado de São Paulo (Fetesp), entre 6 a 14 de outubro; V Encontro Internacional de Saxofonistas, de 17 a 20 de outubro; IV Encontro Internacional de Violonistas, de 31 de outubro a 3 de novembro; 19º Festival de MPB - IV Torneio Estadual de Cururu em conjunto com o IV Concurso Nacional de Luteria "Enzo Bertelli" - Modalidade Viola Caipira, nos dia 9, 10 e 11 de novembro; 52º Semana de Música e IV Prêmio Incentivo de Música de Câmara, entre 17 a 25 de novembro e a Mostra de Artes Cênicas, realizada no dia 30 de novembro a 2 de dezembro.

Além dos encontros, o Conservatório de Tatuí e o Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e patrocínio da Mercedes-Benz, Hamburg Süd e Allianz, promove o projeto "Música Orquestral Alemã", que também tem o apoio da Prefeitura de Ourinhos e a promoção do Instituto Goethe.

A segunda etapa do projeto terá 13 concertos e será realizada em março de 2012. As apresentações contam com diferentes programas, mostrando ao público o desenvolvimento da música alemã ao longo de 250 anos. Além da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a formação do grupo conta com a participação de músicos monitores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e com alunos da instituição tatuiana, selecionados em testes no final do mês de novembro.

Destaques

Teatro - O Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo e o um dos eventos mais antigos do Conservatório de Tatuí. Nasceu como "Festival Estudantil de Teatro Amador" no ano de 1977. Ao longo de sua história, ele passou de municipal a estadual tendo ainda diferentes denominações até que em 15 de fevereiro de 1982 foi oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, pelo Decreto nº 18434. Assim, ele passou a integrar o calendário de eventos culturais do Estado de São Paulo.
O mais longevo evento realizado no Conservatório de Tatuí também teve suas características alteradas ao longo dos anos, mas sempre mantendo um grande sucesso de público e participantes. Atualmente, ele reúne diversos grupos teatrais do Estado de São Paulo.

Música - O Concurso Nacional de Luteria "Enzo Bertelli" foi criado no ano de 2008 e é pioneiro no país. Realizado bianualmente, o concurso visa a premiar talentos da fabricação de instrumentos de diferentes modalidades e divulgar a arte de luteria. Os instrumentos que resultam em premiação são integrados ao acervo de instrumentos do Conservatório de Tatuí.

Enzo Bertelli, italiano de renome internacional, tem trabalho catalogado no Dicionário Universal dos Luiteres e na Enciclopédia da Tchecoslováquia - espécies de Bíblias da profissão muito rara e que exige precisão e dedicação. Fundou, em agosto de 1980, o curso de luteria no Conservatório de Tatuí.

Fonte: Da Secretaria da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário