Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SOROCABA | Urso-de-óculos é o mais novo habitante do Zoo

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" já podem conferir a mais nova habitante do local: "Luna", uma fêmea de Urso-de-óculos, com 4 anos de idade. O exemplar nasceu em Salvador (BA) e estava emprestado ao Zoológico de Sapucaia do Sul (RS), de onde veio transferida há um mês. Desde sua chegada em Sorocaba até agora, Luna já passou por exames, observação de comportamento, adaptações ao recinto e à dieta do Zoo.

"Dentre os ursídeos, o Urso de Óculos é um dos de menor porte, o que de certa forma frustra a expectativa do público, que usualmente gosta de apreciar espécies maiores. Mas o nosso zoo, dentro das suas diretrizes básicas de promover o bem estar e a conservação de animais ameaçados, houve por bem optar por essa espécie", explica o médico veterinário do "Quinzinho", Adalto Nunes.

O atual recinto, dotado de cascatas, vegetação e tanques, totalmente em conformidade com a Instrução Normativa IBAMA 169/2008, ganhará troncos verticais e plataformas, em consonância aos hábitos de locomoção e descanso do animal.

De acordo com o Plano de Manejo Internacional para a espécie, que objetiva proteger animais de vida livre e disseminar colônias reprodutivas ex situ, um macho deverá se juntar a Luna tão logo haja disponibilidade em algum dos diversos zoológicos brasileiros ou sul-americanos, onde a espécie reproduz com relativa facilidade.

O "Quinzinho de Barros" funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.

A espécie

O urso-de-óculos tem esse nome devido às manchas de coloração branca ou bege, em formas de grandes círculos ou semicírculos, em volta dos olhos, dando a impressão de serem grandes óculos. Entretanto, é só aparência, pois, na verdade, esses animais possuem uma excelente visão.

Possuem coloração preta ou marrom-escura, com exceção dessas tais manchas ao redor dos olhos e na parte baixa do pescoço. Podem medir de 1,20 a 1,80 metros, quando adultos, e o peso varia entre 60 e 62 kg nas fêmeas e entre 140 e 175 kg nos machos.

São animais de hábitos predominantemente noturnos e crepusculares, podendo dormir durante o dia entre raízes largas de árvores, sobre troncos de árvores ou dentro de cavernas. São indivíduos solitários, vivendo tanto no chão quanto em árvores.

O urso-de-óculos se alimenta principalmente de plantas da família das bromélias, mas, também, de muitos frutos variados, palmitos, bambu e milho, além de, ocasionalmente, se alimentarem de insetos e pequenos roedores.

São ótimos escaladores e, com frequência, sobem em grandes árvores em busca de frutos. Uma vez em cima destas, são capazes de fazer largas plataformas, utilizando-se de galhos quebrados, e as usam como locais de alimentação. Também são capazes de escalar grandes cactos em busca de frutos existentes em seus topos.

A gestação pode durar de sete a oito meses, gerando de um a três filhotes. Aparentemente, o nascimento ocorre nas épocas frias do ano. Os filhotes nascem com um peso aproximado de 320 g.

Atualmente, o urso-de-óculos é uma espécie considerada como vulnerável à extinção, devido ao fato de seu habitat natural sofrer constante degradação, limitando o espaço para viverem e procriarem. Além disso, também sofrem com a caça ilegal, tanto por caçadores esportistas, quanto por aqueles que vendem pedaços de seus corpos, alegando terem propriedades medicinais.

Dados Gerais

Ordem: Carnívora
Família: Ursidae
Nome popular: Urso-de-óculos
Nome em inglês: Spectacled bear
Nome científico: Tremarctos ornatus
Distribuição geográfica: Oeste da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia
Habitat: Regiões montanhosas
Hábitos alimentares: Onívoros
Reprodução: Gestação de 7 a 8 meses, com o nascimento de 1 a 3 filhotes
Período de vida: Aproximadamente 25 anos
Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário