Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PAULÍNIA | Cidade recebe sistema pioneiro de coletores subterrâneos de lixo

O sistema foi concebido como foco na ergonomia, facilidade, higiene e segurança.


Paulínia, localizada no interior de São Paulo, é a primeira cidade brasileira a receber coletores de resíduos instalados no subsolo das calçadas. As lixeiras especiais foram trazidas pela empresa portuguesa Sotkon, que já possui 20 mil unidades instaladas em várias partes do mundo. O sistema pretende reduzir os custos de coleta em até 30%, utilizando menos mão de obra, deslocamento de veículos e energia.

Este conceito de coleta nasceu na Espanha em 1995 e rapidamente se espalhou por todo o mundo em razão da sua simplicidade. Segundo Sergio Machado, diretor-geral da Sotkon Brasil, empresa do Grupo Allegro Participações, o sistema consiste em recipientes feitos de aço inoxidável, colocados na superfície sobre grandes contentores subterrâneos que comportam três metros cúbicos de lixo, o equivalente a três mil litros.

Os contentores são divididos em quatro caixas, cada uma para um material reciclável específico. Os moradores irão descartar seus resíduos dessas baldes que direcionará os resíduos até o recipiente subterrâneo. Em dias específicos da semana o caminhão recolherá o lixo dos coletores.

O sistema foi concebido com foco na ergonomia, facilidade de utilização, higiene e segurança. Uma pequena grua hidráulica automática é colocada no teto da caixa subterrânea que é suspensa até a superfície e presa ao caminhão tradicional onde o lixo.

O município já começou a receber a instalação de 50 conjuntos da lixeira, operados a cargo da empresa de limpeza urbana local, a Corpus. O sistema é considerado pelos seus idealizadores como o mais simples para atender o grave problema do lixo urbano.

O contentor é um sistema premiado na Europa devido ao custo/benefício operacional e estético, pois ele permite e estimula a separação de lixo desde a origem, incentivando a reciclagem e consequetemente a redução de resíduos enviados a aterros. A cidade de São Paulo deverá contar com o mesmo sistema já em 2012.

“Esse sistema contribui para os projetos de coleta seletiva da cidade, reduz o entupimento de bueiros causado pelo lixo espalhado pelas ruas, proporciona segurança aos profissionais envolvidos, uma vez que eles não entram em contato direto com os resíduos no momento da coleta e as calçadas de Paulínia ficarão mais limpas”, disse o prefeito de Paulínia, José Pavan Junior, ao portal Ciclo Vivo.

Benefícios

De acordo com o diretor-geral, o sistema elimina o risco de que o lixo seja jogado de um lado para o outro, principalmente nas chuvas, evitando o entupimento de bueiros. Além disso, impede a ação de eventuais depredações das embalagens tradicionais (sacos de lixo) por vândalos e animais que espalham os dejetos pela cidade, o que consequetemente irá reduzir também a proliferação de pestes e vetores, além dos fortes odores.





O sistema irá possibilitar também, a separação do lixo no momento do descarte, reduzindo dessa forma os custos com a separação. Machado contou que a Europa e outras regiões no mundo estão abandonando o armazenamento tradicional do lixo para o modelo subterrâneo.

“O sistema modifica completamente o que existe hoje, deixando as cidades visualmente muito mais limpas, e preservando o meio ambiente da poluição material e visual, permitindo e incentivando a coleta seletiva e, oferecendo uma grande solução para as cidades e seus condomínios residenciais e empresariais”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário