Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CAMPINAS | Unicamp é premiada por produção científica

Universidade conquista prêmio SciVal Brasil por ter apresentado a maior produção científica por docente no período 2006/2010; iniciativa consagrou nove instituições brasileiras.

A Unicamp acaba de conquistar o prêmio SciVal Brasil por ter apresentado a maior produção científica por docente no período 2006/2010. Criada pela respeitada Editora Elsevier, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior doMinistério da Educação (Capes/ MEC), a primeira edição do prêmio consagrou nove instituições brasileiras que, juntas, produziram mais de 73 mil trabalhos em quatro anos e se destacaram pela representatividade no cenário científico. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 7 de dezembro, em Brasília.

O Prêmio homenageia instituições de ensino e pesquisa que mais contribuem para o desenvolvimento do país. As vencedoras foram selecionadas a partir de nove indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de gestão de produção científica SciVal, da Elsevier, como número de artigos científicos publicados em revistas indexadas, colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento. A Unicamp foi apontada como a Instituição de ensino e pesquisa com maior produção científica por docente.

"A conquista desse importante prêmio reflete as diversas ações empreendidas ao longo da última década pelas pró-reitorias da Unicamp na área de ensino e pesquisa, bem como a dedicação dos docentes e pesquisadores", disse o coordenador geral da Universidade, Edgar De Decca, que esteve em Brasília para a cerimônia de premiação.

Segundo ele, o resultado também consolida o esforço da Unicamp para manter a excelência de sua estrutura de ensino e pesquisa, não só através dos investimentos em laboratórios e bibliotecas, mas também pela contratação dos melhores professores e seleção dos melhores alunos, tanto na graduação quanto na pós-graduação. "Todos esses fatores evidenciam o retorno que a Unicamp, como instituição pública, vem dando à sociedade e ao país", completou.

De acordo com pesquisas recentes, o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. O Prêmio SciVal acontece também em outros países do mundo, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas. "Há seis anos, premiamos os grandes talentos da pesquisa científica brasileira. Nas edições anteriores, reconhecemos os pesquisadores.

Este ano, foram consagradas as instituições que mais se destacaram em distintas categorias, diz Dante Cid, diretor regional de vendas e marketing da Editora Elsevier para a América do Sul. Segundo Cid, o prestígio conquistado pela comunidade é mais do que devido. "O Brasil experimenta, hoje, um novo patamar de desenvolvimento científico e tecnológico graças à efetiva articulação do governo federal com estados, municípios, iniciativa privada, comunidade científica e sociedade civil", destacou.
Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário