Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ARARAQUARA | Parceria lança a Orquestra de Câmara Jovem

Parceria entre a Associação Cultural Promoart e a Prefeitura Municipal criam projeto para a criação de Orquestra de Câmara Jovem em Araraquara, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura


Araraquara terá uma Orquestra de Câmara Jovem em 2012. O projeto será viabilizado por meio de uma parceria entre a Associação Cultural Promoart e a Prefeitura Municipal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os detalhes dessa proposta serão divulgados hoje, às 21 horas, no Teatro Municipal, ocasião em que se apresenta a Camerata Araraquara. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local a partir das 13 horas.

A iniciativa oferecerá gratuitamente 120 vagas para ensino erudito gratuito, nas áreas de violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico e canto coral, com aulas e atividades que contribuem para a formação didática dos alunos, com espaço para experimentos práticos.

As aulas serão desenvolvidas em dois polos: CER "Zilda Martins Pierri", Jardim Paraíso, e também na Casa da Cultura, no Centro. A Orquestra Jovem de Araraquara realizará apresentações e concertos gratuitos à população local.

Para Euzânia Andrade, secretária municipal da Cultura, o projeto vai além da formação técnica e da qualidade musical. "A iniciativa possibilitará ao aluno adquirir a experiência e os conhecimentos necessários para, no futuro, se assim o desejar, ingressar em orquestras profissionais", completa.

Como participar
As inscrições poderão ser efetuadas, gratuitamente, tanto no CER quanto na Cultura, entre os dias 1º e 3 de fevereiro, das 14 às 17 horas. Os documentos necessários são: comprovante de endereço e documento de identificação (RG ou certidão de nascimento).

Não são necessários conhecimentos musicais prévios e os instrumentos para seu aprendizado serão disponibilizados pelo próprio projeto. Podem participar pré-adolescentes entre 8 a 14 anos.

Camerata
Com regência e direção artística do paulistano Luciano Lopes, a Camerata apresenta um repertório eclético, misturando composições do século passado a outras mais contemporâneas. Estão no programa peças de Abdelazar, Henry Purcell, Astor Piazzolla, Robert Schumann, Ennio Morricone e Antonio Vivaldi.

A composição atual do grupo conta com sete violinos (Luciano Lopes, regente e spalla, Misael Sena, Arthur Lauton, Abelardo Ferrarezi de Andrade, Rosimeire Haddad, Ariel Torres e Marcel Torres), duas violas (Ariel Souza e Leonardo Souza), dois violoncelos (Adawana Muniz e João Paulo) e dois contrabaixos (Paulo Henrique Bellusci e Rafhael Santos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário