Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

JAÚ | Hemonúcleo Regional de Jaú pede ajuda

Unidade faz apelo especial por doações de plaquetas e sangue O positivo. 


Mais uma vez o Hemonúcleo Regional de Jaú, localizado no Hospital Amaral Carvalho em Jaú/SP, faz apelo por doações. Responsável pela distribuição de sangue para nove municípios e 11 hospitais da região, a unidade pede doações com urgência, especialmente de plaquetas e sangue do tipo O positivo.

De acordo com o coordenador técnico do Hemonúcleo, Francisco Martins da Costa Filho, o caráter constante de urgência para captação de sangue do local se dá em virtude da demanda: entre os hospitais que atende esta o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que é o que mais utiliza bolsas de sangue, pois trata pacientes que fazem quimioterapia e transplante de medula óssea. “Esses pacientes precisam de muitas transfusões sanguíneas”, explica.

A doação

Para o coordenador técnico, doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. “Ao dedicar parte do seu tempo (25 minutos em média) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes”, explica.

Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. No caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.

A doação de sangue não precisa de agendamento, mas a de plaquetas sim. Para marcar um horário o telefone é (14) 3602.1355.

Para doar é preciso
- Estar em boas condições de saúde e descanso;
-Ter entre 18 e 67 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Não estar utilizando medicamentos;
- Não estar resfriado ou com gripe;
- Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
- Se mulher, não estar grávida ou amamentando.

Horário de atendimento: Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30. Quartas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 20h. Sábados, das 7h30 às 12h.

Serviço
Hemonúcleo Regional de Jaú - Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, 150 - Jaú
Tel. (14) 3602-1355

Fonte: Prefeitura de Jaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário