Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ATIBAIA | Festival reúne arte, folclore e culinária de 80 cidades do Estado de SP



O Festival de Cultura Paulista Tradicional leva para Atibaia as manifestações artísticas e folclóricas, a culinária e o artesanato de cerca de 80 municípios do interior paulista. O "V Revelando São Paulo - Entre Serras e Águas” vai ser realizado de 5 a 8 de janeiro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, e vai mostrar a diversidade da cultura raiz e tradicional da região. A realização é do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Atibaia.

Com entrada gratuita, o evento dispõe de 30 espaços culinários, 50 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço indígena, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada. No palco, haverá diversas manifestações artísticas e apreentações de aproximadamente 110 grupos nos quatro dias do evento. Toda a programação do festival será transmitida pela internet na “TV Revelando” (das 10 às 22 horas) pelo site www.revelandosaopaulo.org.br.

O Rancho Tropeiro, nesta edição, vem com um novo formato, o que inclui a participação de novos municípios.  As cidades de Guararema, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trarão a culinária tropeira com tutu de feijão, galinhada, arroz tropeiro, mandioca frita, bolos de milho e fubá, cural, doces de abóbora e o tradicional café caipira torrado na hora no fogão à lenha.

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar por Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, chega ao meio-dia da quinta-feira (5) ao Parque e marca  o início do festival com apresentações de 20 duplas de violeiros, duas orquestras e quatro grupos de catira, com muita música de raiz sertaneja.

Na sexta feira (6), a programação continua com as orquestras da cidade de Socorro, Viola Morena da Fronteira, Grupo Viola caipira infantil e Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. A Dança de São Gonçalo será representada pelas cidades de Atibaia, Cajamar, Jarinu, Lagoinha, Piracaia e Nazaré Paulista.

Sábado (7), o colorido e o movimento ficam por conta dos palhaços e reis das Folias de Reis das cidades de Araras, Arujá, Cajamar, Lagoinha, São Sebastião e Várzea Paulista. Haverá também o cortejo dos bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia e a apresentação de grupos étnicos com as danças cigana, italiana, russa, portuguesa e indiana no Festival da Amizade.

No último dia do evento, domingo (8), as ruas de Atibaia recebem cerca de 40 grupos de Congos e Moçambique de São Paulo e Minas Gerais, além dos cortejos dos carreiros e carros de bois da cidade de Bom Jesus dos Perdões e a despedida da Imagem Peregrina que volta ao Santuário Nacional em Aparecida.

Serviço:
"V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas"
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Data: de 5 a 8 de janeiro
Horário: das 9 às 21 horas
Entrada: gratuita
Informações: (11) – 3312 2900 ou no site www.revelandosaopaulo.org.br




Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário