Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CIDADES DO INTERIOR | Dia de Reis encerra ciclo de comemorações do Natal


No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, em direção ao menino Jesus:
- Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

- O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

- Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.

Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

Desmontar os presépios
Hoje é o dia em que os presépios e as árvores de natal são desmontados e guardadas pelos católicos. Um costume que há anos acompanha a tradição católica nesse Dia de Reis. Veja as comemorações que acontecem em cidades do interior de São Paulo.


SÃO ROQUE | Festa de São Benedito – festa comemorada todos os anos na igreja construída pelos escravos em 1855, com missas, quermesse, apresentações musicais e no dia de Reis (06 de Janeiro) ocorre tradicional procissão que percorre as ruas centrais da cidade. Em 2011  - 03 a 06 de janeiro.

SOROCABA | As comemorações acontecem com as atividades do grupo de Folia de Reis da Vila Formosa. Durante o dia eles realizam visitas às casas do bairro, localizado na Zona Norte da cidade, e às 18h participam na missa na catedral. Na sequência, a partir das 19h30, eles homenageiam o presépio que está montado na Praça Coronel Fernando Prestes.
ARARAQUARA | Os grupos de Companhias de Folia de Reis seguem hoje de casa em casa com integrantes que  tocam caixa, viola, violão, cavaquinho, rabeca, bandolim e sanfona, enfeitados com fitas coloridas. Há também dois integrantes fantasiados de palhaços para animar as apresentações. Eles vão de casa em casa para adorar os presépios.

BAURU | Acontece um almoço gratuito do Dia de Reis, a partir do meio-dia desta sexta-feira, 6 de janeiro, na quadra 1 da rua Marcelo Mariuso, no Núcleo Bauru 16.

RIBEIRÃO PRETO | A Feira de Artesanato da Praça das Bandeiras, recebe nesta sexta-feira, dia 6, às 15h30, a apresentação da Companhia de Reis da Fazenda da Barra. As atividades da feira, como comercialização de produtos artesanais e alimentícios, seguem até o domingo, dia 8, voltando ao funcionamento normal, de sexta a domingo, a partir da próxima semana.

* Com informações do site da arquidiocese de campinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário