Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ITU | Roteiro de Igrejas no Centro Histórico

Monitorado por guias, os visitantes percorrem quatro igrejas do século 18 e 19 localizadas no centro histórico da cidade. 

A Prótur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu disponibiliza o roteiro Itu pelas igrejas, um passeio pela Roma brasileira. As igrejas Nossa Senhora da Candelária, do Carmo, do Patrocínio e do Bom Jesus, compõem os quatro primeiros templos a fazerem parte do circuito.

Os visitantes poderão realizar o percurso, de aproximadamente três horas, caminhando pelo centro histórico da cidade. Serão orientados por guias treinados que apresentarão dados históricos e curiosidades de cada igreja. Além disso, em alguns pontos do passeio, os grupos serão surpreendidos com intervenções artísticas e musicais.

O roteiro oferece passeios tanto durante os dias úteis, quanto nos finais de semana. Os interessados devem agendar a visita pelo site www.proturitu.com.br ou no estande de informação para o turista da Prótur, localizado na Praça Padre Miguel, no centro histórico da cidade.

Saiba mais sobre as igrejas que integram o roteiro: 

Igreja Matriz – Nossa Senhora Candelária

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz, com a ajuda de fiéis que ajudaram com doações ou mão-de-obra no transporte dos materiais. É considerada pelos historiadores locais um dos mais belos exemplares do barroco paulista, foi o primeiro patrimônio tombado na cidade, em 1939, pelo CONDENPHAAT.

O objetivo da construção era de mostrar que a sociedade ituana era uma das mais ricas da Província de São Paulo, portanto, a nave principal da Igreja recebeu um dos mais rebuscados estilos do barroco, o Rococó, pincelados a ouro.

Recebeu depois sucessivas reformas, em que se destaca o trabalho de Ramos de Azevedo e de Paula Souza na fachada. No seu interior podem ser vistas obras valiosas de talhas e de pintura, de autoria de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior. Na sacristia da Igreja encontram-se telas de Lavínia Cereda, renomada artista italiana, que retratou a Via Sacra, obras datadas de 1878.

Há 127 anos, a Igreja Matriz ainda guarda em seu interior um tesouro musical, um órgão de tubos, o “Cavaille-cóll”, comprado na França, onde foi fabricado por Aristide Cavaille-cóll, mais importante construtor de órgãos do mundo.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

A igreja foi idealizada pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, arquiteto, operário, autor de obras sacras, artista e devoto de Nossa Senhora do Patrocínio. Inaugurada em 1820, ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar um Colégio para meninas, sob a responsabilidade das irmãs de São José. O Colégio Nossa Senhora do Patrocínio foi a primeira escola católica para as moças da elite do Estado de São Paulo. Nessa mesma época, a cidade abrigou o Colégio São Luiz, hoje estabelecido na Avenida Paulista, em São Paulo.

Padre Jesuíno do Monte Carmelo não chegou a conhecer sua obra-prima, inaugurada um ano depois de sua morte, o construtor foi enterrado no altar na Igreja. A arquitetura deste patrimônio histórico é singular, pois, não tem um estilo definido, sendo uma mistura dos períodos artísticos.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Em 1719 foi construído, inicialmente, o Convento do Carmo pelo Frei João Batista de Jesus. Sua edificação se deu por ordem de D. João V, atendendo ao pedido das Câmaras de Itu e Sorocaba. A Igreja do Carmo, de 1774, está anexa ao Convento e sua construção lembra traços arquitetônicos de um forte, por conta da presença de apenas uma torre lateral, um dos poucos exemplares que mantêm praticamente todas as suas características originais, a Igreja é destaque pela riqueza artística de seus monumentos e imagens.

O altar-mor foi pintado por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, que segundo Mario de Andrade, quis representar uma festa no céu. Entre os anjos retratados por Jesuíno está um de cor mulata, origem do autor, que na época, causou alvoroço em uma sociedade branca.

A Igreja do Carmo ainda é palco de uma das celebrações mais tradicionais da Semana Santa de Itu, o “Ofício de Trevas”, que relembra as últimas horas de Cristo no Calvário, iluminada por velas, o público acompanha passo a passo até a escuridão, representando a morte de Jesus.

Igreja do Senhor Bom Jesus e Santuário

Seu construtor foi o Padre Manoel da Costa Aranha. Ela foi erguida no local onde existiu a primitiva capela datada do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu.

Entre 1763 e 1765, a Igreja, em ruínas, foi reedificada e até hoje mantém a imagem de Nossa Senhora Candelária, trazida pelos fundadores da cidade. O frontispício do Bom Jesus, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas”, em Roma, características trazidas pelo construtor francês Luiz Amirat, responsável pela fachada da Igreja.

A Igreja abriga a imagem de Bom Jesus da Cana Verde, que está em destaque em seu altar, além de outros exemplares, como a de Santo Antônio, e o Santuário Nacional do Coração de Jesus, iniciada por Padre Bartolomeu Taddei. Entre os rituais da Semana Santa, vale ressaltar o “Sermão das Sete Palavras” ou também conhecido como “Três Horas de Agonia”, realizado na manhã de sexta-feira santa, com a Igreja as escuras.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário