Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ARARAQUARA | Mostra Internacional de Cinema Ambiental


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o SESC e com o apoio cultural da EPTV, realiza entre os dias 20 e 23 de setembro a 1ª Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara (I MICA Ara). O evento tem como objetivo estimular a reflexão sobre o meio ambiente e promover a conscientização da população, apresentando filmes e documentários sobre o tema.

Dentre as produções, destaque para Lixo Extraordinário, o documentário brasileiro indicado ao Oscar que será exibido em Araraquara pela primeira vez. Após a apresentação do filme, o catador Tião (Sebastião Carlos dos Santos), personagem principal do documentário, participará de um bate-papo com o público.

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara trará ainda o documentário Estamira, vencedor de 33 prêmios nacionais e internacionais. Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. A personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Também fazem parte da programação da 1ª MICA Ara o documentário premiado Césio 137 - O Brilho da Morte, que trata do maior acidente radiológico do mundo, com danos irreversíveis à vida e ao meio ambiente; e o filme “Uma verdade Inconveniente”, em que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global. A MICA Ara também terá programação infantil com a temática ambiental.

De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, a Mostra é voltada para todos os públicos, mas a expectativa é contar com a presença de profissionais da área e estudantes que possam utilizar as mensagens transmitidas pelos documentários para promover um amplo debate sobre as questões ambientais. “A Mostra é um grande trabalho idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que vai proporcionar um engajamento maior da sociedade nas questões de proteção ambiental”, disse o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente, Genê Catanozi, “a 1ª MICA Ara coloca a cidade em evidência no cenário nacional e internacional no quesito meio ambiente. Araraquara vem se destacando na área de legislação ambiental e a linguagem do cinema vem refletir a importância dessas ações”.

Segundo o secretário, com a realização da Mostra, Araraquara pleiteia entrar no circuito internacional de cinema ambiental a partir de 2012, trazendo para o interior paulista as produções exibidas em festivais do mundo inteiro. O protocolo de interesse da cidade foi assinado pelo secretário Genê Catanozi no mês de julho em Goiânia (GO), que realiza anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

“Uma Mostra como essa faz parte das ações sociais e educativas do SESC Araraquara, com o objetivo de estimular a reflexão e o pensamento a respeito desse tema que é o meio ambiente. Os filmes que serão exibidos mostram que ações individuais podem mudar o mundo. Assim, temos certeza que eventos como a MICA Ara, e outros realizados pelo SESC, estimulam ações individuais em todos os níveis da sociedade em direção de uma cidade melhor e, conseqüentemente, de um planeta melhor", assinalou o gerente do SESC Araraquara Paulo Casale.

Confira a programação completa da I MICA Ara

I MICA ARA
I Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara 20 a 23 setembro de 2011 ,terça a sexta
Dia 20, terça
Abertura
19h00

Uma verdade Inconveniente
(An Inconvenient Truth) 2006 (EUA) Dir.: Davis Guggenheim 110 min. 14 anos.O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
21, quarta, 20h

Lixo Extraordinário
(Waste Land) 2010 (Brasil, Reino Unido) Dir.: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley Dur.: 90 min. 14 anos. Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo. Indicado ao Oscar e melhor Documentário 2010. 22, quinta, 20h

Estamira
2006 (Brasil) Dir.: Marcos Prado. 115 min. 14 anos.Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões de interesse global.
23, sexta,19h

Césio 137 - O Brilho da Morte 
Brasil, 2003. Dir.:Luis Eduardo Jorge  24 min. 14 anos.
15 anos de dor, medo, pânico e dúvida. Discriminação, segregação e morte de vítimas do maior acidente radiológico do mundo, com danos irreversíveis à vida e ao meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL
De 20 a 23, 15h – sessão para escolares

A Casa Verde
Brasil, 2010. Dir.: Paulo Nascimento. 72 min. Livre.
Um desenhista em crise criativa é pressionado a terminar a história em quadrinhos que está desenvolvendo. A ação avança quando um professor inventa um reciclador de lixo, contrariando os interesses do malvado da história, Jordão, que cobra pela coleta do lixo na cidade. Um dos personagens, Nerd 1, cria um avatar que chama de “Eu”  e convence o desenhista de que “Eu” é a heroína perfeita para a história. “Eu” encontra Leonardo Del Vinte, um alquimista de 500 anos, amigo do professor, para ajudá-los.
LOCAL: Serviço Social do Comércio – SESC
Rua Castro Alves 1315 – Bairro do Carmo – Araraquara-SP, CEP: 14.801-450
Fone: (16) 3301 7518
LUGARES LIMITADOS: Os ingressos deverão ser retirados 1 hora antes do início diretamente no SESC
ATENÇÃO: Dia 23/09 último dia da mostra o filme terá início às 19 horas. Encerramento às 19h30

REALIZAÇÃO
Prefeitura Municipal de Araraquara/Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com SESC – Araraquara e apoio cultural da EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário