Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ARARAQUARA | “O Canto da Sereia” reflete o universo de vaidade

Nos próximos dias 16 e 17 de setembro (sexta e sábado), a Cia. Excaravelhas de Dança apresenta o espetáculo “O Canto da Sereia”, no 11º Festival de Dança de Araraquara, numa realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal, às 20h30. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 13 horas.

Inspirado nas interpretações da “Lenda do canto das sereias”, de Nei Duclós e Franz Kafka, a proposta coreográfica do espetáculo “O Canto da Sereia” reflete sobre o conceito de imagem, sobre a vaidade, e seu potencial de manipulação do poder instintivo feminino, através da excessiva preocupação com a imagem física do ser humano.

O espetáculo – que tem como público alvo: adultos e jovens a partir de 14 anos - aborda o conceito do ter ao invés do ser, que aniquila a identidade, e o da obrigatoriedade de uma beleza padrão, de uma estética contemporânea construída artificialmente, cheia de enxertos, plásticas, artimanhas; onde as diversidades são anuladas modificando-as, e mascarando-as, aceitando a imposição social que nos diz que ninguém deve ser diferente.

Fazer parte desta humanidade primordial é entregar-se nestas águas infinitas, é a simbologia do entregar-se a este mar dos encantos e ilusões que aniquila nossa expressão de vida, nossa personalidade única, nossa essência. É a pasteurização do ser humano, onde diferenças e divergências não são aceitas.

Com sua sede em Campinas há 11 anos, o Grupo das Excaravelhas vem circulando com seus espetáculos e workshops por diversas regiões do Brasil e já recebeu diversos prêmios importantes no cenário da dança, como o Funarte de Dança Klauss Vianna 2009, o FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - 2004, VAI – Valorização de Iniciativas Culturais - 2004, 8° Cultura Inglesa Festival - entre outros.

Formado por Juliana Couto, Ló Guimarães e Milena Machado, essa companhia independente tem como principal característica de criação o humor crítico, apresentando situações cênicas que possibilitam envolvimento e proximidade da dança contemporânea com vários tipos de público, bem como explorando diversos tipos de espaço.

O espetáculo “O Canto da Sereia” dá continuidade ao desenvolvimento dessa descoberta do público junto à dança contemporânea, proporcionando uma oportunidade direta de reflexão através de um bate-papo conduzido pelo grupo ao fim de cada apresentação.

Além do espetáculo gratuito, a companhia oferece uma Oficina de Dança com foco no desenvolvimento da criatividade dos participantes, através da improvisação e da composição coreográfica em dança contemporânea. Com 25 vagas, o workshop será realizado na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, às 14 horas, na sexta-feira (16). Ainda há vagas – os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo fone (16) 3322-7390.

FICHA TÉCNICA 
Direção/concepção: Ló Guimarães
Interpretação: Juliana M. Couto, Ló Guimarães e Milena Machado
Sonoplasta/operador de som: Isabela Razera e Katharine Diniz
Operador de luz/Desenho de luz: Darko Magalhães
Figurinista: Fernando Delabio
Consultoria de Produção: Cassiane Tomilhero
Produção Executiva e local: Isabela Razera e Katharine Diniz
Núcleo de Produção: Isabela Razera e Katharine Diniz

SERVIÇO: 
11º Festival de Dança de Araraquara apresenta:
Espetáculo “O Canto da Sereia”, com Cia. Excaravelhas de Dança
Dias: 16 e 17 de setembro (sexta e sábado)
Local: Teatro Municipal (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Lívio Abramo - Fonte Luminosa)
Horário: 20h30
Entrada gratuita (ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 13 horas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário