Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Grupo do Projeto Guri viaja aos EUA


Alunos do Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, viajam, dia 7 de fevereiro, a Detroit (Michigan, EUA) para se apresentarem no campeonato musical dos estudantes da Sphinx, ONG norte-americana que tem como missão promover a música clássica junto a grupos de jovens, sobretudo negros e latinos.

O grupo de referência de cordas da regional de São José do Rio Preto, formado por 18 alunos dos polos de Catanduva, Nova Granada, Votuporanga, Novo Horizonte, Guapiaçu, José Bonifácio e Rio Preto, participará, a convite da Sphinx, da apresentação de abertura do evento, no dia 8 de fevereiro – ficando na cidade até o dia 12 para participar de diversas atividades junto aos alunos da instituição americana. A proposta do intercâmbio nasceu de um encontro entre a Sphinx e a Amigos do Guri no ISPA – International Society for the Performing Arts, um dos mais importantes congressos internacionais de música.

O intercâmbio cultural entre as duas instituições teve início em setembro de 2011, quando quatro musicistas da Sphinx estiveram em Rio Preto para participar de diversas atividades com educadores e guris, ação que foi finalizada com uma aula-espetáculo gratuita e aberta ao público no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

“O Guri é hoje a base do programa de formação musical do Estado e, sendo assim, incentivar intercâmbios culturais, seja entre músicos de diferentes níveis de formação, seja entre artistas de diferentes países, possibilita uma maior troca de experiência, ampliando ainda mais o potencial desses jovens talentos”, explica o secretário da cultura, Andrea Matarazzo.

De acordo com Alessandra Costa, diretora-executiva da Amigos do Guri, organização gestora do Projeto Guri, a experiência desenvolvida pela Sphinx é referência para projetos sociais que trabalham com música. “A organização realiza um trabalho de ensino musical com aulas coletivas e individuais, voltado para jovens de escolas de comunidades negras e latinas de baixa renda. Aliando as aulas a concursos de performance, conseguiram em quinze anos contribuir pra uma maior presença de negros e latinos nas orquestras americanas”, destaca.
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário