Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quarta-feira, 7 de março de 2012

CARAGUATATUBA | Filme sobre a Fazenda dos Ingleses narra história da cidade

Antiga Fazenda dos Ingleses, em Caraguatatuba-SP


O documentário 'Grapefruit com Banana: Uma Fazenda Inglesa no Universo Caiçara' será lançado hoje, com exibição na Livraria da Vila de Pinheiros. Produzido em DVD pela Neotropica Multimedia, o filme tem direção de Philippe Henry e patrocínio do Grupo Serveng.

A história de um grande empreendimento britânico em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, é narrada neste documentário, que volta no tempo, desde a ocupação europeia do território brasileiro.

No início do século XX, um grupo inglês comprou 4 mil alqueires de terra junto à cidade litorânea e ali montou uma grande operação para a produção de frutas – principalmente banana e grapefruit –, para o mercado inglês.

Durante dez anos, entre 1929 e 1939, a Fazenda dos Ingleses, como era popularmente conhecida a propriedade, produziu toneladas de frutas, que semanalmente abarrotavam cargueiros da companhia inglesa de navegação Blue Star Line. Do porto de Liverpool, eram distribuídos os cachos de bananas e os cítricos, cuidadosamente embalados em papel azul, para o deleite dos súditos de sua Majestade, o rei George VI.

“Nós temos pautado nossa produção pela história não contada ou pouco contada do Brasil. Há muito que descobrir, e nessa busca, acabamos achando algo logo ali, no nosso litoral, que pouca gente sabia. A Fazenda dos Ingleses chegou a ter uma população igual à da cidade de Caraguatatuba, e uma infraestrutura melhor”, conta Sérgio Pompéia, publisher da Editora Neotropica, que também comercializa as cópias do filme.


Histórico
Os dez anos de ouro da fazenda foram interrompidos pela segunda Grande Guerra. Entre 1939 e 1945, o movimento praticamente parou. 'Grapefruit com Banana' traz informações sobre o contexto da História do Brasil.

O documentário aborda também um fato crucial da história de Caraguatatuba, e que acabou por selar o destino do empreendimento britânico no Brasil: o grande deslizamento de terra que ocorreu em 1967 e quase destruiu a cidade. “Obtivemos muitas imagens de arquivo, parte delas inéditas, e optamos por colocar também trechos de depoimentos de pessoas que viveram ali bons e maus momentos”, diz o diretor do documentário Philippe Henry.

Um desses depoimentos é o do empresário Pelerson Soares Penido, fundador da empresa Serveng, hoje proprietária do terreno, que passou a se chamar Fazenda Serramar. Antes de falecer, em janeiro de 2012, aos 93 anos, ele gravou seu testemunho dessa história. Penido, que foi um dos grandes responsáveis pela recuperação de Caraguatatuba, logo após o desabamento, revela, em entrevista, partes pouco conhecidas de sua participação na recuperação da economia local.

Informações técnicas do DVD
Duração aproximada: 26 minutos
Áudio: Português
Legendas: Português, Inglês e Espanhol
Classificação: Livre
Formato da tela: 16×9
Compatibilidade: ALL
Som: Stereo PCM

Serviço
Lançamento e exibição do documentário
'Grapefruit com Banana: Uma Fazenda Inglesa no Universo Caiçara'
Quando: 7 de março de 2012 (quarta-feira), das 19h às 21h30
Onde: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 903, Pinheiros – São Paulo/SP)
À venda no local e pelo site da Editora Neotrópica, por R$ 15 a unidade.


Redação com informações da Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário