Barragem do Tietê em Salesópolis |
O “Parque Estadual das Nascentes do Rio Tietê” está localizado no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro com acesso pela Estrada das Pitas. A área destinada ao parque possui 134 hectares , dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d’água que irão formar o mais importante rio do Estado.
O nome da cidade, que se emancipou em 1857, é uma homenagem ao presidente Campos Sales. Pela região passava a Rota do Sal, com intuíto de burlar o monopólio real e havia movimentado comércio de índios e escravos negros. A localização - "dentro" da Serra do Mar -, o clima, suas belezas naturais, seu manancial de águas fazem de Salesópolis um pólo turístico de inestimável valor.
Como de costume, o aniversário do município é comemorado junto com a Festa de São José Padroeiro, realizada anualmente de 10 a 19 de março e a abertura do evento acontece às 17 horas, na Avenida XV de Novembro, com desfile cívico. Confira aqui a programação religiosa e festiva da Festa de São José.
Região do Alto Tietê
É a denominação aplicada aos municípios localizados na região da nascente do Rio Tietê. São eles: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, totalizando 1.5 milhão de habitantes. A região recebe esse nome por causa da localização geográfica das cidades.
O Rio Tietê nasce no município de Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar à Capital. O Alto Tietê possui uma produção variada e riquíssima, que vai desde artigos manufaturados até verduras e legumes, passando pelas flores e pela água que abastece milhares de pessoas na região e na Zona leste de São Paulo.
Do Governo do Estado de SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário