Além do ser um patrimônio histórico cultural, Cananeia se destaca por suas belezas naturais. Tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio natural da humanidade, o município é formado por diversas ilhas, como Cardoso, Bom Abrigo, Filhote, Cambriú, Castilho, Figueira, Casca e Pai do Mato. O melhor mirante das ilhas é o Morro São João, no qual, segundo uma lenda local, existe uma sereia do mar encantada que aparece na ponta da formação geográfica.
As praias também são grandes atrativos. Pereirinha, Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Bom Abrigo (Farol), Marujá, Fole Pequeno, Foles, Lages, Enseada da Baleia e Pontal do Leste são algumas delas. Outro local muito visitado é o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) Núcleo Perequê, com museu, laboratório e aquário; trilhas, morros, costões, cachoeiras, rios, lagoas, piscinas naturais, comunidades caiçaras e o farol. E tudo isso ainda ganha um traço a mais de beleza com os botos que costumam acompanhar as embarcações e encantar os turistas com seus saltos. Uma dica é o passeio de barco para poder vê-los de perto.
Cananeia ainda oferece outros roteiros. Na estrada que liga os bairros Itapitangui ao Ariri, existem três cachoeiras: Pitu, Mandira e Rio das Ostras. O acesso é feita por balsa e sempre acompanhado por um monitor ambiental da região. Outro passeio que pode contratados pelos guias da região é pelos sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos. Sambaquis são montes de conchas que foram acumuladas por muitos anos, não pela natureza, mas por antigos habitantes do local; provavelmente grupo de nômades.
Do Portal do Governo de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário