O teatro do Sesi Campinas traz programação variada e gratuita esta semana.
Espetáculo "Adverso" |
A direção, criação e interpretação é de Diane Ichimaru que se desdobra em uma construção autoral abordando a relação entre movimento, respiração, entonações corporais e vocais, explorando estados de tensão psíquica e paralelos entre corpo e movimento submetidos a restrições de espaço.
"Trânsito Livre"
Na sexta-feira (4), é a vez da companhia SeisAcessos apresentar o espetáculo "Trânsito Livre", marcado pela improvisação. O público é convidado a fazer perguntas e três são escolhidas como tema de cada sessão. Não se trata de responder as perguntas, e, sim, de criar uma zona de possibilidades acerca das questões propostas. Dinâmico e essencialmente em movimento, os artistas compartilham com o público o exato e efêmero momento da criação.
Dirigida por Marina Elias, a SeisAcessos é formada por sete artistas (quatro bailarinas, dois atores e um músico) graduados no Instituto de Artes da Unicamp. O grupo nasceu em 2006, quando, ainda ingressantes na universidade, estes artistas encontraram uma pesquisa em comum: a improvisação e a ruptura das fronteiras de linguagens nas artes.
Música
Já a Orquestra Filarmônica do Senai-SP faz um concerto especial no sábado (5). Sob a regência de Thomaz Ferreira Martins, a apresentação destaca obras de Villa-Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim, J. S. Bach e até os Beatles Lennon e McCartney.
No repertório, "Bolero" (Maurice Ravel), "Eleanor Rigby" (Paul McCartney/John Lennon), o tema de "O Fantasma da Ópera" (Andrew Lloyd Webber), "Wave" (Tom Jobim), "O Trenzinho do Caipira" (Heitor Villa-Lobos), "Carinhoso" (Pixinguinha), entre outras músicas populares.
A Orquestra Filarmônica é mantida pela iniciativa privada e é formada por alunos e ex-alunos das escolas Senai-SP. Hoje se tornou uma das maiores orquestras jovens brasileiras e uma das únicas vinculadas a uma instituição de ensino que não seja um conservatório musical ou escola de música.
Os Geraldos
Para fechar a programação no fim de semana, o grupo campineiro Os Geraldos apresenta "Números", inspirado na tradição circense e primeiro trabalho da companhia com criação dramatúrgica coletiva. No espetáculo, um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar seus números e traduz o amor pelo público, apostando no talento humano para transformar a pobreza de recursos materiais em arte. "Números" faz uma metáfora da situação do artista de hoje e do povo brasileiro, que também é um alquimista ao transformar sua miséria material em arte, alegria e beleza.
Criado em 2007, também por formandos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, Os Geraldos transita entre a erudição da pesquisa acadêmica e a simplicidade poética do teatro popular. A capacidade do teatro é de 374 lugares e os ingressos para todas as apresentações começam a ser distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos. O limite é de duas entradas por pessoa.
Programação:
03/11
Espetáculo: "Adverso", da Confraria da Dança
Horário: 20 horas
04/11
Espetáculo: "Trânsito Livre", da Cia SeisAcessos
Horário: 20 horas
05/11
Música: Orquestra Filarmônica Senai-SP
Horário: 17 horas
06/11
Espetáculo: "Números", do grupo Os Geraldos
Horário: 19 horas
Serviço:
Teatro do Sesi Campinas. Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália (próximo ao Hospital Mario Gatti). (19) 3772-4100 / 4183 / 4184
Fonte: Campinas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário