Foto: Fernanda Costa |
Pilar do Sul é uma cidade hospitaleira, que preserva os costumes caboclos, típicos do interior. Distante 149 quilômetros da capital, o município reserva aos turistas ótimos momentos de contato com a natureza. São diversas cachoeiras, uma mais bonita que a outra, o que torna o local conhecido como a Nascente das Águas.
Logo na entrada da cidade, o visitante encontra o portal que exibe um pilão, símbolo de Pilar do Sul, muito utilizado para o preparo da paçoca de carne. Dizem que o município recebeu este nome por causa de tropeiros que utilizavam o lugarejo apenas para piloar a carne de caça e assim fazer o prato típico. Outros citam a religiosidade das famílias e a devoção a Nossa Senhora do Pilar.
Natureza
Os turistas podem curtir inúmeras cachoeiras localizadas em meio a Mata Atlântica como a do Pombal, Fita Branca, 8 Tombos, Moquém e Vitória. Mas nenhuma delas chama mais a atenção dos visitantes do que a Cachoeira Nascente das Águas com seu grande volume na queda.
Já quem gosta de praticar esportes aquáticos, como jet-ski, caiaque ou vela, vai adorar a represa Paineiras. Formada pelos rios Turvo e Bonito, é ideal também para a pesca esportiva.
Religião
A religião é algo muito presente em Pilar do Sul. Um exemplo disso é a Igreja Matriz Bom Jesus do Bonfim, que foi construída em 1895, por Antonio de Almeida Leite, primeiro colonizador da cidade, em devoção ao santo.
Outro espaço que encanta e atrai turistas é o Parque Natural da Água Santa. Lá, a família pode se aventurar por entre as trilhas e observar pássaros e pequenos animais. O local traz ainda em seu interior uma pequena mina d´água, que os moradores antigos afirmam ser sagrada.
Do Portal do Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário