![]() |
Desenvolvimento de Projetos nas escolas |
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sesi-SP promove o Torneio de Robótica, no qual a curiosidade dos alunos é estimulada para desenvolver atividades científicas e tecnológicas. O desafio para este ano é o Body Forward, isto é, soluções para a saúde do corpo, utilizando a tecnologia robótica.
Os ararenses estão divididos em duas turmas: a “Legotomia Sesi”, composta por alunos da 6ª série, que desenvolvem o projeto “Cadeira Funcional” (cadeira de rodas com múltiplas funções), e a “Sesi Papalegos”, formada por alunos do 6º ano, com o projeto “Aliviando o Estresse” (técnica auricular aplicada à distância com auxílio da robótica).
A seletiva de Rio Claro envolverá 16 equipes, de nove municípios: Araras (2 equipes), Americana (2), Indaiatuba (2), Leme (1), Limeira (4), Piracicaba (2), Rio Claro (1), Santa Bárbara d´Oeste (1) e Tatuí (1).
As cinco melhores equipes passarão para a fase Estadual, que acontecerá no período de 8 a 10 de novembro, no Anhembi, em São Paulo – as fases seguintes são o Brasileiro e o internacional.
Na primeira edição em 2009, a equipe brasileira foi campeã na disputa europeia com o projeto “Terradróide”, de São Caetano do Sul. No ano seguinte, o Brasil foi premiado na categoria melhor técnico e mentor de equipe no Aberto da Ásia, com a equipe formada por alunos da rede escolar do Sesi de São Paulo.
O Torneio Sesi-SP de Robótica faz parte das competições organizadas pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundação que promove campeonatos de robótica em todo mundo, e tem por objetivo elaborar programas inovadores para desenvolver competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia.
Robótica no Sesi
O ensino de robótica no Sesi é empregado desde os primeiros anos escolares com o auxílio dos blocos de montar lego. De maneira lúdica, os alunos aplicam métodos científicos e adquirem habilidades para estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em um cenário real. Usam vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa.
As equipes
Legotomia
Alunos da 6ª Série
Componentes: Beatriz Miano Paulino, Bruno M. C. Moraes, Eduarda Dias Tarifa, Gabriel Sorato, Giulia Mariano de Lima e Vitória Barai Córnia.
Técnica: professora Ana Paula Carrocci da Silva
Mentor: professor Wallace Aguiar.
Projeto: “Cadeira funcional”, diante das dificuldades o projeto consiste em uma cadeira de rodas com múltiplas funções.
Papalegos
Alunos do 6º Ano
Componentes: Ana Vitória Souza, Gustavo Luiz da Silveira, Adriano Zani, Beatriz M. Martins, Stephanie J. Tarifa e Tawana C. P. de Souza.
Técnica: professora Fúlvia Lúcia Margotti
Mentor: professor Mário Nahum Júnior
Projeto: “Aliviando o Estresse”, técnica auricular aplicada à distância com auxílio da robótica.
Fonte: Prefeitura de Araras
Nenhum comentário:
Postar um comentário