Igreja Matriz e casarões do centro histórico da cidade receberão recursos públicos.
O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 15, dois convênios com o objetivo de destinar recursos para reconstrução da cidade de São Luiz do Paraitinga, atingida pelas chuvas no ano passado. A Mitra Diocesana de Taubaté, que será responsável pela obra da Igreja Matriz, será a beneficiária de um dos convênios. O projeto de reconstrução da igreja foi aprovado pelo Condephaat em outubro e vai custar R$ 13.119.787,36.
O segundo convênio será com a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, que vai contratar a empresa para restauro e reconstrução de casas no centro histórico da cidade, que são tombadas pelo Condephaat. Para solicitar a verba, os moradores apresentaram documentação de propriedade, aprovação do projeto pelos órgãos de patrimônio (Condephaat e Iphan) e comprovante de renda à Prefeitura, já que o recurso é para moradores com renda familiar de até 10 salários mínimos. O valor desse convênio é de R$ 2.3 milhões.
Além dos convênios, a Secretaria da Cultura deu início, em julho, à obra da Biblioteca de São Luiz do Paraitinga, no lugar em que ficava a escola. Respeitando o patrimônio histórico, a nova biblioteca segue a volumetria do imóvel original e a tipologia típica da cidade de São Luiz do Paraitinga. Apesar da arquitetura de época, a biblioteca vai seguir o modelo da Biblioteca de São Paulo, com acervo e equipamentos modernos. Também está em andamento na Secretaria o processo de seleção da empresa que vai fazer o restauro do prédio da prefeitura local.
Fonte: Governo de SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário