Itu completa hoje, em 2 de fevereiro, 402 anos. A cidade é famosa no estado de São Paulo por conta de lá tudo ser supostamente exagerado, como o orelhão e o semáforo gigantes que ficam na praça Padre Miguel, encravada na parte central da cidade, talvez o principal ponto turístico e referência de Itu. Mas por que razão a cidade levou tal fama? Um comediante foi o responsável direto por esse exagero todo: o ituano Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como Simplício.
Formado no circo, Simplício fez parte de uma trupe itinerante e acabou por conhecer o ator Manuel da Nóbrega, nos anos 60. Participou de diversos programas em emissoras na capital paulista, como o antológico "Praça da Alegria", pioneiro no humor televisivo no Brasil, exibido na TV Tupi. Simplício interpretava um personagem caricato, e seu mote era que tudo o que vinha de Itu era descomunal e exagerado. O humorista caiu nas graças do público, e a cidade de tabela ganhou a fama e adotou-a como seu mote turístico.
Entretanto, Itu já era uma cidade conhecida por conta de sua importante participação em determinado período histórico. A participação de Itu na política ocorreu data da época da criação da Magna Convenção do Partido Republicano, em 1873, deflagrado por conta de desentendimentos entre os políticos e os fazendeiros ituanos acerca do preço do açúcar, o que acabou precipitando o movimento republicano no país.
O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial, sendo depois substituído gradativamente pelo café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.
Conheça alguns pontos turísticos da cidade:
- Museu da Energia
- Museu da Música
- Espaço Cultural Almeida Júnior
- Museu do Quartel de Itu
- Memorial do Convento do Carmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário