Obra deve ampliar atendimento em terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia.
O Centro de Estudos da Educação e da Saúde (Cees), unidade auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Unesp em Marília, funcionará em um novo prédio em 2013. A estrutura será construída a partir de janeiro de 2012 e custará cerca de R$ 7 milhões. Atualmente a unidade atende quase 4 mil pessoas por mês, com duzentos nomes na lista de espera.
De acordo com a supervisora do centro, Ana Cláudia Vieira Cardoso, professora da FFC, o novo prédio é bem-vindo porque o espaço físico atual se tornou pequeno para o desenvolvimento das atividades de estágio dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. "A estrutura que temos não estava mais respondendo às especificações para serviços na área de saúde. Com o novo prédio, os atendimentos poderão melhorar e aumentar", afirma a supervisora.
Hoje o Cees está localizado fora do Câmpus e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. O principal público do centro são crianças em fase escolar. Os atendimentos são realizados por 194 alunos do terceiro e do quarto anos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional oferecidos pela Unesp na FFC. Os graduandos são orientados por professores especialistas em cada área.
Na Fisioterapia as áreas de atendimentos são cardiologia; neurologia adulto e infantil; sistema respiratório; ortopedia e reumatologia. O foco da Terapia Ocupacional está nos portadores de deficiência física com necessidade de adaptação aos afazeres do dia a dia. A Fonoaudiologia trata de audiologia clínica e educacional; diagnóstico fonoaudiológico; gagueira; disfagia; e distúrbio de aprendizagem e voz.
"Alguns usuários necessitam de atendimentos em todas estas áreas de atuação", acrescenta a supervisora. Segundo Ana Cláudia, o Cees beneficia a população carente, que não possui meios para fazer tratamentos como esses. Os estagiários, por sua vez, entram em contato com a realidade da profissão mesmo antes de se formar. Além dos filhos, os pais também são orientados sobre a forma correta de lidar com os problemas das crianças.
O Cees foi criado em 1999 pela fusão do Centro de Orientação Educacional (COE) com a Clínica de Fonoaudiologia da FFC.
De acordo com a supervisora do centro, Ana Cláudia Vieira Cardoso, professora da FFC, o novo prédio é bem-vindo porque o espaço físico atual se tornou pequeno para o desenvolvimento das atividades de estágio dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. "A estrutura que temos não estava mais respondendo às especificações para serviços na área de saúde. Com o novo prédio, os atendimentos poderão melhorar e aumentar", afirma a supervisora.
Hoje o Cees está localizado fora do Câmpus e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. O principal público do centro são crianças em fase escolar. Os atendimentos são realizados por 194 alunos do terceiro e do quarto anos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional oferecidos pela Unesp na FFC. Os graduandos são orientados por professores especialistas em cada área.
Na Fisioterapia as áreas de atendimentos são cardiologia; neurologia adulto e infantil; sistema respiratório; ortopedia e reumatologia. O foco da Terapia Ocupacional está nos portadores de deficiência física com necessidade de adaptação aos afazeres do dia a dia. A Fonoaudiologia trata de audiologia clínica e educacional; diagnóstico fonoaudiológico; gagueira; disfagia; e distúrbio de aprendizagem e voz.
"Alguns usuários necessitam de atendimentos em todas estas áreas de atuação", acrescenta a supervisora. Segundo Ana Cláudia, o Cees beneficia a população carente, que não possui meios para fazer tratamentos como esses. Os estagiários, por sua vez, entram em contato com a realidade da profissão mesmo antes de se formar. Além dos filhos, os pais também são orientados sobre a forma correta de lidar com os problemas das crianças.
O Cees foi criado em 1999 pela fusão do Centro de Orientação Educacional (COE) com a Clínica de Fonoaudiologia da FFC.
Fonte: Governo de SP
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