Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PINDAMONHANGABA | Tranquilidade perto da natureza

Carinhosamente chamada de Pinda, a cidade fica localizada a 160 quilômetros da Capital e atrai turistas que vão em busca de paz e querem esquecer um pouco o estresse das grandes metrópoles. Ao chegar, o turista se encanta com o jeito de uma cidade típica do interior e a simpatia dos moradores.

O centro histórico possui diversos pontos turísticos como o Palacete Vicente da Palmeira e suas mais de 60 janelas - as superiores são circundadas por uma ampla sacada. Com estilo neoclássico é um obra remanescente da nobreza rural cafeeira paulista e é apontada como a construção em taipa de pilão mais alta do mundo.

Em 1969 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Hoje o local abriga Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro 1º e Dona Leopoldina. Outra construção tombada pelo Condephaat é o Palacete 10 de Julho, antiga residência do Barão de Itapeva e onde atualmente funciona a prefeitura municipal.

O trem que corta a cidade é outra atração. Aproveite e curta o passeio que dura cerca de três horas até a vizinha Campos do Jordão, a 47 quilômetros do ponto de partida. A parada final é o ponto ferroviário mais alto do País com 1.743 metros de altura. O roteiro é deslumbrante. Aliás, as belezas naturais da cidade encantam qualquer turista. Integrante do Circuito Mantiqueira, Pinda oferece diversas atrações para quem quer ficar mais próximo da natureza. O Parque Princesa Isabel, por exemplo, possui 643 árvores de 52 espécies.

Crianças e adultos também se encantam com as esculturas em cerâmicas dos famosos personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo. O parque fica às margens do rio Paraíba do sul, conhecido pela aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no século XVIII. Outro parque que recebe muitos turistas é Reino das Águas Claras. Nos finais de semana e feriados, diversos turistas buscam suas águas para se refrescar.

Visite também o Pico do Itapeva, que fica a 1,950 metros de altitude na divisa entre as cidades de Pinda e Campos do Jordão. Do alto, nos dias claros, você poderá avistar quase toda a região do Vale do Paraíba, desde o Pico das Agulhas Negras até a Serra do Guararema. Ali foram instaladas as torres das mais importantes emissoras de tevê do País. Outra dica é a Reserva Ecológica de Trabijú, parque florestal com seis mil metros quadrados e considerado como área de proteção ambiental.

Pinda faz parte do roteiro do Caminho da Fé desde sua criação em fevereiro de 2003. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o percurso foi criado para garantir apoio aos peregrinos que se dirigem para o santuário de Nossa Senhora de Aparecida. O maior evento cultural da cidade é o Festival Nacional de Teatro (Feste), que é realizado em outubro. Outro evento bastante movimentado é o Festival de Balonismo que acontece em julho durante as comemorações do aniversário da cidade.

Para quem quer visitar a cidade, é possível optar entre a Rodovia Presidente Dutra ou pelas Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto. Pela Dutra, entre no trevo de Pindamonhangaba e, após subir o viaduto, siga em direção ao centro da cidade. Siga as placas indicativas até a estrada Pinda/Campos de Jordão. Se você optar pela Rodovia Carvalho Pinto, pegue a Via Dutra na altura de Taubaté, e siga rumo ao Rio e Janeiro, onde, a 10 quilômetros está localizado o trevo de Pindamonhangaba.

Do Portal do Governo do Estado

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TATUÍ | Cultura e história na rota turística do Estado




Ares musicais e históricos formam a mistura que levam tantos turistas a Tatuí. A cidade, a 131 km da capital, é a conhecida como a "Capital da Música" graças ao Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, uma das escolas mais tradicionais do Brasil, mantido pela Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo. Criado em 1951, o conservatório funciona como centro de excelência de ensino de música, luteria e artes cênicas.

Atualmente, o local conta com estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e de países da América Latina. São 47 cursos gratuitos e com duração média de seis anos. Na passagem por Tatuí, vale a pena conferir a agenda de shows das orquestras, bandas, big bands e grupos de música de câmara da escola - um boa mostra de cultura e uma ótima lembrança para se levar da cidade. Encontros, festivais, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais fazem parte da agitada programação.

Agora, não só o "dó, ré, mi, fá" a cidade tem a oferecer. Ela também possui atrativos históricos e naturais. Um prédio, com as linhas dos anos 20, que já foi cadeia, fórum e, atualmente, é um belíssimo e recheado museu é uma das atrações. O prédio da Praça Manoel Guedes abriga desde 1962 a Casa de Cultura Paulo Setúbal e o Museu Histórico de Tatuí, voltado para a literatura, com ênfase na obra do autor tatuiano Setúbal.

O acervo do Museu Histórico é composto por objetos que pertenceram ao seu patrono, peças do cotidiano dos tropeiros, exemplares de arte-sacra, objetos da Revolução Constitucionalista de 1932 e acervo indígena. Estão lá também o fardão e o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras de Setúbal.

Outros exemplares da história da cidade podem ser visto na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Capela de São João do Bemfica. Nos traços da religiosidade, pode-se descobrir as linhas históricas da cidade. A primeira construção, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. Já a Capela é marco inicial de Tatuí, onde foi realizada a primeira missa, em 11 de Agosto de 1926. O nome São João do Bemfica veio da expressão "São João bem fica aqui. E não lá!", uma vez que alguns fiéis queriam levá-lo para Araçoiaba.

Além disso, em dezembro de 2007, a população de Tatuí ganhou um ótimo espaço para o lazer e educação, o Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. Lá, o visitante encontra quadras de volêi de areia e futebol society, bosques para trilha e piscinas naturais.

Do Portal do Governo de São Paulo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Confira os ganhadores do Concurso Estadual "Clica SP"

O município paulista Santos, localizado no litoral do Estado, foi o cenário da foto vencedora do concurso "Clica SP", organizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O autor da obra, Marcelo Guedes Cornachini, além de ter sua foto reconhecida como a que mais se alinhou ao tema “Retratar as belezas e os atrativos dos municípios do Estado de São Paulo, sob qualquer ângulo ou visão”, recebe como prêmio um tablet 3G/16GB e uma viagem a bordo de um mini cruzeiro de três noites em cabine dupla no navio Imperatriz, no sistema all inclusive.

Foto vencedora, do município de Santos, clicada por Marcelo Guedes.

O segundo prêmio foi para a foto clicada por Luiz Otávio de Almeida Lima e Silva, em Ilha Comprida, que retrata a prática esportiva do stand up paddle, que consite numa antiga forma de praticar o surfe, onde o participante se posiciona sobre a prancha e movimenta-se com sobre as águas.  Luiz Otávio leva como prêmio um fim de semana na Estância Hidromineral de Socorro para duas pessoas, com hospedagem por duas noites e três atividades de turismo de aventura.

O terceiro premiado é o fotógrafo Samuel Kassapian Júnior que ganha um fim de semana em Cananéia para duas pessoas, com hospedagem, passeio de escunas para observação de golfinhos. A foto que lhe garantiu a premiação foi tirada dentro da basílica de Aparecida e mostra uma bela imagem de chuva de papel picado, realizada durante um evento religioso.





SÃO LUIZ DO PARAITINGA | Cursos gratuitos

Cidade oferece cursos gratuitos na área de Turismo Rural e Olericultura - horta orgânica. Confira a programação e agende-se.   


 Turismo Rural
 
Período: Fevereiro à Novembro de 2012
Número de vagas: 25
Idade mínima: 18 anos
Inscrições para o Seminário de Sensibilização em 23/02/2012, 17h no CERESTA: Para saber como será o curso, tirar dúvidas e onhecer os assuntos abordados, vá até o Fundo Social ou na Casa da Agricultura.

Horta orgânica (Olericultura)
 
Período: Março à Outubro de 2012: aulas em apenas um final de semana por mês
Número de vagas: 25
Idade mínima: 16 anos
Inscrições para o Seminário de Sensibilização em 08/02/2012, 17h no CERESTA:
Para saber como será o curso, tirar dúvidas e onhecer os assuntos abordados, vá até o Fundo Social ou na Casa da Agricultura.
 
 Contatos:
  • Fundo Social (novo Pátio da Prefeitura - antiga Vigor): 3671-1839
  • Casa da Agricultura: 3671-1244
  • CERESTA: 3671-1672
Da prefeitura


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SANTOS | Pizzaria cria massa funcional à base de banana



O sucesso entre os clientes da pizzaria Kokimbos, em Santos, litoral paulistano, está na massa funcional. Feita à base da banana verde, traz baixo teor calórico e maior valor nutritivo do que as massas convencionais e é uma boa pedida para quem não abre mais na pizza mas quer uma alternativa mais light. Sua utilização na massa diminui as calorias em até 15,93% e a quantidade de gorduras, em 11,84%.

Além das propriedades nutritivas, a biomassa da banana verde cozida previne doenças. Com a banana verde, a massa fininha e crocante, marca registrada da casa, ganha em sua composição 80,15% mais fibras alimentares, importantes na regularização do sistema digestivo e até para o emagrecimento. E sem alteração de sabor nem de textura crocante da pizza.

“A banana verde é considerada um alimento funcional porque, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício desse amido é similar ao da fibra alimentar”, explicou a nutricionista Nathália Grijó Guedes, diretora da Nutri Action Consultoria Nutricional e representante da Vale Mais Alimentos, fabricante da biomassa. "Suas propriedades produzem uma sensação de saciedade maior, uma vez que melhoram o trânsito intestinal", enfatiza o diretor executivo da fabricante, Cleonildo Xavier Filho.

Especialista em Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição Humana, ela ressaltou que o ingrediente pode ser fermentado no intestino grosso e, com isso, produzir substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do sistema digestivo e auxiliar na criação de uma espécie de barreira para a entrada de substâncias maléficas. Por isso, o consumo da banana verde auxilia na digestão dos alimentos, previne o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino, reduz o colesterol e ajuda no tratamento da pressão arterial, depressão e câimbras.

A inovação da massa

O insumo é um espessante alimentar que substitui parcial ou integralmente a farinha de trigo, fécula de mandioca, amido de milho, leite em pó e a farinha de soja nos mais variados alimentos, como pizzas, massas, biscoitos, sorvetes, embutidos de carne, pães e sucos. Para que fosse possível desenvolver a inovação gastronômica, sem perder o padrão Kokimbos de qualidade, foram necessários cerca de dois meses de estudos e testes com profissionais culinaristas e nutricionistas.

Segundo Frederico Sanchez Cidral, um dos proprietários da Kokimbos, a receita da massa da pizza precisou de um equilíbrio nos ingredientes originais, para que o produto mantivesse a textura e o peso, adicionando leveza. O trabalho teve a supervisão e apoio da professora e responsável técnica da agroindústria Vale Mais, Elizabete Lourenço da Costa, pós-doutorada em Nutrição.

Com duas décadas de tradição, a empresa familiar que atualmente é gerida pelos irmãos Frederico e Felipe Cidral e o sócio Rogério Lupião Lopes é destaque com três estabelecimentos em Santos. A casa também já foi eleita como a melhor pizzaria do litoral sul pela revista Veja SP em 2011 pelo segundo ano consecutivo.

Serviço
Kokimbos Pizzas & Picanha
Onde: Rua da Paz, 61, Boqueirão, Santos - São Paulo/SP: (13) 3284-7020
Rua Euclides da Cunha, 284, Pompeia, Santos - São Paulo/SP: (13) 3252-5562
Avenida dos Bancários, 64, Ponta da Praia, Santos - São Paulo/SP: (13) 3227-9969
Horário de funcionamento das unidades: diariamente, a partir das 19h.

Divulgação

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PRESIDENTE PRUDENTE | Unoeste abre inscrições de cursos de pós para docentes

  
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Faculdade de Ciências, Letras e Educação ofertam especializações para expandir campo de atuação de educadores. Inscrições vão até março.

Educadores e profissionais que atuam na área de Ensino possuem diversas opções para ampliar e qualificar seu currículo através de especializações presenciais ofertadas pela Unoeste. Duas delas, “Artes Visuais: Teorias e Poéticas” e “História, Sociedade e Cultura” estão com inscrições abertas até início de março de 2012, com começo das aulas previsto para o mesmo período.
De acordo com a professora doutora Érica de Campos Visentini da Luz, coordenadora da pós-graduação em História, as inscrições são para a segunda turma que cumprirá uma carga horária de 360 horas, incluindo aulas teóricas e atividades práticas. A primeira aula está programada para o dia 25 de fevereiro, mas as adesões serão aceitas até o dia 29 do mesmo mês.
“Propiciar a capacitação de docentes e egressos nas diferentes temáticas no campo da História por meio de debate e reflexão da historiografia atual, além de estimular a prática da pesquisa e da escrita da História são alguns objetivos do curso”, explica a coordenadora.

Já para o curso de Artes Visuais, as inscrições para a primeira turma poderão ser feitas até o dia 1o de março. As docentes mestres Vilma Pereira Martins Zanin e Zenilda Alexandre Pasquini são as coordenadoras dessa pós.

A especialização é voltada aos graduados em nível superior que atuem ou queiram trabalhar no campo da Arte-educação, ou mesmo aqueles que queiram compreender as possibilidades das linguagens visuais e de que forma podem contribuir para sua formação cultural e atuação profissional.

Mais informações no site da Unoeste ou pelo telefone (18) 3229-2077.
Divulgação
Foto: Débora André

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

RIBEIRÃO PRETO | Carnaval de Rua celebra o maracatu




O Bloco Os Alegrões relembra os carnavais de rua e sua manifestação é livre e popular. Inspirado nas troças de frevo, cortejos de maracatus de Pernambuco e nos blocos de rua do Rio de Janeiro, o bloco, a cada ano, compõe uma marchinha e constrói um boneco gigante ou uma grande alegoria. Para 2012 se inspira no Maracatu, expressão riquíssima do carnaval pernambucano.

Serviço

CARNAVAL DE RUA - BLOCO OS ALEGRÕES - SESC Ribeirão Preto
Concentração Praça Sete de Setembro.
Apoteose Esplanada da Praça XV
Dia 19 de fevereiro de 2012 (domingo), às 16h.
Grátis
Livre para todos os públicos
Apoio: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal da Cultura.

Foto: Clarissa Lima/Divulgação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VINHEDO | Hopi Hari lança serviço de ônibus em hotéis para o Carnaval


Visitantes hospedados em São Paulo ou Campinas contarão com transporte até o parque
O Hopi Hari, parque localizado em Vinhedo (SP), lança no período de Carnaval o serviço Hopibus Hotel, que traz facilidades para os visitantes nos dias de folia. Os Hopibus (ônibus que fazem o transporte para o parque) estarão disponíveis em hotéis parceiros localizados nas cidades de São Paulo e Campinas para o transporte até o parque e para o retorno até os locais de hospedagem. Após o Carnaval, o serviço se tornará fixo.

A lista de hotéis pode ser consultada através do site. Caso o visitante se hospede em um local que não consta na lista, é possível incluí-lo no roteiro do Hopibus. Os turistas que quiserem ir a São Paulo ou Campinas e ainda não têm o pacote fechado, ou queiram obter mais informações sobre o Hopibus Hotel, podem contar com o Canal de Turismo do Hopi Hari, que auxilia o visitante a organizar hospedagem, transporte aéreo ou terrestre e passaporte para o parque ou pelo e-mail turismo@hopihari.com.br.

Durante o Carnaval, o visitantes poderão curtir as novas atrações da região de Infantasia, dedicada às crianças, que agora está tematizada com os personagens que as famílias adoram, os Looney Tunes, incluindo Pernalonga, Patolino, Taz, Piu-Piu e Frajola. São oito novas atrações, como o Konfront – baseado na história do marciano Marvin – e o Trakitanas, que tem como tema a eterna perseguição de Coiote a Papa-Léguas.

Outra grande atração será encontrada em Mistieri, região do Simulakron e da Vurang: o Tiranossauro-Rex Brutamontis, sucesso nas Férias Mágicas 2011, que retornou ao parque e faz aparições cinco vezes ao dia, de hora em hora, das 14h às 18h. O dinossauro possui tecnologia avançada que permite movimentos perfeitos de garras, boca, olhos e patas, criando um impressionante ambiente de realidade.

Serviço
Carnaval 2012 no Hopi Hari
Quando: de 17 a 21 de fevereiro – das 10h às 19h
Onde: Rodovia dos Bandeirantes, km 72– Vinhedo – São Paulo.
Gratuidade: Crianças até 1 metro (acima de 1 metro pagam valor integral) e adultos com mais de 65 anos.


Divulgação

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ESTADO DE SP | Rede de varejo Leroy abre vagas para recém formados




A Leroy Merlin Brasil abre o seu processo de seleção para novos talentos com a 4ª Edição do Programa Jovens Profissionais. São 15 vagas para recém formados interessados em posições de liderança, no futuro, em uma empresa igualmente jovem que valoriza a diversidade e que está em processo de consolidação no país.

As inscrições começam em 13 de fevereiro e vão até 26 de março de 2012. As vagas oferecidas são para as cidades de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Curitiba e Grande Porto Alegre. O programa tem duração de até 24 meses e os selecionados participarão de treinamentos técnicos e comportamentais, além de atuar diretamente nas lojas da rede. Durante todo o período, o Jovem Profissional será orientado por um Tutor, Gerente ou Diretor da empresa destinado a dar suporte para o aprendizado profissional e transmitir os valores e cultura da Leroy Merlin.

Oportunidades de Vagas:

Comércio / Local das Vagas: São Paulo – capital e interior, Grande Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro

Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Desenvolvimento de Produto ou Projetos e Obras / Local das Vagas: São Paulo

Todas as etapas são eliminatórias e seguem o cronograma abaixo:
·         Inscrições on-line: de 13 de fevereiro até 26 de março de 2012, pelo site 
·         Testes de Lógica e Atualidades: fevereiro a abril
·         Dinâmica de Grupo e Entrevistas Individuais: abril e maio
·         Painel e Entrevistas com os Gestores: junho
·         Contratação: julho/2012

“Buscamos jovens comprometidos que desejem transformar suas carreiras e a própria empresa com novas ideias. A Leroy Merlin valoriza o conceito da iniciativa construtiva e por isso nos destacamos como uma empresa que consegue unir, no mesmo ambiente,  profissionalismo e seriedade a um clima informal e agradável. Queremos que o Jovem Profissional perceba a essência de nossa cultura. Não somos uma empresa pronta, queremos que os jovens construam conosco”, afirma Cynthia Serotti, diretora de Recursos Humanos da Leroy Merlin Brasil.

Pré-requisitos aos Jovens Profissionais:     

*Formação superior nível bacharelado concluída entre dezembro/2007 e dezembro/2011, nos cursos relacionados às áreas de:

·         Administração
·         Engenharias
·         Psicologia
·         Pedagogia
·         Marketing
·         Arquitetura
·         Ciências Econômicas
·         Ciências Contábeis
·         Varejo
·         e/ou pós-graduação nestas áreas

*Mobilidade e disponibilidade para trabalhar nos finais de semana

Serviço

Programa Jovens Profissionais Leroy Merlin 2012
Inscrições de13 de fevereiro a 26 de março de 2012, pelo site: www.jovensprofissionais2012.com.br


Divulgação

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BOITUVA | Diversão se encontra em terra firme e nas alturas

Cidade é conhecida como capital do paraquedismo e conta ainda com diversos atrativos naturais.


Divulgação

Distante a 100 quilômetros da capital paulista, Boituva é uma boa opção de viagem tanto para os que gostam de aventura quanto para quem quer simplesmente relaxar. Os turistas encontram como grande atrativo o Centro Nacional de Paraquedismo. Conhecido como área de salto de Boituva, é considerado referência nacional e internacional do paraquedismo.

Também é possível curtir mais aventura nas alturas com um passeio de balão. O voo dura cerca de uma hora e a visão de dezenas de quilômetros em todas as direções, numa combinação fantástica entre paisagem e liberdade, é encantadora.


Divulgação
Já em terra firme, os visitantes têm à disposição diversos haras, pesqueiros e chácaras, nos quais pode-se passar momentos de descontração com a família e ainda desfrutar as fontes de água natural. No Parque Ecológico, o turista encontra diversas trilhas e vários viveiros de pássaros que abrigam exemplares raros como o Maracanã Nobre, Papagaio do Peito Roxo, Tucano do Bico Verde, entre outros.

O Acampamento Radical de Boituva é uma opção para todos aqueles que gostam de esportes, aventura e de contato com a natureza. O local conta com diversões como tirolesa, paintball, quadras de vôlei e futebol, piscinas, cavalos para montarias, charretes, arco e flecha, beisebol e alpinismo.

Já na parte histórica, o visitante confere, no Museu do Tropeiro, várias peças que retratam um pouco dos costumes do povo que percorria os caminhos do interior do estado. A Igreja Matriz de São Roque também atrai diversos olhares. Além de ser um ponto de encontro da população, o santuário recebe várias festividades religiosas.

No Centro de Eventos Francisco Gianotti é onde são promovidas as festas tradicionais da cidade como a Boituvana, festa em comemoração ao aniversário do município promovida no mês de setembro e a Festa de São Roque, em homenagem ao padroeiro local.

Os turistas podem aproveitar, ainda em janeiro, o Projeto Verão em Boituva com diversas apresentações musicais gratuitas. As atrações começam no dia 25, na Praça dos Quiosques, data em que o local será inaugurado, e seguem até o dia 29.

Do Portal do Governo do Estado


RIBEIRÃO PRETO | Projeto de Biblioteca-parque para a cidade

Projeto da biblioteca em RP
Ribeirão Preto vai ser a primeira cidade do interior do Brasil a ter uma biblioteca-parque, anunciou o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, na segunda-feira (6), no Palácio do Rio Branco. Para o sertanezino que já foi Secretário da Cultura de Ribeirão Preto, "gastar com livros é investir no futuro".

O projeto de instalação da Biblioteca Pública Municipal Guilherme de Almeida terá um investimento de  R$ 4,5 milhões. O projeto abrange a transferência do atual acervo da biblioteca Guilherme de Almeida, que funciona acanhadamente (em 250m²) na Casa da Cultura, para o espaço da antiga fábrica de tecidos Matarazzo.

O novo formato adotado foi inspirado no modelo "biblioteca-parque" das cidades de Medellín e Bogotá, na Colômbia. Esse novo conceito comporta além dos livros, espaços para cinema, exposição, leitura, alfabetização, teatro e outras ferramentas culturais.

"Quem inventou esse conceito foram os colombianos que utilizaram esse espaço para combater a pobreza, a criminalidade e aumentar os níveis de inserção social", explica Amorim. Para ele, o prédio será um grande "shopping center gratuito da leitura".

"As pessoas vão nesse lugar para ler, passear, aprender, ser alfabetizado, enfim, Ribeirão será um grande modelo, um grande laboratório para todo o país", completou.

Complexo - A nova biblioteca faz parte do Complexo Cultural Matarazzo, projeto encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado. A lei estabelece que na antiga fábrica de tecidos sejam instalados a Secretaria da Cultura, o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Biblioteca Parque Guilherme de Almeida e o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Além dos 10 mil metros quadrados destinados à Fatec, aprovado anteriormente, em maio de 2011.

Do montante de R$ 4,5 milhões, R$ 800 mil partiram da Prefeitura e R$ 3,7 milhões vieram do Ministério da Cultura (MinC). Serão R$ 4 milhões destinados à obra e os outros R$ 500 mil para o acervo e mobiliário da biblioteca.

Ainda conforme Galeno Amorim, assim que a Prefeitura Municipal concluir o cronograma do projeto, entre maio e junho, a obra terá início.

"É fundamental ter investimentos nessa área, porque gera um impacto fabuloso na cultura da cidade", ressaltou. Para Galeno, a obra é o pontapé inicial para uma causa importante que é "a recuperação e defesa do patrimônio histórico da cidade". "Nós estamos promovendo o acesso à leitura e ao mesmo tempo resgatando parte da história de Ribeirão", disse.

Arquitetura - O projeto prevê duas portarias, uma entrada pela Via Norte e outro acesso pela avenida Costa e Silva. Será construído um estacionamento amplo na parte de baixo, na região da Via Norte. A biblioteca funcionará em duas edificações, somando 2 mil metros quadrados de área total. Serão feitas duas paredes de proteção para os outros prédios que serão restaurados futuramente.

"A proposta de uso dos outros prédios ainda está em fase de captação de recursos. O prédio que pretende abrigar o Arquivo Público tem um valor estimado em R$ 9 milhões para todo o restauro, valor que ainda será captado" esclareceu a secretária da Cultura Adriana Silva.

Outro projeto anunciado por Galeno e que deve ter início em março é o Agentes da Leitura, em que jovens com idade entre 16 e 19 anos, visitam bairros e entidades para falar de literatura, ler histórias e emprestar livros às pessoas.

"Esse projeto é importante não só para o cidadão se tornar mais culto, mas principalmente para se preparar para a vida, ampliar o universo e as possibilidades. Nós queremos que o livro interfira na vida das pessoas", acrescentou Amorim. Serão contratados, de imediato, 80 agentes em Ribeirão, que vão ganhar R$ 350 por mês para apoiar instituições e levar a leitura aos bairros.

"Temos visitado diversas cidades do Brasil que não têm recebido verbas há anos e vivem de doações, sem verba alguma ou investimento da administração pública, mas Ribeirão tem um cenário literário muito forte", disse.

Divulgação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SÃO LUIZ DO PARAITINGA | Carnaval Amora em Flor termina preparativos

Preparativos estão a todo vapor para os cinco dias de folia no município.


Os preparativos para o Carnaval Amora em Flor de São Luiz do Paraitinga estão a todo vapor. Nos ateliês das costureiras, muito trabalho para terminar as fantasias, especialmente as de chita que serão destaque na festa deste ano. A correria não é diferente para os artesãos que confeccionam os adereços carnavalescos e para os músicos que ensaiam as tradicionais marchinhas.

Até o dia 27 de janeiro os participantes do Festival de Marchinhas ensaiam todos os dias para que nenhuma composição deixe a desejar durante a grande final do concurso no dia 28 de janeiro. Assim que o evento terminar o corre e corre continua para agilizar a programação do Carnaval, reconhecido pela alegria e originalidade de seu povo e pela beleza da paisagem que adorna a folia.

O que não faltará é animação entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Blocos tradicionais e bandas garantem muita diversão na Praça de Eventos para moradores e visitantes de São Luiz do Paraitinga. A expectativa é reunir 150 mil pessoas durante a festa.

*PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 17 de fevereiro
21h30 – Saída do Bloco do Canário (Largo do Rosário)
22h – Bloco do Rei Canário
22h30 – Saída do Bloco do Lençol (Largo do Rosário)
23h – Bloco do Lençol
23h30 – Saída do Bloco Misto Quente (Largo do Rosário)
00h – Bloco Misto Quente
00h – Banda Cincopado (Praça do Carnaval)
00h30 – Saída do Bloco do Lobisomem (Rua do Mercado)
01h – Bloco do Lobisomem
Sábado, 18 de fevereiro
10h – Charanga do Quadô (Praça Alto do Cruzeiro)
11h30 – Saída do Bloco Juca Teles (Largo do Rosário)
12h – Bloco Juca Teles
15h – Banda Quar' de Mata (Praça do Carnaval)
17h – Saída do Bloco da Saúde (Rua do Mercado)
17h30 – Bloco da Saúde
18h – Tânia Moradei e Banda (Mercado Municipal)
19h30 – Saída do Bloco Bicho de Pé (Mercado Municipal)
20h – Bloco Bicho de Pé
20h30 – Grupo Paranga (Praça do Carnaval)
22h – Saída do Bloco do Etesão (Largo do Rosário)
22h30 – Bloco do Etesão
00h – Banda Estrambelhados (Praça do Carnaval)
00h30 – Saída do Bloco da Coruja (Largo do Rosário)
01h – Bloco da Coruja
Domingo, 19 de fevereiro
10h – Bloco Infantil (Rua do Mercado)
12h30 – Saída do Bloco Maria Gasolina (Rua do Mercado)   
13h – Bloco Maria Gasolina
15h – Bloco do Bebebum (Praça Dr. Oswaldo Cruz)
15h – Banda Estrambelhados (Mercado Municipal)
15h30 – Concurso de Fantasia Infantil (Praça Dr. Oswaldo Cruz)
17h30 – Bloco da Maricota (Praça Dr. Oswaldo Cruz)
18h – Baroni e a Loukomotiva Kabereka (Mercado Municipal)
19h30 – Saída do Bloco do Saci (Rua do Mercado)
20h – Bloco do Saci
20h30 – Banda Confrete (Praça do Carnaval)
22h30 – Saída do Bloco Pé na Cova (Largo do Rosário)
23h – Bloco Pé na Cova
00h – Tânia Moradei e Banda (Praça do Carnaval)
00h30 – Saída do Bloco do Balacobaco (Largo do Rosário)
01h – Bloco do Balacobaco
Segunda-feira, 20 de fevereiro
10h – Bloco Infantil (Rua do Mercado)
15h – Banda Confrete (Mercado Municipal)
16h30 – Saída do Bloco Pai do Troço (Largo do Rosário)
17h – Concurso Pai do Troço de Fantasia
17h30 – Bloco Pai do Troço
18h – Grupo Paranga (Mercado Municipal)
18h30 – Saída do Bloco do Caipira (Largo das Mercês)
19h – Bloco do Caipira
20h30 – Banda Quar’ de Mata (Praça do Carnaval)
21h – Saída do Bloco Cruis Credo (Largo do Rosário)
21h30 – Bloco Cruis Credo
23h – Saída do Bloco do Caetê (Largo do Rosário)
23h30 – Bloco do Caetê
00h – Banda Loukomotiva Kabereka (Praça do Carnaval)
00h30 – Saída do Bloco do Urubu (Largo do Rosário)
01h – Bloco do Urubu
Terça-feira, 21 de fevereiro
10h – Bloco Infantil (Rua do Mercado)
15h – Grupo Desemboca (Mercado Municipal)
15h – Saída do Bloco do Barbosa (Rua do Mercado)
15h30 – Bloco do Barbosa
15h30 – Saída do Bloco da Pipoca (Largo do Rosário)
18h – Bloco da Pipoca
19h – Saída do Bloco do Casarão (Largo das Mercês)
19h30 – Bloco do Casarão
21h – Saída do Bloco Espanta Vaca (Largo do Rosário)
21h30 – Bloco Espanta Vaca
22h30 – Saída do Bloco Pé na Cova (Largo do Rosário)
23h – Bloco Pé na Cova
00h – Banda Cincopado (Praça do Carnaval)
00h30 – Saída do Bloco Bico do Corvo (Largo do Rosário)
01h – Bloco Bico do Corvo
Mais informações no site http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745
www.adcomunicacao.com.br

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ÁGUAS DE LINDÓIA | Bem-estar com fontes medicinais e muita natureza

Cercada de belas paisagens e águas curativas, Águas de Lindóia reserva muitas histórias. Foi falando dela que o padre italiano Carmine D´Angelo, da cidade de Socorro - vizinha da atual Águas de Lindóia - escreveu para seus amigos Henrique e Francisco Tozzi, na Itália, contando sobre as belezas da "América". Isso aconteceu em 1900. Naquela época, Henrique e Francisco, o primeiro tamb´me padre e o segundo, médico, seguiram o conselho do amigo e vieram ao Brasil.

Foi quando, já em Águas de Lindóia, padre Henrique mandou chamar o médico Tozzi para examinar um eczema de pele que o incomodava muito e resistia a todos os tratamentos. Quando o Dr. Tozzi chegou, encontrou-o curado e ficou muito surpreso em descobrir que as águas de uma fonte da região haviam feito isso. Desse dia em diante, Dr. Tozzi dedicou sua vida à pesquisa daquelas fontes minerais. Thermas em 1916, estância em 1938 e município em 1953, Águas de Lindóia soube se modernizar conservando a tranqüilidade de suas ruas, preservando suas paisagens e mantendo as características preciosas de suas águas, que formam hoje um dos mais importantes parques minerais do planeta.

O Balneário de Águas de Lindóia é o ponto central histórico e turístico da cidade, construído exatamente sobre as fontes de águas quentes, que colaboram no tratamento de cálculos renais, ácido úrico, eczemas, cefaléias, artrites, reumatismos e problemas circulatórios. No local, o turista pode contar com banhos de imersão; stangerbad - tratamento único na América Latina indicado em casos de artrose, gota, artrite, contratura muscular e formigamento das extremidades; hidromassagem; ducha escocesa; sauna: banho de espuma; massagens e inalação.

Localizada na Serra da Mantiqueira, em uma bacia cercada por picos e morros, as paisagens também não deixam nada a desejar. O Morro Pelado é uma das principais atrações turísticas com mais de 1.400m acima do nível do mar. A vista privilegiada de 360 graus descortina toda a região, incluindo a cidade vizinha, Monte Sião, em Minas Gerais. Lá, para os mais aventureiros, está instalada uma plataforma de vôo livre de asa delta.

Outro morro que merece destaque é o Morro do Cruzeiro, no centro da cidade, com um mirante perfeito para apreciar o pôr do sol. Local ideal para respirar um ar puro, tirar fotos e ainda filmar o monumento do Cristo. Também no centro da cidade, a Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx, preserva um grande lago, uma linda fonte luminosa e muita área verde. Para curtir a visitação, passeios a pé ou de charretes para adultos e crianças. Além disso, vale conferir a programação para o espaço cultural com concha acústica da praça. E ainda se sobrar um tempinho no centro, vale a pena uma visita à capela da padroeira da cidade, a Capela Nossa Senhora das Graças. Assim, fechamos o ciclo turístico que conta um pouco desta história banhada por águas curativas em belas paisagens.


Com informações do Governo de SP


ARARAS | Praça 1º de Maio recebe projeto “Arborização”

Divulgação

O Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, plantou 56 mudas de espécies nativas na Praça 1o de Maio. Cada muda está identificada com nome científico e popular. A revitalização da Praça “1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho”, no Jardim Nova Olinda, também contou com projeto “Arborização”. O trabalho atendeu uma reivindicação dos moradores e foi realizado pelo Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço de Água e Esgoto e Meio Ambiente de Araras) em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais.

Pelo projeto, a praça recebeu 56 mudas de espécies nativas como pau-brasil, quaresmeira, Ipê branco, aroeira pimenteira, angico vermelha e pau-formiga. As mudas foram plantadas após um detalhado estudo das características do local como rede de distribuição de energia elétrica, largura da calçada e da via pública, entre outros, que garantiram a escolha adequada quanto ao porte e os exemplares de mudas mais indicado para cada espaço.

O diretor do Departamento do Meio Ambiente, Raul de Barros Winter, explicou que cada espécie plantada na Praça 1º de Maio também está identificada com o nome científico e popular, o que além de garantir a arborização adequada incentivando a conscientização ambiental. Segundo Winter, o projeto de arborização, que tem várias funções importantes, como a contribuição para a absorção de poluentes, diminuição de temperaturas e diminuição de ruídos, também será repetido em outros espaços públicos.

Redação com informações da Prefeitura de Araras

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PIRAJU | Belezas do Rio Paranapanema reinam absolutas

Remotamente, a agradável estância turística de Piraju, a 330 km da capital, era denominada como "Tijuco Preto", ou "caminho de entrada". Quando mais tarde foi elevada ao status de vila, a cidade foi rebatizada Piraju, significando peixe amarelo - ou pira-yuba, em guarani. De certo, pela abundância de peixes contidos no rio Paranapanema, que banha a cidade em quase toda a sua extensão.

O Paranapanema - um dos rios mais importantes de São Paulo, divisando este com o estado do Paraná -, diante da devastação ambiental do último século, permanece como uma fonte de vida e acesso à natureza em estado bruto, disponível para quem visitar Piraju. Diversas atrações estão vinculadas ao rio.

Para quem gosta de esportes radicais, a cidade propicia por meio aquático o boia cross, o rafting (para os adeptos do esporte, destaque para o trecho com forte queda d'água conhecido como "Garganta do Diabo") e o passeio de caiaque, todos eles disponibilizados por uma empresa de turismo especializada. 

Também há passeios fluviais para a família, como o "PiraBarco" (viagem de 40 minutos pelo rio, com vista panorâmica da cidade) e o ameno passeio de pedalinho. Nesse mesmo local, é possível provar as porções de peixes diversos, que são os petiscos tradicionais da região.

Já o Parque Fecapi é um recinto para exposição agroindustrial municipal, e oferece vista panorâmica para o Paranapanema, além de ser apropriado para camping, pesca, canoagem e esporte hípico. O Iate Clube da cidade também é uma opção de lazer e acesso ao rio, para a família banhar-se com segurança. Além disso, nas redondezas da cidade é possível visitar belas cachoeiras, algumas delas presentes na Fazenda Capitão Mourão.

No centro da cidade os visitantes podem conferir a Igreja Matriz São Sebastião, construída em 1933, em estilo gótico, que abriga a imagem de São Sebastião, de origem italiana, esculpida em madeira entre 1.600 e 1.700. A Igreja está localizada dentro da praça Ataliba Leonel, onde também há eventualmente feiras livres com comes, bebes e produtos artesanais.

Em tempo: Piraju, a despeito do seu tamanho modesto, possui características no mínimo inusitadas, para não dizer vanguardistas: em 1912, foi a primeira cidade do Brasil a ter luz elétrica (um ano antes do Rio de Janeiro). Cidade Luz.


Do Portal do Governo do Estado

 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TAPIRAÍ | Caminhoneiro encontra 246 livros enterrados

Imagem de G1
Um caminhoneiro que passeava com o sobrinho anteontem encontrou 246 livros enterrados em uma trilha de Mata Atlântica que circunda a cidade de Tapiraí, na região de Sorocaba, a cerca de 136 km de São Paulo. Entre os exemplares estavam romances de autores brasileiros e estrangeiros, volumes de enciclopédias e livros didáticos.

As obras tinham um carimbo da biblioteca municipal da cidade. O caminhoneiro Everson Cordeiro retirou a terra e recuperou os exemplares. Com um carrinho de mão, levou o achado para a delegacia da Polícia Civil.

Ontem, a secretária de Educação do município, Sandra Regina Pedroso, anunciou a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido. De acordo com ela, a biblioteca da cidade costuma fazer a doação de exemplares repetidos para associações municipais de bairros, mas o descarte de livros não é autorizado.
Uma parte dos exemplares foi doada à biblioteca pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), por intermédio de um funcionário que tem propriedade em Tapiraí. A Polícia Civil também abriu investigação para apurar possível dano ao patrimônio público.

No dia 5 de janeiro, cerca de 500 livros didáticos foram encontrados queimados no pátio da Escola Municipal Zezé Sales, em Analândia (SP). Moradores acionaram um vereador, que chamou a polícia. O fato está sendo investigado.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

HOLAMBRA | Expoflora antecipa venda de ingressos com até 53,5% de desconto


Tradicional chuva de pétalas
(Foto: Humberto de Castro) 
A promoção é válida para as compras feitas por meio da Central de Reservas apenas para grupos de, no mínimo, 20 pessoas. As vendas antecipadas são limitadas a cinco mil unidades/dia. A 31ª Expoflora será realizada de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, distante 40 km de Campinas.

A Expoflora, a maior exposição de plantas e flores ornamentais da América Latina realizada anualmente em Holambra, (140 km da capital paulista) iniciou a venda antecipada de ingressos para a edição 2012. O evento ocorrerá no período de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h.
Os ingressos promocionais para a 31ª edição, com descontos de mais de 50%, são limitados a cinco mil unidades por dia e apenas podem ser adquiridos na Central de Reservas da Expoflora para grupos de, no mínimo, 20 pessoas. Os descontos, escalonados, serão concedidos para as vendas concretizadas até 5 de agosto, ou até que se esgote o limite diário dos ingressos antecipados.

Na bilheteria os ingressos custarão R$ 30,00. O contato com a Central de Reservas pode ser feito pelo telefone (19) 3802-1499 e pelo e-mail reservas@expoflora.com.br. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 h.


Piet Schoenmaker, símbolo da Expoflora, recebe
os visitantes de braços abertos (foto: Humberto de Castro)
Descontos escalonados

Para os grupos que realizarem o pagamento dos ingressos antecipados até 15 de junho, os ingressos custam R$ 14,00. Para compras até 15 de julho, cada entrada sai por R$ 15,00 e, para quem adquirir o bilhete até 5 de agosto, o valor será de R$ 20,00.

Para cada 20 (vinte) ingressos antecipados adquiridos, será concedida uma cortesia. Todos os bilhetes antecipados comprados junto à Central de Reservas serão enviados exclusivamente por Sedex, a partir do dia 15 de agosto de 2012. Crianças até cinco anos não pagam.

A tradicional Chuva de Pétalas da Expoflora

“O amor em cores e flores”
Esse ano, o tema da exposição de arranjos florais, uma das principais atrações da Expoflora, é “O amor em cores e flores”. Entre as atrações fixas estão, também, a 8ª Mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa & Meu Jardim, a Chuva de Pétalas, o passeio turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores, as danças folclóricas e a culinária holandesa.

O nome Holambra, cidade onde o evento acontece, é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Trata-se de uma antiga colônia holandesa localizada a 140 km da Capital de São Paulo e a 40km de Campinas. Com apenas 10 mil habitantes, o município responde por 40% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações. Durante o mês do evento, a cidade recebe cerca de 300 mil visitantes.

SERVIÇO

31ª Expoflora

Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Informações para o público: (19) 3802-1499 ou pelo e-mail reservas@expoflora.com.br

Divulgação


PIRACICABA | Belas paisagens e atrativos culturais


Piracicaba possui belezas naturais, culturais e interessantes pontos históricos. Distante 160 quilômetros de São Paulo, a cidade é conhecida como Capital Mundial do Humor. A cada ano realiza a mostra oficial de trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras, chamada Salão Internacional de Humor.

Um dos seus principais cartões-postais é o Centro Cultural Estação Paulista. O espaço é utilizado para diversas manifestações artísticas e, no parque ao lado, é possível praticar atividades esportivas. Até a década de 1970, o local abrigava a antiga Estação da Cia. Paulista que transportava passageiros até Campinas.

No Museu da Água Francisco Salgot Castillon os turistas podem conferir as espécies de peixes do Rio Piracicaba e conhecer a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Já no Mirante, é possível ter uma bela vista e tirar fotos do Salto do Rio Piracicaba. O local também tem um parque infantil, uma fonte e um belo painel histórico da cidade.

No Rio Piracicaba, os visitantes podem aproveitar para pescar ou praticar esportes aquáticos. Sobre o mesmo, está localizada a Ponte Pênsil, outro ponto turístico com grande destaque.
Na parte religiosa, Piracicaba possui construções que encantam os turistas. Um bom exemplo é a Catedral de Santo Antônio. A paróquia conserva o centro da vida litúrgica da cidade e foi erguida no mesmo local da antiga Igreja Matriz.

Também muito visitada é a Igreja Sagrado Coração de Jesus, conhecida como "Igreja dos Frades". Situa-se na movimentada Praça Papa João XXIII e foi inaugurada em 25 de junho de 1965, dia em que é realizada a festa que leva o nome da igreja.

Os turistas ainda podem aproveitar diversas festividades ao longo do ano. O Carnaval é uma boa opção para resgatar o brilho do passado, o grande destaque nas ruas são as marchinhas. Acontecem ainda as Festas do Artesanato, do Milho Verde, da Polenta e do Vinho.

Piracicaba traz uma curiosidade em seu nome. A palavra, em tupi-guarani, significa "lugar onde o peixe para". E neste contexto, a iguaria tornou-se a base dos pratos típicos degustados pelos turistas. A cidade ainda ganha destaque na produção de pamonhas e também é conhecida como a "capital nacional da cachaça".


Do Portal do Governo do Estado


SÃO ROQUE | Prefeitura assina convênio com Procon-SP

O diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, e o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, assinaram convênio para implantação do Procon na cidade. A partir da assinatura com São Roque, a Fundação Procon-SP passa a contar com 249 municípios conveniados, com uma cobertura de praticamente 90% da população do Estado.

As primeiras ações na cidade serão realizadas em março, mês em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, quando está prevista a inauguração do Procon municipal. "Vamos levar o Procon Móvel para atendimento e orientação da população de São Roque, bem como palestra dirigida aos comerciantes locais abordando os direitos do consumidor".

O convênio visa etabelecer o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor no município, difundir a prestação de serviços realizados junto à população e auxiliar consumidores na conscientização de seus direitos. A Fundação Procon-SP dará apoio técnico e jurídico ao novo órgão conveniado.

Segundo Paulo Arthur, São Roque é uma estância turística com cerca de 80 mil habitantes, que agora contarão com o suporte de um órgão de defesa do consumidor.

Do Procon-SP

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mais 8 hospitais estaduais de SP terão odontologia hospitalar


Pioneiro no País, foi lançado no dia 1 de fevereiro o programa Sorria Mais São Paulo. O projeto visa integrar o trabalho realizado por dentistas ao das equipes multidisciplinares, formadas por médicos, profissionais de enfermagem, nutrição e assistência social, entre outros e será implantado em toda a rede de hospitais estaduais.

O projeto-piloto foi implantado em agosto de 2011 no Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, o maior público do ABC paulista. O objetivo é garantir a manutenção da saúde bucal tanto dos pacientes internados como também os portadores de doenças crônicas atendidos regularmente nas unidades.

Além do Mário Covas, outros sete hospitais da rede estadual deverão receber o programa neste ano: Hospital Geral do Grajaú, na capital, Hospital Geral de Carapicuíba, na Grande São Paulo e, no interior, os hospitais estaduais do Vale do Paraíba (Taubaté), Bauru, Américo Brasiliense e Sumaré, além do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A expectativa é de que até 2014 toda a rede hospitalar estadual ofereça acompanhamento odontológico a pacientes internados. O investimento projetado, quando o projeto estiver em todos os hospitais, é de R$ 35 milhões por ano.

Hoje o acompanhamento odontológico acontece em hospitais especializados, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas). A proposta é ampliar este tipo de atendimento aos hospitais gerais da Secretaria da Saúde, que normalmente possuem apenas serviço de atendimento buco-maxilo.

A partir da experiência implantada no Hospital Estadual Mario Covas, o governo irá expandir o programa a outros hospitais da rede pública estadual, em parceria com as faculdades públicas de odontologia, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

Benefícios da odontologia hospitalar

Nos três meses de Projeto Piloto no Hospital Mário Covas foi possível verificar os seguintes benefícios aos pacientes:

* Crianças portadoras de determinados tipo de câncer, que receberam metotrexato (droga que tem como efeito colateral ulcerações em boca), no atendimento odontológico tiveram os focos de infecção removidos, além de dicas de como higienizar a boca durante quimioterapia. Nesta fase foi possível zerar a reinternação dessas crianças, que começaram a se alimentar normalmente pela boca (não precisaram de sonda). Não tiveram dificuldades pra falar e passaram a receber menos medicação para dor e menos antibióticos;

* Pacientes psiquiátricos graves, que estavam completamente abalados por dor de dente ficaram menos agitados com o atendimento odontológico;

* Foi possível, ao cirurgião dentista presente no Mário Covas, identificar o que posteriormente foi confirmado como diagnóstico de um sarcoma de Kaposi (tumor maligno) em um paciente portador de HIV;

* Aos pacientes da UTI, o dentista pôde avaliar se algum foco de infecção estava comprometendo seu estado de saúde. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CASA BRANCA | Internet sem fio gratuita

A partir deste ano, o Acessa SP disponibiliza aos usuários acesso à Internet sem fio. Nesta fase inicial, a rede sem fio será instalada em cem unidades. A novidade possibilita o acesso gratuito à Internet pelo celular, tablet ou computadores portáteis, dentro dos postos ou no entorno deles.

Distante 229 quilômetros da cidade de São Paulo e com 28 mil habitantes, o Município de Casa Branca é um dos contemplados com a iniciativa do Acessa SP. Todo mês, “cerca de 2 mil pessoas frequentam a unidade”, comenta a monitora Vânia Aparecida Dias.

Entre as principais atividades realizadas pelos usuários, estão: “acesso às redes sociais, elaboração de currículos e procura de empregos”, enumera Vânia. Criado há 12 anos, o programa Acessa SP realizou 58 milhões de atendimentos, possui 627 postos e está presente em 535 municípios. Para auxiliar o público, 1.161 monitores estão envolvidos no programa.

“Em Promissão, a Internet é uma forma gratuita para todos os moradores, tanto da zona urbana quanto da rural, utilizarem informações a fim de melhorar o conhecimento em todos os aspectos da vida. Com ela, as famílias podem se comunicar sem custos, de maneira rápida e até visualizando aqueles parentes que estão em lugares distantes”, conclui Barbosa.


Governo de SP

ANIVERSÁRIO DE ITU | Cidade completa 402 anos

Itu completa hoje, em 2 de fevereiro, 402 anos. A cidade é famosa no estado de São Paulo por conta de lá tudo ser supostamente exagerado, como o orelhão e o semáforo gigantes que ficam na praça Padre Miguel, encravada na parte central da cidade, talvez o principal ponto turístico e referência de Itu. Mas por que razão a cidade levou tal fama? Um comediante foi o responsável direto por esse exagero todo: o ituano Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como Simplício.

Formado no circo, Simplício fez parte de uma trupe itinerante e acabou por conhecer o ator Manuel da Nóbrega, nos anos 60. Participou de diversos programas em emissoras na capital paulista, como o antológico "Praça da Alegria", pioneiro no humor televisivo no Brasil, exibido na TV Tupi. Simplício interpretava um personagem caricato, e seu mote era que tudo o que vinha de Itu era descomunal e exagerado. O humorista caiu nas graças do público, e a cidade de tabela ganhou a fama e adotou-a como seu mote turístico.

Entretanto, Itu já era uma cidade conhecida por conta de sua importante participação em determinado período histórico. A participação de Itu na política ocorreu data da época da criação da Magna Convenção do Partido Republicano, em 1873, deflagrado por conta de desentendimentos entre os políticos e os fazendeiros ituanos acerca do preço do açúcar, o que acabou precipitando o movimento republicano no país.

O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial, sendo depois substituído gradativamente pelo café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.

Conheça alguns pontos turísticos da cidade:


Fonte: Itu.com.br


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Grupo do Projeto Guri viaja aos EUA


Alunos do Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, viajam, dia 7 de fevereiro, a Detroit (Michigan, EUA) para se apresentarem no campeonato musical dos estudantes da Sphinx, ONG norte-americana que tem como missão promover a música clássica junto a grupos de jovens, sobretudo negros e latinos.

O grupo de referência de cordas da regional de São José do Rio Preto, formado por 18 alunos dos polos de Catanduva, Nova Granada, Votuporanga, Novo Horizonte, Guapiaçu, José Bonifácio e Rio Preto, participará, a convite da Sphinx, da apresentação de abertura do evento, no dia 8 de fevereiro – ficando na cidade até o dia 12 para participar de diversas atividades junto aos alunos da instituição americana. A proposta do intercâmbio nasceu de um encontro entre a Sphinx e a Amigos do Guri no ISPA – International Society for the Performing Arts, um dos mais importantes congressos internacionais de música.

O intercâmbio cultural entre as duas instituições teve início em setembro de 2011, quando quatro musicistas da Sphinx estiveram em Rio Preto para participar de diversas atividades com educadores e guris, ação que foi finalizada com uma aula-espetáculo gratuita e aberta ao público no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

“O Guri é hoje a base do programa de formação musical do Estado e, sendo assim, incentivar intercâmbios culturais, seja entre músicos de diferentes níveis de formação, seja entre artistas de diferentes países, possibilita uma maior troca de experiência, ampliando ainda mais o potencial desses jovens talentos”, explica o secretário da cultura, Andrea Matarazzo.

De acordo com Alessandra Costa, diretora-executiva da Amigos do Guri, organização gestora do Projeto Guri, a experiência desenvolvida pela Sphinx é referência para projetos sociais que trabalham com música. “A organização realiza um trabalho de ensino musical com aulas coletivas e individuais, voltado para jovens de escolas de comunidades negras e latinas de baixa renda. Aliando as aulas a concursos de performance, conseguiram em quinze anos contribuir pra uma maior presença de negros e latinos nas orquestras americanas”, destaca.
Divulgação

JAÚ | Coletores de lixo participam de Campanha de Doação de Sangue

O Hemonúcleo Regional de Jaú recebe nesta manhã (01/02), os coletores de lixo do Centro de Produção Municipal (Ceprom) — setor pertencente à Secretaria de Serviços Municipais de Jaú, para doação de sangue. O encarregado do setor de coleta de lixo, Wilson Pereira de Souza, foi o grande incentivador da ação.

Ele conta que há cerca de 15 anos é doador de sangue e sempre teve vontade de organizar uma campanha. “Recentemente recebemos uma mensagem da prefeitura pedindo para verificar se algum dos coletores gostaria de colaborar. Fui conversando com o pessoal e eles se prontificaram a ajudar”, disse.

Como o expediente começa cedo para os coletores, às 6 horas da manhã, os colaboradores realizarão as atividades normais do dia e, após o término do serviço, se dirigirão ao Hemonúcleo, por volta de 15h30. “Mesmo com a correria e o cansaço do trabalho, todos estão muito empolgados e emocionados em poder ajudar”, comenta o responsável pelas coletas. Dos 45 membros da equipe, cerca de 30 já confirmaram presença. Segundo Wilson, a maioria dos funcionários nunca doou e esta é uma grande oportunidade para que se tornem possíveis doadores frequentes.
 
Conscientização

O encarregado relata que além de colaborar com o Hemonúcleo e os 11 hospitais atendidos por ele, os coletores visam conscientizar a população jauense sobre a importância da doação de sangue. “Esperamos que nossa atitude mobilize as outras pessoas”.

A assistente administrativa do hemocentro, Márcia Cabañas, explica que campanhas como essa ajudam a normalizar os estoques de sangue e plaquetas. “A população de Jaú e região tem sido muito solidária e, certamente, esta parceria com os coletores de lixo fará com que a unidade receba ainda mais doações”, relata.

Serviço
O Hemonúcleo Regional de Jaú - Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, 150 - Jaú / SP
Informações: (14) 3602-1355 ou 3602-1356
Horário de atendimento: Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30.
Quartas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 20h.
Sábados, das 7h30 às 12h.

Para doar sangue você deve atender os seguintes requisitos:
  • Estar em boas condições de saúde e descanso;
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
  • Não utilizar medicamentos;
  • Não estar resfriado ou com gripe;
  • Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
  • Quem não fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;
  • Se for mulher, não estar grávida ou amamentando
DOE SANGUE. DOE VIDA.

Divulgação