Blog Institucional destinado à divulgação de ações da Consultlist Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de atrações turísticas, eventos culturais e de formação profissional no Estado de Sâo Paulo, nossa principal área de atuação.





terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ILHA DO CARDOSO | Paraíso ecológico com aventura, praias e cultura nativa

Aventura, contato com a natureza e convivência com comunidades caiçaras são as oportunidades que se abrem para quem visita a Ilha do Cardoso, no Litoral Sul de São Paulo, a última paragem no Estado, na fronteira com o Paraná.
A ilha faz parte do município de Cananeia, distante 265 km da Capital, de onde o turista pega uma embarcação, em geral escuna ou voadeira, para navegar por cerca de 6 km em águas estuarinas até uma das seis comunidades da ilha, onde poderá se abrigar.

As principais emoções da travessia inicial, que pode levar até três horas, dependendo do tipo de embarcação, são os golfinhos que surgem atraídos pelas marolas dos barcos na baía de Paranaguá. A população desses animais na região é estimada em 700 indivíduos, que podem ser principalmente observados em Itacuruçá, uma das oito praias da ilha, no limite Nordeste.

Conforme o barco adentra o Canal do Ararapira em direção do Sul, o turista começa a perceber a paisagem dominante na ilha e na região de entorno, marcada por manguezais, restinga e uma densa Mata Atlântica, que encobre as serras de Cananeia e as encostas da Ilha do Cardoso. Guarás, fragatas e outros pássaros podem ser facilmente observados.

A comunidade de Marujá, que reúne 55 famílias e perto de 200 pessoas, é a localidade mais conhecida da ilha, destino preferido dos cerca de 40 mil turistas que a visitam anualmente. Essa vila está assentada em uma área de restinga, na estreita faixa entre o canal e o mar na porção sul da ilha.
 
O turismo é a principal atividade de Marujá. As famílias de nativos abriram suas casas para os visitantes, que vão encontrar boa comida, ambientes simples e uma prosa recheada com histórias dos caiçaras, invadindo as noites enluaradas.

100% Natureza
A infraestrutura nas comunidades da Ilha do Cardoso é limitada. Não há luz elétrica e sinal de celular ou conexão de internet são coisas do outro mundo. Durante a noite, a iluminação é garantida por geradores ou baterias alimentadas por coletores de energia solar. Como a energia é restrita às moradias, em Marujá os arruamentos gramados em meio à restinga não têm iluminação e o turista precisa de uma lanterna para se deslocar.

Na vila, a conexão com o ‘mundo civilizado’ é feita por um telefone comunitário, instalado em uma pequena salinha, onde visitantes e moradores dividem suas histórias, uns cantando saudades dos que estão na metrópole, outros em busca de suprimentos ou algum serviço para o dia a dia.

Mas essas limitações são atrativos para o turista que procura a ilha, em geral jovens e famílias que querem dar um tempo na vida frenética da cidade. Durante a noite, os poucos bares seguem uma programação casual, abrindo quando há clientes. A música é de quem tem um instrumento à mão. Tudo respira a simplicidade.

Parques e Reservas
As riquezas naturais abrigadas na área de 15,1 mil hectares da ilha são preservadas graças à criação do ‘Parque Estadual da Ilha do Cardoso’, a partir de 1962. Desde então, a diretoria do parque não permite a construção de casas de veraneio, nem outras instalações de pessoas de fora da comunidade nativa, que historicamente se miscigenou com os índios da região.
Até a criação do parque, a restinga e a Mata Atlântica haviam sido alvo da ação predatória do homem. Na trilha para a Cachoeira Grande, um dos pontos de visitação, o turista vai encontrar as instalações antigas de uma serraria, que explorando a madeira local viabilizava a matéria-prima para a construção de embarcações. A restinga, por sua vez, foi vítima de empresas que pretendiam desenvolver ali empreendimentos imobiliários.
Mas nesses 50 anos de existência do parque a natureza dá mostras de sua capacidade de recuperação e o turista praticamente não nota as feridas do passado. Segundo o site da Amomar, a Ilha do Cardoso tem “200 espécies de plantas, entre elas 118 espécies de orquídeas e 41 de bromélias, além de cerca de 43 espécies de mamíferos e mais de 400 tipos de aves”.

      
Fonte: Metrô News

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RIBEIRÃO PRETO | 1º California Volks Brothers acontece em 12 de fevereiro



Ribeirão Preto recebe dia 12 de fevereiro, o 1º California Volks Brothers, o maior encontro de fuscas da cidade. O evento vai acontecer no Parque Permanente de Exposições. Mais de 200 veículos serão expostos para todos que gostam do modelo. Colecionadores de outros países também farão parte do encontro. A organização do evento é do grupo California Volks, com parceria da Prefeitura de Ribeirão Preto. Para a entrada, os visitantes devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social do Município. “É com prazer que a Prefeitura de Ribeirão Preto apoia eventos como esse. Esperamos toda a população prestigiando o encontro”, declarou o vice-prefeito, Marinho Sampaio.

SERVIÇO
1o Califórnia Volks Brothers
Onde: Parque de Exposições FEAPAM
Data: 12/02
Horário: 9h às 18h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível


Prefeitura de Ribeirão Preto


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

INTERIOR NA PRAIA | Turismo do Saber encerra programação marcada por descobertas

Divulgação
Realizado de 16 a 20 de janeiro, o Turismo do Saber – Interior na Praia termina com a volta dos 1.280 estudantes para suas casas. Cada um desses alunos da rede pública de ensino levará histórias inesquecíveis, descobertas de novos lugares e aventuras para contar para seus pais, familiares e amigos do bairro e da escola.

Durante o Turismo do Saber, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as praias do Litoral de São Paulo, de norte a sul, pontos turísticos das 15 cidades em que ficaram hospedadas, além de fazer novos amigos. Ao todo, 32 delegações, formadas por 40 meninos e meninas, participaram da edição de janeiro do programa do Governo do Estado de São Paulo.

O Turismo do Saber é promovido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima/CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal) e a Secretaria da Educação.

Para Márcio França, secretário de Turismo do Estado, o programa Turismo do Saber possibilita a inclusão dessas crianças socialmente por meio do turismo. “Na volta, cada uma delas poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares, amigos do bairro e da escola”, conta o secretário. E completa: “nosso litoral, bem como o interior, é rico em belezas naturais e histórias. E essas crianças sairão dessa experiência com os olhos abertos para enxergar de uma forma mais completa os atrativos de cada lugar e, consequentemente, do Estado de São Paulo”.
  
Governo de SP

IGUAPE | Cercada pela natureza, a cidade guarda traços da cultura caiçara

Rica em belezas naturais, Iguape está localiza no litoral sul paulista, a 203 quilômetros da capital. É conhecida como a "Princesa do Litoral" e apresenta em seu interior uma grande diversidade de vegetação rodeada por rios, morros, manguezais, praias e cachoeiras.

Os turistas encontram em Iguape, além da parte natural, grandes atrativos culturais, históricos e religiosos. A cidade foi fundada em 1538 e abriga um dos maiores centros históricos e arquitetônicos preservados do Estado de São Paulo. São 64 imóveis em estilo colonial português, entre eles casarões e igrejas.

Quem visita o Museu de Arte Sacra de Iguape encontra um belo acervo constituído por aproximadamente 150 peças dos séculos 17, 18 e 19. O local foi inaugurado em 1979 e está instalado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída no século 17.

Um dos pontos turísticos que mais atrai olhares é a Basílica do Bom Senhor de Iguape que foi construída por escravos em pedra, argamassa e óleo de baleia, entre os séculos 18 e 19. No seu belo interior, encontram-se imagens de santos, entre elas a de Nossa Senhora das Neves, a padroeira do município.

Já o Museu Histórico e Arqueológico está localizado no Centro Histórico da cidade, no local onde funcionou a primeira Casa de Fundição de Ouro do Brasil. A construção é de 1635 e em seu interior os visitantes encontram expostos painéis gráficos e fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os ciclos do Ouro e do Arroz.

Na parte natural, os turistas se deparam com a Praia de Leste, formada a partir do assoreamento do Rio Ribeira de Iguape. O local é singular com uma extensa vegetação de restinga em freqüente transformação. A Barra do Ribeira é uma boa opção para a pesca, praticar surf, caiaque ou simplesmente curtir um passeio de barco. O local é também a porta de entrada para a Estação Ecológica de Juréia-Itatins.

Iguape tem também uma grande tradição na música, dança, artesanato e na culinária. Os maiores exemplos dessas atividades estão na Marujada, na Reiada ou Folia de Reis e no Fandango. O artesanato, marca da cultura iguapense, possui fortes influências do negro, do índio e do europeu.

Produzem-se as cerâmicas decorativas utilitárias, mais conhecidas por panelas pretas, além das cestarias, feitas principalmente de cipós e fibras, e o entalhe em madeira, em especial na caixeta, uma espécie de madeira fina e decorativa.

Os visitantes podem ainda aproveitar para saborear a culinária típica caiçara com pratos a base de farinha de mandioca e frutos do mar. Entre os destaques estão a paçoca de carne-seca, moqueca de manjuba, caldeirada de peixe salgado com pirão, cuscuz de arroz, sequilho e cocada preta.


Do Portal do Governo do Estado



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26|01 - ANIVERSÁRIO DE SANTOS | Cidade comemora 466 anos

imagem de Tadeu Nascimento

Santos festeja nesta quinta-feira (26) o 466º aniversário com extensa programação, que engloba atos cívicos, inauguração e eventos culturais. As homenagens começaram cedo, às 8h, com a deposição de flores no monumento a Braz Cubas, fundador de Santos, na Praça da República, marca o início dos eventos. A manhã transcorreu com a missa no Santuário do Valongo, celebrada pelo frei André Becker. A cerimônia religiosa também comemora os 372 anos de fundação da igreja e 25 anos de elevação à categoria de santuário.

As comemorações foram marcadas também pela inauguração de um conjunto de placas de captação de energia solar no Posto 3 (praia do Gonzaga), que vão alimentar a iluminação na parte externa. Até domingo (29), das 8h às 18h, a Feira de Orquídeas no viveiro de plantas do Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), reformado pela prefeitura, é outra atração.

Atividades até segunda-feira

A agenda de ações da prefeitura como parte das comemorações do aniversário da cidade segue até segunda-feira (30). Sábado (28), os moradores do Conjunto Habitacional Vila Pelé 2, na Zona Noroeste, terão uma tarde especial: a partir das 13h, no estacionamento da Rua Nelson Espíndola Lobato, 270, haverá Rua de Lazer com brinquedos infláveis, oficinas educativas, culturais e esportivas, jogos pedagógicos, informações sobre prevenção à dengue e coleta seletiva.

A prefeitura fará ainda a entrega oficial de 480 unidades do conjunto, às 17h. As famílias que deixaram as palafitas do Caminho São José moram hoje nos novos apartamentos. Após solenidade, se apresenta o Grupo Andanças. A programação foi organizada pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), Dear-ZNO (Departamento da Administração Regional da Zona Noroeste) e Cohab-Santista. A construção do 'Vila Pelé 2' decorre de parceria entre prefeitura e governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Quem gosta de natureza tem até domingo (29), das 8h às 18h, para conferir a Feira de Orquídeas no viveiro de plantas do Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracaroli s/nº, Bom Retiro). Os visitantes podem tirar dúvidas sobre cultivo no Serviço SOS Orquídeas e adquirir espécies como Wanda Azul, Brassia (orquídea aranha) e Cherry Baby (com aroma de chocolate), além de vasos, adubo orgânico e substrato. A entrada é gratuita.

Restaurante-escola - Na segunda-feira (30), às 18h, prefeitura e representantes da Sociedade Visconde de São Leopoldo assinam, na Estação do Valongo, termo de compromisso para a implantação do restaurante-escola. O prédio centenário abrigará o novo equipamento municipal, que terá o objetivo de capacitar jovens carentes, de 17 a 21 anos, na área de gastronomia. O início das aulas teóricas está prevista para o próximo dia 7.

Primeiro do gênero na Baixada Santista e em todo litoral paulista, o restaurante será aberto das 12h às 15h, de terça a sábado, oferecendo dois pratos do dia e um cardápio fixo com sete antepastos, dez entradas, cinco saladas, dez pratos quentes e 13 sobremesas, seis delas fixas, além de opções vegetariana e de restrição de calorias. O governo federal destinou R$ 1 milhão para o empreendimento e a prefeitura a contrapartida de R$ 246 mil.

Prefeitura

Projeto Guri abre matrículas nos polos do interior e litoral de SP

Ao todo, 360 polos oferecem 45.975 vagas. As inscrições podem ser realizadas de 30 de janeiro a 10 de fevereiro e as aulas são gratuitas.


O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, está com 45.975 vagas abertas para seus cursos de música nos polos do interior e litoral do Estado. Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta que o interessado esteja matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular. As inscrições podem ser realizadas de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, nos dias e horários de funcionamento dos polos (unidades onde acontecem as aulas de música).

Podem participar crianças e jovens de 6 a 18 anos. Para a matrícula, os interessados devem se dirigir, durante este período, diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados por pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula escolar. As aulas serão iniciadas em 13 de fevereiro, sendo a primeira semana de atividades de integração, confirmação das matrículas e reuniões de pais. Para conferir a lista completa dos polos, acesse www.projetoguri.org.br.

Sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da Capital, com 18 mil guris, em 48 polos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador –  a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.

Divulgação

AMERICANA | Dupla Luiz Miguel e Daniel faz show nesta sexta-feira, 27/01


A dupla de Paulínia/SP realiza um grande show na West Bar, em Americana/SP, 27/01. Previsto para iniciar às 00h, o show vai marcar o lançamento do primeiro CD da carreira da dupla. “Só temos de agradecer o carinho e o respeito que temos recebido em todas as cidades na qual nos apresentamos. E chegar a Americana para poder fazer este show, nos enche de alegria”, comentou Luiz Miguel. “Nosso repertório já está pronto e toda equipe preparada para realizarmos uma grande apresentação para todos que comparecerem ao nosso show”, emenda Daniel.

LUIZ MIGUEL E DANIEL

O primeiro CD de Luiz Miguel e Daniel “Us Mininu tão chegando” lançado em outubro de 2011 traz 18 canções inéditas. Com direção musical de Xandy Alva, a dupla sertaneja vem conquistando o Brasil.

Os irmãos, nascidos em Assis Chateaubriand/SP (Luiz Miguel) e Toledo/PR (Daniel), iniciaram suas carreiras ainda crianças. Luiz Miguel aos 11 anos de idade, e Daniel aos 14 anos, ambos se apresentando com o pai (Sereno).

Luiz Miguel e Daniel se diferenciam pela originalidade. Suas raízes, a paixão de Luiz Miguel pela música, e a viola de Daniel, que leva ao som da dupla, características vindas do sertanejo raiz ao universitário, formam a receita para uma carreira promissora e de muito sucesso. Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Luiz Miguel e Daniel, acesse o site www.luizmigueledaniel.com.br.

Divulgação

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

JABOTICABAL | A Cidade das Rosas, como é conhecida, reúne beleza e cultura


Localizada a 344 quilômetros da capital paulista, Jaboticabal é uma ótima opção para quem busca cultura e belas paisagens. Os turistas que chegam ao município logo se encantam com as praças e jardins cobertos por roseiras, sendo por isso conhecida como Cidade das Rosas.

Jaboticabal proporciona aos visitantes uma grande gama de atividades culturais. São diversas feiras e eventos que movimentam a cidade e a tornam conhecida também como Athenas Paulista, graças ao desenvolvimento de pesquisas importantes realizado no campus local da Unesp.

Dois bons eventos são a Festa do Quitute e a Expo-Feira de Arte e Artesanato, que são realizadas na Estação de Eventos Cora Coralina, na semana do aniversário da cidade, 16 de julho. No local há shows e os turistas podem aproveitar para conferir diversos pratos da culinária mineira, nordestina, italiana e japonesa. A renda arrecadada na venda dos quitutes é revertida às entidades da cidade.

Ao longo do ano, há ainda a Festa Italiana, com pratos típicos, e a Feira de Artesanato que apresenta produtos diversificados, que vão desde os mais simples até peças mais trabalhadas, como toalhas de jantar, utensílios domésticos, de decoração e bijuterias.

Em busca de história, o visitante encontra no Museu Histórico Aloísio de Almeida um tradicional espaço cultural da cidade. Seu acervo é formado por objetos, utensílios, documentos, livros, esculturas e pinturas.

Um dos principais pontos de encontro de Jaboticabal é a Esplanada dos Lagos. O local é ótimo para toda a família fazer caminhada e aproveitar um dia se sol com atividades de lazer. Outra opção em meio à natureza é fazer trilhas no Parque Florestal Francisco Buck. O local guarda resquícios de Mata Atlântica, onde é possível relaxar e conhecer várias espécies de árvores.

Os turistas encontram em Jaboticabal uma forte presença religiosa. A Igreja Nossa Senhora Aparecida foi a primeira capela construída, dedicada a santa, e está localizada no alto do bairro que leva seu nome. Outro belo exemplo de arquitetura é a Catedral Nossa Senhora do Carmo. Construída para substituir a velha igreja matriz, teve sua planta vinda da Itália e foi inaugurada no dia 16 de julho de 1926.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CAMPINAS | Inscrições para oficinas de música no MIS ficam abertas até dia 9/02

Continuam abertas as inscrições para as oficinas “Introdução à Música” e “Prática de Repertório de Banda de Música”, que serão ministradas pela Secretaria Municipal de Cultura a partir de 5 de março, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS). As inscrições vão até o dia 9 de fevereiro.

A oficina “Introdução à Música” tem o objetivo de proporcionar conhecimento teórico musical básico, fornecendo ao participante conteúdos técnicos e artísticos. Como explica o professor de música e responsável pelas oficinas, Alex Ado Soares.

“A oficina de ‘Introdução à Música’ é voltada para iniciantes, pessoas que querem fazer seu primeiro contato com o universo musical, aprender sobre tons musicais, ler partituras e até construção de instrumentos”, explica o professor. Segundo ele, essa oficina é voltada para maiores de 16 anos.

Já a oficina “Prática de Repertório de Banda de Música” é oferecida a pessoas que já têm conhecimento musical e que buscam aprimoramento. Para esta oficina serão efetuadas entrevistas e audições do instrumento, e não há limite de idade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Escola Municipal de Cultura e Arte (EMCeA), na Avenida Anchieta, 200, 15º andar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. É preciso apresentar cópia de carteira de identidade, comprovante de endereço e fotografia 3 x 4 recente, além de ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura.

As oficinas terão duração de um ano e serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 20 horas (Introdução à Música) e às segundas e quartas-feiras das 19 às 21 horas (Prática de Repertório de Banda de Música). O Museu da Imagem e do Som de Campinas está localizado, na Rua Regente Feijó, 859, Centro. Mais informações na EMCeA, pelos fones (19) 2116-0515 e 2116-0516.

Divulgação

LIMEIRA | Inscrições para cursos culturais de 23/01 a 03/02

Treze cursos da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) e da Escola Popular de Música (EPM) abrem inscrições a partir do próximo dia 23 e seguem até o dia 3, das 10h às 20h. Modalidades nas áreas de música, dança e teatro estão entre as que são oferecidas pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, todas gratuitas. O início das aulas é 27 de fevereiro.

A Emcea oferece aulas de balé (de sete a dez anos), jazz (acima de dez anos), samba rock (acima de 15), teatro infantil (de dez a 13), teatro juvenil e adulto (acima de 14), teatro para a terceira idade (acima de 50) e artes plásticas (acima de 12). Logo, a EPM traz as opções de percussão (acima de 12), violão popular (acima de dez), canto afro infantil (de sete a 12), canto afro adulto (acima de 14), flauta transversal (acima de dez) e flauta doce (acima de 10).

A documentação necessária para inscrições é RG, CPF e comprovantes de residência e de renda familiar. Os interessados devem ir à Rua Capitão Bernardes, 144 – Centro, onde funciona a Emcea. Os telefones para outras informações são (19) 3441 5493 e 3442 8470 ou o e-mail é cultura.emcea@gmail.com.

Secretaria Municipal da Cultura de Limeira

CAMPINAS | Museu de Arte Contemporânea sedia a exposição "Lugares"

Mostra gratuita reúne trabalhos do coletivo paulistano "Terça ou Quarta". O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” abre nesta sexta-feira (20) a exposição “Lugares”.

A mostra conta com a participação do coletivo paulistano "Terça ou Quarta" formado pelos artistas Felipe Góes, Fernanda Izar e Jeff Chies. De acordo com os artistas, eles mantêm uma produção individual e uma intensa discussão coletiva sobre os caminhos que o trabalho que cada um vem trilhando. Desta forma, colocam em questão a própria produção, suas abordagens teóricas e práticas sobre a pintura, o que consideram fundamental em suas trajetórias.

A exposição é a quinta das sete selecionadas pelo edital para exposições temporárias no MACC para 2011 e começo de 2012. A mostra "Lugares" fica aberta até dia 20 de fevereiro e a entrada é gratuita.

Serviço:
Exposição: "Lugares"Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Rua Benjamim Constant, 1633, Centro (ao lado da prefeitura). (19) 2116-0346
Data: de 20 de janeiro a 20 de fevereiro
Horários: de terça a sexta, das 9 às 17 horas; aos sábados, das 9 às 16 horas; aos domingos e feriados, das 9 às 13 horas
Entrada: gratuita

Prefeitura de Campinas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ORLÂNDIA | Secretaria de Turismo irá revitalizar parque da cidade


A vice-prefeita de Orlândia, Flávia Mendes Gomes, entregou na última quarta-feira (11/1), ao secretário Márcio França, projeto de revitalização e modernização do Parque da Gruta. A proposta que visa renovar a atratividade turística do local, recebeu a sinalização positiva da Secretaria de Turismo para um aporte de R$ 250 mil ainda este ano.
O Parque Recreativo Cyro Armando Catta Preta, popularmente conhecido como Parque da Gruta é o principal ponto turístico e de lazer da cidade de Orlândia. Cortado pelo Córrego dos Palmitos, trata-se de um amplo parque urbano, com diversas fontes naturais de água, flora rica e diversificada, contando inclusive com uma gruta onde existe um altar eregido à Nossa Senhora Aparecida.

Criado em 1967, o parque viveu seu auge durante as décadas de 70 e 80, quando atraía centenas de pessoas que usufruiam de sua estrutura. O projeto entregue pela vice-prefeita, busca renovar a atratividade do parque através da sua revitalização e modernização. As melhorias contempladas no estudo vão desde a instalação de sinalização turística, construção de pontes sobre o córrego, até a confecção de um jardim japonês.

A proposta de reforma completa do parque estima a utilização de recursos da ordem de R$ 500 mil, onde o secretário de turismo, Márcio França, sinalizou positivamente para uma contribuição de R$ 250 mil, por parte da secretaria, ainda para 2012. A segunda parte do montante, que totaliza mais R$ 250 mil, deverá ser repassada à prefeitura de Orlândia no exercício de 2013.

Da Sec de Turismo de São Paulo

FELIZ ANIVERSÁRIO | Santa Cruz do Rio Pardo: 142 anos


Três dias, 15 shows musicais, para comemorar os 142 anos de Santa Cruz! Veja algumas duplas.
Em parceria com a TV Band, a Prefeitura vai realizar 3 dias de show na Praça Deputado Leônidas Camarinha. Serão 5 apresentações por dia, com nomes da música sertaneja universitária, para você curtir, de graça. Toda festa será gravada pela Band e apresentada no programa Agito Band, no dia 28 de janeiro, 9h. Os show serão todos na praça Deputado Leônidas Camarinha, sempre a partir das 20h. Não perca! Veja o calendário:

Dia 19 - Quinta Leandro & Paulinho
Ronny & Rangel
Mattos & Mateus
Erick & Leo
Matheus Minas & Leandro

Dia 20 - Sexta Theo & Maykon
Lucas e Luan
Christian & Cristiano
Anderson & Wellington
Lucas Ferreira

Dia 21 - Sábado Léo Rodrigues
Lucas & Leandro
Caio Cesar e Fernandes
Thiago Chagas
Banda Poderoso Chefão


CARACTERÍSTICAS DA CIDADE
Santa Cruz do Rio Pardo tem uma população estimada em 42.259 habitantes, segundo o IBGE. A sua extensão territorial é de 1.116,377 km², o que lhe confere a densidade demográfica de aproximadamente 37,9 hab/km².

Hidrografia
Rio Pardo
Ribeirão Mandassaia
Ribeirão da Onça
Ribeirão São Domingos
Ribeirão Alambari

Rodovias

SP-327

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Programa oferece qualificação profissional no Estado de SP

Capacitação em Votuporanga

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e em unidades móveis (carretas) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

As aulas também serão realizadas nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais. A previsão é atender 30 mil pessoas até o final do segundo semestre de 2011.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.

Do Governo de SP

 

PILAR DO SUL | Cidade encanta com os costumes caboclos e a natureza

Conhecida como a Nascente das Águas, possui inúmeras cachoeiras. Igreja Matriz Bom Jesus do Bonfim foi construída no ano de 1895.

Foto: Fernanda Costa

Pilar do Sul é uma cidade hospitaleira, que preserva os costumes caboclos, típicos do interior. Distante 149 quilômetros da capital, o município reserva aos turistas ótimos momentos de contato com a natureza. São diversas cachoeiras, uma mais bonita que a outra, o que torna o local conhecido como a Nascente das Águas.

Logo na entrada da cidade, o visitante encontra o portal que exibe um pilão,  símbolo de Pilar do Sul, muito utilizado para o preparo da paçoca de carne. Dizem que o município recebeu este nome por causa de tropeiros que utilizavam o lugarejo apenas para piloar a carne de caça e assim fazer o prato típico. Outros citam a religiosidade das famílias e a devoção a Nossa Senhora do Pilar.

Natureza

Os turistas podem curtir inúmeras cachoeiras localizadas em meio a Mata Atlântica como a do Pombal, Fita Branca, 8 Tombos, Moquém e Vitória. Mas nenhuma delas chama mais a atenção dos visitantes do que a Cachoeira Nascente das Águas com seu grande volume na queda.
Já quem gosta de praticar esportes aquáticos, como jet-ski, caiaque ou vela, vai adorar a represa Paineiras. Formada pelos rios Turvo e Bonito, é ideal também para a pesca esportiva.

Religião

A religião é algo muito presente em Pilar do Sul. Um exemplo disso é a Igreja Matriz Bom Jesus do Bonfim, que foi construída em 1895, por Antonio de Almeida Leite, primeiro colonizador da cidade, em devoção ao santo.

Outro espaço que encanta e atrai turistas é o Parque Natural da Água Santa. Lá, a família pode se aventurar por entre as trilhas e observar pássaros e pequenos animais. O local traz ainda em seu interior uma pequena mina d´água, que os moradores antigos afirmam ser sagrada.


Do Portal do Governo do Estado

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LINS | 7º Festival Kawasuji de Taiko acontece em 21 e 22 de janeiro

O Grupo Marvelous - grupo internacional de taiko - apresenta-se nos dias 21 e 22 de janeiro na cidade de Lins. Os artistas vêm ao Brasil para participar do 7º Festival de Kawasuji de Taiko. O evento é um dos mais tradicionais encontros de grupos de taiko do Brasil e tem como objetivos o aprimoramento da arte de percussão com os tambores japoneses e a preservação de valores culturais. O evento será organizado pelo Ryuukadaiko, grupo de taiko de Lins criado graças à união da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (ABCEL) e do apoio da Prefeitura Municipal.

O festival será realizado na Casa de Cultura e Cidadania de Lins. No dia 21, os professores do Grupo Marvelous ensinarão novas músicas para aproximadamente 800 tocadores que estarão presentes no festival. Já no dia 22, haverá apresentações de diversos grupos, seguidas de show do Grupo Marvelous no encerramento do evento. As apresentações serão abertas ao público, com ingresso no valor de R$ 15 por pessoa. O Blue Tree Park Lins, situado no interior de São Paulo, hospedará os integrantes do Marverlous.

Taiko ou “Grande tambor” é um instrumento de percussão cuja superfície é confeccionada com couro bovino, tocado geralmente com baquetas. Historicamente, foi utilizado durante a guerra para motivar as tropas japonesas, ajudando a marcar o passo na marcha, e para anunciar comandos e anúncios marciais.

Estes tambores existem no Japão há alguns milênios e são considerados um dos instrumentos musicais mais antigos da humanidade. Sua arte se expandiu pelo mundo com apresentações vibrantes e cênicas, cheias de movimento. Estima-se que existem cerca de 9 mil grupos de taiko no Japão. No Brasil, são cerca de 200 grupos e mais de 4 mil praticantes.

Fonte: Divulgação

VALINHOS | Academia Curves realiza projeto Pró-Idoso



Implantado há cerca de três meses, o projeto Pró-Idoso, em Valinhos, interior do Estado de São Paulo incentiva cerca de 20 mulheres com idades entre 63 e 85 anos, que frequentam duas vezes por semana as atividades físicas na Academia Curves da cidade. Elas se inscreveram através de um programa, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, criado especialmente pensando no bem-estar e na saúde da população idosa da cidade.

O projeto inovador surgiu depois de um estudo feito pelo departamento de esportes da Prefeitura de Valinhos, onde se constatou que, mesmo com todas as atividades físicas oferecidas para a terceira idade, ainda assim a perda de massa muscular nessa fase da vida, principalmente das mulheres, continua significativa.

Para amenizar esse quadro, algumas academias foram convidadas a participar do programa de fortalecimento muscular, em especial a Curves, visto sua proposta de gerar saúde e qualidade de vida através da atividade física e particularmente pelo atendimento diferenciado e especial.

“Atendemos mulheres de todas as idades e estávamos prontas para receber esse programa, de alto valor social. Estamos orgulhosas de termos sido escolhidas para fazermos parte do projeto”, diz Rúbia Maragon, proprietária da Curves – unidade Valinhos.

O processo compreendeu inscrição e encaminhamento ao cardiologista, para obtenção de laudo médico, pela prefeitura e a Curves se encarregou de contatá-las e convidá-las para conhecer a academia. “Além de fazermos nossa avaliação habitual, nos atentamos a detalhes relevantes, como doenças e tratamentos específicos para a melhor idade”, relata.

A satisfação em poder contribuir com a qualidade de vida das idosas é sentida através dos relatos de algumas participantes do projeto. A maioria revela estar mais segura para realizar as atividades do dia-a-dia e com mais força nas pernas e equilíbrio para caminhar.

“Este é o nosso pagamento! A alegria contagiante, disposição constante e as bênçãos que recebemos delas todos os dias é a nossa nova 'arma' na hora da análise de sócias de todas as idades. Vale a pena. A gente acaba por querer ficar mais velha”, conclui Rúbia.

A Curves – Com mais de 200 unidades em todo o Brasil, a Curves é a maior rede de academias do País e está presente em 17 estados. Por meio do Portal www.maiscurves.com.br, uma ferramenta nutricional pela internet com acesso exclusivo às sócias, a associada conta com um serviço de apoio referente ao controle de peso. O portal também apresenta artigos sobre diversos temas que fazem parte do dia a dia das mulheres. Para mais informações acesse www.curves.com.br.

Fonte: Divulgação

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SP abre inscrições para processos seletivos de orquestras e corais do Estado

A Santa Marcelina Cultura, responsável pela Gestão da Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) em parceira com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, abre as inscrições para processos seletivos de Coral, Banda e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. O processo visa selecionar e classificar os alunos por meio de avaliação do conhecimento musical e técnico do candidato.

Confira abaixo as informações sobre os quatro cursos oferecidos:


Coral Jovem do Estado
Inscrições: até as 17h, do dia 6 de fevereiro
Requisitos para inscrição: idade de 18 a 32 anos
Os bolsistas receberão ajuda de custo mensal no valor de R$ 600 por dez meses (março a dezembro de 2012).
Para se inscrever clique aqui.
Para outras informações sobre o curso clique aqui.

Orquestra Jovem Tom Jobim
Inscrições: até as 16h, do dia 27 de janeiro
Limites de idade para ingresso na OJTJ: os candidatos devem ter até 26 anos (nascidos a partir de 01/01/1985).
Os bolsistas receberão ajuda de custo mensal no valor de R$ 600 por dez meses (de março a dezembro de 2012).
Para se inscrever clique aqui.
Para outras informações sobre o curso clique aqui.

Orquestra Jovem do Estado
Inscrições: até as 16h, do dia 31 de janeiro
Limites de idade para ingresso na OJESP: os candidatos devem ter até 26 anos (nascidos a partir de 01/01/1985).
Os bolsistas receberão ajuda de custo mensal no valor de R$ 1 mil de março a dezembro de 2012.
Para se inscrever clique aqui.
Para outras informações sobre o curso clique aqui.

Banda Sinfônica Jovem do Estado
Inscrições: até as 16h, do dia 27 de janeiro
Limites de idade para ingresso na BSJESP: os candidatos devem ter até 26 anos (nascidos a partir de 01/01/1985).
Os bolsistas receberão ajuda de custo mensal no valor de R$ 600 de março a dezembro de 2012.
Para se inscrever clique aqui.
Para outras informações sobre o curso clique aqui.

Fonte: Portal do Governo de São Paulo

Musicais invadem São Paulo em 2012

O ano de 2012 está chegando e os musicais invadirão São Paulo: teatros paulistanos preparam uma série de grandes produções aos mais diversos públicos.


De 13 de janeiro a 29 de abril, o musical Hair volta ao Teatro Frei Caneca com sua versão brasileira. Sexo, drogas e rock’n’roll serão temas presentes no espetáculo, que traça o estilo de vida de um grupo hippie de Nova York nos anos 60.

Clássico do cinema, Priscilla, Rainha do Deserto chega a São Paulo, no Teatro Bradesco, adaptado a musical após apresentações na Broadway e em Londres. A partir de março, o público da capital paulista prestigiará figurinos luxuosos e canções como “It’s Raining Man” e “I Will Survive” que farão parte da trajetória de duas drag queens e um transexual que fazem um show em meio ao deserto australiano.

A Família Addams também ganha sua versão musical nos palcos paulistanos: a partir de março, a famosa família entra em cartaz no Teatro Abril, contando a paixão de Wandinha, a filha mais nova de Morticia e Gomez Addams, por um garoto de uma família aparentemente normal, que vai à casa da estranha família de sua namorada para um jantar.

Baseado no livro de Nelson Motta, “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”, Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos, sobe aos palcos como protagonista do musical Tim Maia, narrando a vida do famoso cantor por meio de suas composições. Já o ator José Mayer estrela em Um Violinista no Telhado, que estreia dia 22 de março, retratando Tevye, um leiteiro dividido entre a tradição de casamentos arranjados e impulsos amorosos de suas cinco filhas.


Serviços
HairData: de 13/2 a 29/4
Horário: quinta: 21h; sexta: 21h30; sábado: 18h e 21h30; domingo: 18h30
Local: Teatro Frei Caneca - Shopping Frei Caneca
End.: Rua Frei Caneca, 569 - 6°andar – Consolação
Preço: de R$ 130 a R$ 160
Site: www.ingressorapido.com.br

Priscilla, Rainha do DesertoData: março de 2012
Local: Teatro Bradesco
End.: Rua Turiassu, 2100 - Perdizes - Shopping Bourbon
(Programação e preços a confirmar)
Site: www.teatrobradesco.com.br

Família AddamsData: a partir de 2/3
Horário: quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; domingos, às 16h e 20h
Local: Teatro Abril
End.: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411 - Bela Vista
Preço: de R$ 35 a R$ 230
Site: www.ticketsforfun.com.br

Tim MaiaData: a partir de 9/3
(Programação e preços a confirmar)
Local: Teatro Procópio Ferreira
End.: Rua Augusta, 2.823 - Consolação
Site: www.teatroprocopioferreira.com.br

Um Vionilista no TelhadoData: a partir de 2/3
(Programação e preços a confirmar)
Local: Teatro Alfa
End.: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Site: www.teatroalfa.com.br

Fonte: Divulgação

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CAMPINAS | Exposição visita universo de “O Pequeno Príncipe”



A exposição “O Pequeno Príncipe” é o destaque da sexta edição do Projeto “Super Férias Iguatemi Campinas”, que ocorre de janeiro a fevereiro de 2012. Escrito em 1943 pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, o livro é um dos mais vendidos e traduzidos no mundo.

A mostra que chegou ao Iguatemi Campinas no dia 12 de janeiro foi lançada em outubro de 2009, na Oca, no Parque do Ibirapuera, e obteve mais de 300 mil visitantes em apenas dois meses. Agora, os apaixonados por este clássico terão a oportunidade de fazer uma viagem pelo mundo do personagem e de seu criador, visitando a exposição homônima no Iguatemi Campinas até 26 de fevereiro na praça de eventos do terceiro piso do shopping.

A cenografia é uma atração à parte, pois embala de maneira mágica e divertida os diversos itens expostos e proporciona aos visitantes sensações inesperadas. “A praça da cúpula será tomada por pássaros e aviões, em um cenário que promete encantar todas as idades com um dos maiores clássicos da literatura infantil. Mais do que entreter, queremos apresentar essa obra encantadora e seus ensinamentos às novas gerações”, afirma a gerente de marketing do shopping, Ana Paula Fontana Kurbhi.  Além da exposição, o projeto "É Dia de Teatro" apresenta a peça "A Viagem de um Pequeno Príncipe" nos fins de semana.

Destaques da mostra
Bem-vindos
“Toda pessoa grande foi criança um dia”

Na entrada, as crianças ganham um passaporte para seguir as aventuras do piloto-poeta, que passou pela Patagônia, Deserto do Saara e Brasil. Em seguida, embarcam em uma viagem para desvendar a fábula que é a autobiografia do autor: os acidentes, os encontros, a solidão e a descoberta do amor que foram fonte de inspiração.

Ruínas
“Para os que viajam as estrelas são guias”
Nas ruínas do deserto, os segredos da fábula: imagens inéditas levam os visitantes a conhecer os intensos e surpreendentes 44 anos de vida de Saint-Exupéry.

O Saara
“O deserto é belo porque esconde um poço em algum lugar”
O avião de Saint-Exupéry afundando nas areias do deserto líbio é reproduzido na mostra. Foi durante essa estadia forçada no deserto que o autor deu vida ao clássico da literatura mundial. Nas areias do Saara, o personagem encontrou um Pequeno Príncipe, e uma raposa do deserto que o fascinou, por respeitar a natureza para manter-se viva.

Viagem com pássaros
"Creio que ele aproveitou, para evadir-se, pássaros selvagens que emigravam”
O artista japonês Takahiro Matsuo é o responsável por esta inusitada experiência, em que os visitantes viajarão da mesma forma utilizada pelo Pequeno Príncipe: com os pássaros.

Paris e a descoberta
“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante”
Os visitantes entram em uma pequena Paris, e podem fotografar-se em frente à Torre Eiffel, na cidade onde viveu o multifacetado Saint-Exupéry, em meio ao jardim das mil rosas.

A caixa do carneiro
"Por favor, desenha um carneiro para mim?
Dentro da imensa caixa, os visitantes desenharão seus carneiros e quem sabe agradarão ao exigente Pequeno Príncipe.

Encontro com a raposa
“Se tu me cativares, serei único para ti, serás único para mim”
Pelas lições de amor e sustentabilidade, tão necessárias ao mundo moderno, a raposa foi escolhida por Saint-Exupéry como o personagem mais sábio da história. Em um campo de trigo, vamos conhecer as lições inesquecíveis da surpreendente raposa.

Planeta B612
"As estrelas são tão iluminadas... Não será para que cada um possa um dia, encontrar a sua?”
No centro da exposição, o asteróide B612. Ao escalar o pequeno planeta, os visitantes podem se recostar para se deliciar com a visão da galáxia do Pequeno Príncipe. Este é um local de contemplação e meditação, onde cada visitante terá suas próprias revelações, observando os planetas e personagens do livro.

Serviço
Exposição: “O Pequeno Príncipe”
Local: praça de eventos do terceiro piso do shopping Iguatemi Campinas. Av. Iguatemi, 777, Vl. Brandina. (19) 3131-4646
Data: de 12 de janeiro a 26 de fevereiro
Horários: de domingo a sexta-feira, das 12 às 20 horas; sábados, das 10 às 22 horas (em fevereiro, além destes horários haverá também agendamento com escolas para visitação das 10 às 12 horas de segunda a sexta-feira)
Entrada: gratuita

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sesc Osasco apresenta o Samba Rock do grupo Os Opalas

Com dez anos de estrada, a banda promete colocar o público pra dançar.




Em mais uma parceria com a Prefeitura Municipal e com a Secretaria de Cultura, o SESC Osasco traz os experientes músicos do grupo Os Opalas. A apresentação, que acontecerá na sexta, dia 20 de janeiro, às 20h30, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso (Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18), tem ingressos a partir de R$ 3,00.

Formado por músicos com vasta experiência no cenário nacional, adquirida em trabalhos ao lado de expoentes do gênero, Os Opalas, há dez anos, embalam o público com seu repertório, que inclui, além da vanguarda do samba rock, todos os outros gêneros que o compõe: samba, soul, rock, jazz, groove, reggae e afrobeat. As fortes influências dos músicos, como Jorge Benjor, Tim Maia, James Brown, Fela Kuti, Ray Charles, Stevie Wonder, Chuck Berry e outros nomes, também vêm à tona na apresentação, recheada de ritmo e balanço, contagiando e convidando o público pra dançar.

SERVIÇO

Os Opalas
Dia: 20 de janeiro. Sexta, às 20h30.
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso
End.: Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18 - Osasco
Indicação: Não recomendado para menores de 10 anos.
Ingressos: R$ 12,00 (inteira); R$ 6,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 3,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Capacidade: 500 pessoas
Estacionamento: 150 vagas

Fonte: Divulgação

AMPARO | Baile de Máscaras e Matinê para o Carnaval


O Canto da Floresta Ecoresort (Amparo/SP) propõe programação especial para o Carnaval 2012. O resort, instalado entre vales e montanhas em área de mais de 1 milhão de m2, organiza a folia com duração de quatro noites. O pacote sai a partir de R$ 3.880 (+ 10% de serviço) com direito a hospedagem em suíte duplo luxo, com cortesia para uma criança de até 11 anos no mesmo apartamento, que inclui café da manhã, almoço e jantar.

Enquanto os adultos usufruem e aproveitam para relaxar com uma programação especial e diversificada, os pequenos se divertem com a equipe de monitores qualificados que estão a postos para fazer a alegria do público mirim que ganha até baile de máscaras e festa (matinê) especial na época.

O Canto da Floresta Ecoresort conta com piscina climatizada, quadras de squash, vôlei, campo de futebol, saunas, sala de cinema, quiosque de musculação, mountainbike, trilhas e cachoeiras ecológicas. Além de mini fazenda, tirolesa, oficinas de patchwork, de aromas e de auto-maquiagem, aulas de yoga, meditação e espaços especializados como Templos do Sol, da Lua, Recantos do Fogo, Água,Terra e Ar que inspiram novas sensações.

Mais informações pelo site www.hotelcantodafloresta.com.br ou pelo telefone (11) 3892-7732.

Serviços
Canto da Floresta Ecoresort
Período: Carnaval - Quatro noites
Pacote: R$ 3.880 (+ 10% de serviço) para casal com cortesia de uma criança de até 11 anos no mesmo apartamento.
Inclui: Café da manhã, almoço e jantar, programa de atividades c/monitores lazer e holístico, vivência mística no parque místico, equipe de recreação a todo instante, baile de mascaras, matine. Serviços a parte: massagens terapêuticas, mountain bike e quadras de squash.

Formas de Pagamento: Cartões de crédito (à vista); no cartão de crédito em até 3 vezes; no cartão de crédito Amex, parcelamento em até 6 vezes;
Informações e reservas: 11 3892-7732 / 19 3938-1599
www.hotelcantodafloresta.com.br
Twitter: @cantodafloresta

Sobre o Canto da Floresta Ecoresort
Localizado no Circuito das Águas, em Amparo (SP), o Canto da Floresta Ecoresort é o local ideal para aqueles que buscam momentos relaxantes ladeado de pura natureza. Com estrutura diferenciada, considerado um Resort de charme eco-místico, dispõe de quadras poliesportivas, piscina, sala de cinema, parede de escalada, espaços exclusivos para cuidar do corpo e da mente, entre outros. Partindo de São Paulo são apenas 120 quilômetros de acesso pelas três principais rodovias: Anhanguera, Bandeirantes ou Fernão Dias.
Fonte: Divulgação

SÃO JOÃO DA BOA VISTA | Escola de paraquedismo inaugura nova unidade

Nova sede da escola Azul do Vento possui plataforma de alta performance na formação e aprimoramento do esporte.

A Escola Azul do Vento, instala-se em São João da Boa Vista (100Km de Campinas) a partir de fevereiro. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a nova área de salto deve atrair aventureiros de todo o país, já que as novas instalações da escola contam com recursos de ultima geração em um aeroporto com excelente infra-estrutura para a prática aerodesportiva.

Além disso, a cidade oferece inúmeros atrativos turísticos que podem ser vistos do alto, como um pôr-do-sol extenso e considerado o mais belo crepúsculo do país, que pode ser visto do alto pelos paraquedistas ou da Serra da Mantiqueira (Serra da Paulista) pelos menos corajosos ou acompanhantes.

Com mais de 30 anos de tradição, a Azul do Vento foi precursora do conceito "paraquedismo moderno" no Brasil.  “Hoje  oferecemos um serviço exclusivo, diferenciado e encontramos em São João da Boa Vista condições meteorológicas e a estrutura que procurávamos”, conta Marcos Marino Pettená, coordenador da empresa. Segundo ele, a escola tem sua própria estrutura, dentro do Aeroporto Municipal, onde operará.

Assim, a Azul do Vento continuará a oferecer um serviço Premium.  O treinamento pré-salto, oferecido para todos que vão fazer um salto duplo, garante uma visão muito ampla e detalhada do esporte para o caso de, futuramente, o cliente desejar dar continuidade ao curso e saltar sem a companhia de um instrutor.

Além de diversão e adrenalina garantida, a Azul do Vento conta com um padrão que excede as normas de segurança do esporte, o que reafirma o compromisso da empresa, com padrões internacionais e a implantação de novos conceitos ao paraquedismo brasileiro. Dessa forma,  a empresa espera inovar com seu novo centro e trazer mais lazer e aerodesporto a uma das mais belas e prósperas cidades do Estado de São Paulo.

Fundada no ano de 1979, em Campinas,  transferindo-se em 2012 para São João da Boa Vista, a escola conta com profissionais muito experientes que garantem os melhores padrões em todos os procedimentos. Famosos como Hortência, Maitê Proença, Xuxa, Ana Hickmann, Maurício Mattar e Sabrina Sato foram alguns dos que já saltaram na Azul do Vento ao longo da história da empresa.

Para mais informações acesse o site www.azuldovento.com.br ou pelo telefone: 19 3246 0455.

Fonte: Divulgação

CAMPINAS | Show gratuito de Luiza Possi no Palco Cultural Redecard

Além da apresentação, projeto também oferece sessões de cinema.



Campinas abre o calendário 2012 do projeto itinerante “Palco Cultural Redecard” neste fim de semana (14 e 15). A principal atração é o show da cantora Luiza Possi, que ocorre no sábado (14), em um caminhão-carreta transformado em palco e estacionado na Praça Arautos da Paz, no Taquaral.

A cantora traz um repertório composto por canções como “Abençoador”, “Ainda é Tudo Seu Aqui”, “O Portão” e “Maneiras”, “Desculpe o Auê”, “Folhetim”, já apresentado por Luiza nas últimas turnês, além de sucessos que consagraram sua carreira, como “Eu Espero” e “Tudo Certo”. No palco, Luiza ganha a companhia da banda formada pelos músicos Bruno Coppini (baixo), Ramon Montagner (bateria), Will Bone (metais), Conrado Goys (guitarra e violão) e Kecco Brandão (teclado). A direção musical é de Conrado Goys e Luiza Possi, o cenário é de Fábio Deluque.

Mais sobre o projeto

O projeto Palco Cultural Redecard tem realizado, desde o ano passado, eventos regionais em várias cidades brasileiras com o objetivo de promover a cultura e a diversidade, através de shows, apresentação de filmes nacionais, mostra de curta-metragem e oficinas de empreendedorismo para a população de cada uma das localidades escolhidas (em Campinas, a oficina que iria ocorrer no dia 13 foi cancelada).

O projeto em Campinas traz uma mostra de curtas-metragens nacionais premiados e a exibição do longa “Eu e meu Guarda Chuva”, no domingo (15). O filme conta a história de Eugênio (Lucas Cotrim), um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola (Victor Froiman), seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O objetivo é resgatar Frida (Rafaela Victor), a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen (Daniel Dantas).

Depois de Campinas, o Palco passa por Belo Horizonte (20 a 22/1), Niterói (27 a 29/1) e Guarulhos (3 a 5/2).

Confira a programação em Campinas:
14/01
20h00: Show de Luiza Possi

15/01
20h00: Mostra de curtas-metragens nacionais premiados
21h00: Filme “Eu e meu Guarda Chuva”

Serviço
Palco Cultural Redecard em Campinas
Local: Praça Arautos da Paz - Parque Taquaral
Datas: 14 e 15 de janeiro
Entrada: gratuita



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ARANDU | Dany e Diego se apresentam em Arandu


A cidade de Arandu/SP vai receber no próximo sábado (14), a dupla Dany e Diego para um grande show. Programado para iniciar às 23h, o evento vai acontecer no West County. Contando com uma super produção, será a primeira vez que a dupla de Santa Bárbara d’Oeste se apresenta na cidade.

“Quando iniciamos a dupla, tínhamos o desejo de levar a nossa música, a nossa mensagem, para todo o canto do Brasil. E, Graças a Deus, isso está acontecendo. Estar pela primeira vez aqui em Arandu, já é uma prova de que estamos atingindo nosso objetivo”, comentou Dany.

Durante o show, Dany e Diego irão cantar o mais novo sucesso da dupla. A música “Então tá”, que contou com a participação do cantor Gusttavo Lima, já é sucesso em todo Brasil. “Será uma grande honra apresentar o nosso trabalho para o público que estiver presente em nosso show”, disse Diego.

DANY E DIEGO

Lançando seu quarto CD e o primeiro DVD da carreira, a dupla paulista de Santa Bárbara d’Oeste, Dany e Diego já é sucesso em todo Brasil com músicas como “Cabulosa”, “Tempo ao tempo”, “Aqui só tem filé”, “Hora extra” e “Chuva fina”.  A dupla contou com a produção musical do DVD “ao vivo” do maestro Pinocchio.

Com a agenda repleta de shows e participações em programas de televisão, os irmãos Dany e Diego são considerados uma das duplas mais carismáticas da atualidade. Com 14 anos de carreira, as músicas do novo álbum da dupla são uma mistura de sertanejo universitário, música raiz e balanço. Uma combinação perfeita de sucesso!

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Dany e Diego, acesse o site www.danyediego.com.br.

Fonte: Divulgação

CABREÚVA | Programação especial e concurso cultural no Turismo da cidade


Para curtir as férias com as crianças e também garantir a diversão e o descanso dos pais, o Hotel Cabreúva Resort preparou atividades especiais para as férias de janeiro. Novas atrações integrarão as opções disponíveis no resort, o qual dispõe de uma programação com inúmeras atividades de esporte e lazer, das 9h às 23h, tanto para as crianças como para os adultos.
Uma das novidades é o “Caboré no Ritmo das Águas”, um espetáculo ao ar livre, com a mascote, a coruja Caboré, em animação 3D, contando histórias de sua família, em meio às águas dançantes, efeitos de laser e canções exclusivas do resort.

Outra atividade em destaque nas férias são os esportes de ação e aventura futebol freestyle, le parkour, skate, patins e BMX. Nas oficinas acompanhadas por monitores especializados, os hóspedes terão a oportunidade de utilizar os equipamentos e aprender manobras básicas ou radicais, conforme o nível de dificuldade que possam atingir. Além das oficinas haverá show de demonstração com profissionais de tais modalidades.

O resort oferece ainda promoções para o período, como os 25% de desconto para pagamento total na reserva e a cortesia para casal de 02 crianças até 12 anos (acomodadas na mesma suíte dos pais). E lançando mão de sua página do Facebook, que atualmente conta com mais de cinco mil seguidores, promove um concurso cultural, no qual os que se hospedam durante as Férias de janeiro 2012 podem ganhar duas diárias de presente. “Quem curte janeiro no Cabreúva, curte em dobro!” foi lançado em 13 de dezembro de 2011 e será encerrado em 9 de fevereiro de 2012, com anúncio do vencedor em 16 de fevereiro de 2012.

“O concurso está nas redes sociais, para participar, basta curtir a página do Hotel Cabreúva Resort no Facebook (www.facebook.com/cabreuvaresort) e publicar no mural uma foto da estada conosco nas férias, junto com uma frase. A foto deve ter como cenário a “Casa da Colina” ou a “Campina da Pedra” e é necessário também informar o titular da reserva e o período da hospedagem. O regulamento completo está disponível em nosso site www.hotelcabreuva.com.br.”, explica Priscila.

Sobre o Hotel Cabreúva Resort

O resort está localizado em Cabreúva, cidade do interior de São Paulo, a 78 quilômetros da capital, onde há ótima qualidade de ar e de vida, e oferece uma vista exuberante de área verde, já que fica em meio à Serra do Japi. São 54 suítes nas categorias Master, Luxo e Standard, as quais dispõem de TV a cabo LCD 32 polegadas, ar condicionado, frigobar, acesso gratuito à internet banda larga via cabo de rede ou sem fio, linha telefônica personalizada, com correio de voz e despertador automático, cofre individual, secador de cabelos e aquecimento central.

Toda a programação de férias pode ser conferida em
http://www.hotelcabreuva.com.br/pacotes-e-promocoes/ferias/janeiro/

Hotel Cabreúva Resort
Central de Reservas 24 horas: (0xx11) 4528-8500
R. São Judas Tadeu, 26 - Cabreúva - São Paulo - SP
http://www.hotelcabreuva.com.br

Fonte: Divulgação

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SOROCABA | Oficinas de férias no Território Jovem Ipiranga


Jovens com idade entre 15 e 29 anos têm uma opção a mais nestas férias escolares: participar de oficinas gratuitas de dança, violão, Parkour e de esportes oferecidas pelo Território Jovem do Jardim Ipiranga, unidade mantida pela Secretaria da Juventude de Sorocaba (Sejuv).

Há vagas para as seguintes oficinas: Axé, com aulas às quartas e sextas-feiras, às 16h; Hip-hop, às 18h nas quintas-feiras e Violão nas terças-feiras, às 15h30 e nas quintas, às 13h30. Nos esportes e artes marciais são oferecidas oficinas de Boxe às quartas, às 19h30 e sábados, às 10h30; Kung-Fu com aulas aos sábados, às 13h; Karatê às sextas, 17h30; Basquete nas noites de terças e quintas, a partir das 19h e Parkour, às segundas-feiras, 16h e aos sábados, cedinho, às 8h30.

O Território jovem ainda oferece oficina de Mangá nas segundas, às 14h e de Grafite, quintas-feiras, às 18h. Já a oficina de Futsal acontece diariamente, de segunda à sexta-feira, às 19h. Os interessados devem se inscrever no dia e horário da oficina desejada, no próprio Território Jovem, que fica à Avenida Elias Maluf, 1.080, Jardim Ipiranga. É necessário apresentar um documento de identidade. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3221-3081 ou 3228-6880.

Sesc Verão
Entre os dias 1º e 4 de fevereiro, das 14h às 20h, graças a uma parceria da Sejuv com o Sesc Sorocaba, o Território Jovem Ipiranga sediará atividades e jogos do evento Sesc Verão. Pessoas de todas as idades poderão participar. Na programação estão incluídas atividades como esporte virtual, jogos de mesa - tênis de mesa, futebol de mesa e jogos de tabuleiro; arco e flecha, bike, patins e skate, além de atletismo. Também serão realizados eventos direcionados à terceira idade e vivências corporais.

Fonte: Divulgação

TAUBATÉ | Poupatempo comemora dois anos com música e arte

Exposição, coreografia de balé e apresentações musicais acontecem nesta quarta, 11; posto já fez mais de 764 mil atendimentos.

O Poupatempo programou uma série de atividades culturais gratuitas para a população nesta quarta-feira, 11, para comemorar os dois anos de serviço em Taubaté. Na abertura, às 9h, já será possível visitar a exposição com seis quadros da artista plástica e funcionária do Posto, Claudia Jost, que aborda paisagens e figuras humanas em óleo sobre tela. A mostra pode ser vista até sábado, 14 de janeiro, durante todo o horário de funcionamento da Unidade.

Ainda no dia 11, ao meio-dia, começa a coreografia de balé com um trecho da peça "O quebra-nozes" interpretado pelo funcionário João Carlos Soares e mais quatro integrantes. O grupo conta também com a bailarina Ana Luisa Toffuli, formada pela Royal Academy of Dance.

Por fim, às 16h, será realizada uma apresentação musical com a finalista do programa "Ídolos 2011", Hellen Caroline, e o cantor Rafinha Acústico, com um repertório eclético, que vai da MPB ao pop, passando pelo rock, reggae e sertanejo.

O Poupatempo Taubaté fica na Av. Bandeirantes, 808, no Jd. Maria Augusta, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado que, desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, já prestou mais de 304 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 30 unidades de atendimento instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Fonte: Governo de SP

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

VINHEDO | Hopi Hari traz novas atrações para as férias


O Hopi Hari traz novas atrações para os visitantes de todas as idades nestas férias de Verão, quando o parque localizado em Vinhedo (SP) funciona das 10h às 19h. A temporada segue até 11 de março. A principal novidade está na área chamada Infantasia, dedicada às crianças, tematizada com os personagens Looney Tunes, incluindo Pernalonga, Patolino, Taz, Piu-piu e Frajola. São oito novas atrações, como o Konfront – baseado na história do marciano Marvin – e o Trakitanas, que terá como tema a eterna perseguição de Coiote a Papa-Léguas.

Outra grande atração será encontrada em Mistieri, região do Simulakron e da Vurang: o Tiranossauro-Rex Brutamontis, sucesso nas Férias Mágicas 2011, retorna ao parque e fará aparições cinco vezes ao dia, de hora em hora, das 14h às 18h. O dinossauro possui tecnologia avançada que permite movimentos perfeitos de garras, boca, olhos e patas, criando um impressionante ambiente de realidade.

A área total do parque é de 760 mil metros quadrados. Espaço que contempla cinco regiões temáticas – Kaminda Mundi, Wild West, Infantasia, Mistieri e Aribabiba – cada uma com grande importância na história deste divertido país, onde estão distribuídas mais de 50 atrações. Todas as regiões contam com sanitários, bebedouros, fraldários, telefones e pontos de alimentação. O estacionamento tem capacidade para 5 mil veículos.

O parque possui ainda espetáculos musicais e peças teatrais para crianças, jovens e adultos. Para quem gosta de adrenalina, atrações como a Montezum, a quinta maior montanha-russa de madeira do mundo, e a La Tour Eiffel, que despenca de uma altura de 69 metros, são imperdíveis.

Serviço
Férias de Verão – Hopi Hari
Quando: 26 de dezembro a 11 de março, das 10h às 19h (consulte as datas de abertura em www.hopihari.com.br)
Onde: Rodovia dos Bandeirantes, km 72 – Vinhedo – São Paulo.
Preço: R$ 69,00 (antecipado) e R$ 79,00 (bilheteria)
Onde comprar passaporte antecipado: Telemarketing  0300 789 5566, no site www.hopihari.com.br ou nos representantes autorizados em todo o Brasil.
Gratuidade: Crianças até 1 metro (acima de 1 metro pagam valor integral) e adultos com mais de 65 anos.
Estacionamento: R$ 30,00 (carros e vans) e R$ 25,00 (motos – incluindo serviço para guardar capacetes).
Transporte: O parque sugere serviço de transporte que parte de diversos pontos da Capital e da Grande São Paulo, de Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Baixada Santista e Curitiba. Consulte o site (www.hopihari.com.br) para obter informações sobre pontos de partida, horários e valores.
Pacotes: Há pacotes especiais que incluem hospedagem, transporte (aéreo ou rodoviário) e passaportes Hopi Hari que partem de todos os estados do Brasil. Informações: turismo@hopihari.com.br

Fonte: Divulgação

SÃO LUIZ DO PARAITINGA | Festival para as melhores marchinhas


Falta pouco para uma das festas mais esperadas pelos brasileiros: o Carnaval! São Luiz do Paraitinga, localizada no interior do Estado de São Paulo, já começa a ensaiar as suas tradicionais marchinhas. Entre os dias 20, 21 e 28 de janeiro a cidade realizará o 27º Festival de Marchinhas, com 20 composições classificadas.

O evento é a oportunidade de revelar novos talentos e valorizar compositores que preservam a vertente musical que ao longo dos anos tem disputado espaço com o samba e o axé. As 10 composições finalistas terão suas músicas gravadas ao vivo e colocadas em formato de MP3 no site da Prefeitura Municipal para download.

As eliminatórias serão realizadas nos dias 20 e 21 de janeiro, com apresentação de 10 músicas por dia, interpretadas  pelos compositores ou pela banda de apoio, contratada pelo município. A grande final acontece no dia 28 de janeiro e o primeiro colocado receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00 e troféu. Já o segundo lugar levará R$ 1.500,00 e troféu, enquanto o terceiro lugar será premiado com R$ 800,00 e troféu. Os participantes concorrem ainda ao Prêmio “Dodô/Quadô” do Júri Popular que concede R$500,00 e troféu e o Melhor Intérprete receberá R$ 300,00 e troféu.

O festival é apenas uma prévia da programação de Carnaval que neste ano tem como tema “Carnaval Amora em Flor: Semeie amores, cores e fitas e colherás flores de chita”. Em 2012 a festa vai homenagear as fantasias de carnaval e os artistas luizenses que incentivaram e continuam recriando os adornos que desfilam pelas ruas de São Luiz do Paraitinga.

Mais informações no site http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br


Fonte: Divulgação